Resolução Sobre a Ação de Março e Sobre o Partido Comunista Unificado da Alemanha

III Internacional Comunista

Junho de 1921


Primeira Edição: .....

Fonte: Edições 4º Congresso do Partido Comunista Revolucionário (PCR) Brasil 2008.

Transcrição: Rafael Freire

HTML: Fernando A. S. Araújo


O 3º Congresso Mundial constata com satisfação que as resoluções mais importantes, e particularmente a parte da resolução sobre tática referente à ação de março, ardentemente discutida, foram adotadas por unanimidade e que mesmo os representantes da oposição alemã, em sua resolução sobre a ação de março, se colocaram de fato sobre um terreno idêntico aquele do Congresso.

O Congresso viu isso como uma prova de que um trabalho coerente e uma colaboração íntima sobre a base das decisões do 3º Congresso são não apenas desejadas, mas também possíveis no interior do Partido Comunista Unificado da Alemanha. O Congresso estima que toda divisão das forças no seio do Partido Comunista unificado da Alemanha, toda formação de frações, sem falar de cisão, constitui o maior perigo para o conjunto do movimento.

O Congresso espera da Direção Central e da maioria do Partido Comunista Unificado da Alemanha uma atitude tolerante para coma antiga oposição, apelando para que ela aplique lealmente as decisões tomadas pelo 3º Congresso; este está persuadido de que a Direção Central fará todo o possível para reunir todas as forças do Partido.

O Congresso pede à antiga oposição que dissolva imediatamente toda organização de fração, subordine absoluta e completamente sua fração parlamentar à Direção Central, subordine inteiramente a imprensa às organizações respectivas do Partido, cesse imediatamente qualquer colaboração (em revistas etc.) com Paul Levi, excluído do Partido e da Internacional Comunista.

O Congresso encarrega o Executivo de seguir atentamente o desenvolvimento ulterior do movimento alemão e tomar imediatamente as medidas mais enérgicas no caso da menor infração à disciplina.


logo
Inclusão 10/08/2011