VII Congresso Extraordinário
(Intervenções, Saudações, Documentos)

Partido Comunista Português


SAUDAÇÕES ENVIADAS AO CONGRESSO
TEXTO DAS SAUDAÇÕES ENVIADAS AO CONGRESSO


DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA

capa

Ao Comité Central do Partido Comunista Português Ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

O Comité Central do Partido Comunista da União Soviética saúda calorosa e fraternalmente os delegados ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português e, na sua pessoa, todos os comunistas e simpatizantes portugueses, os representantes de todas as forças democráticas do País, e deseja-lhes êxitos nos trabalhos do Congresso. O vosso Congresso, reunido pela primeira vez legalmente na capital portuguesa, depois de cerca de meio século de domínio do regime fascista, ocupa um lugar especial na vida do vosso Partido. A sua realização foi possível graças à longa e abnegada luta travada pelos comunistas portugueses, pelos trabalhadores, por todos os autênticos patriotas, pela liberdade, pela democracia, contra o fascismo e a reacção. Nem os anos de dura clandestinidade, nem as torturas requintadas dos fascistas e as prisões, nem a vida no exílio dos melhores filhos de Portugal — nada conseguiu abalar a certeza dos comunistas na vitória dos ideais da democracia e da liberdade em terra portuguesa. A corajosa luta dos comunistas portugueses contra a ditadura fascista granjeou-lhes o profundo respeito dos trabalhadores, de todos os democratas de Portugal, e assegurou o alto prestígio do Partido Comunista Português na vida política do País. No período decorrido depois de 25 de Abril, quando foi derrubado o regime fascista, foram realizadas importantes medidas para a democratização da vida política do país e para a melhoria da situação económica das massas trabalhadoras, foi posto fim às guerras coloniais em África e foi iniciado o processo de descolonização na base do reconhecimento do direito dos povos da Guiné-Bissau, de Moçambique e de Angola à independência. A liquidação do regime fascista em Portugal e a realização de transformações democráticas no país tem um significado internacional. O novo Portugal realiza uma política de amplos contactos políticos, económicos, culturais e outros, mutuamente vantajosos, com todos os países do Mundo, independentemente do seu regime sócio-económico. O estabelecimento, por Portugal, de relações diplomáticas com a União Soviética e com outros países socialistas foi uma grande conquista de toda a opinião pública democrática portuguesa e, em primeiro lugar, dos comunistas portugueses.

A edificação da nova vida em Portugal choca-se com a resistência directa e oculta das forças da reacção interna e externa, que não hesitam perante nenhum meio para a recuperação das posições perdidas. Tal como sempre aconteceu no passado, os comunistas portugueses e todos os democratas do vosso país podem contar firmemente com a solidariedade dos comunistas soviéticos, de todo o povo soviético, na sua luta por um futuro luminoso para Portugal.

O Comité Central do Partido Comunista da União Soviética deseja ao Partido Comunista Português irmão e a todos os seus aliados e forças progressistas novos êxitos na extirpação definitiva do fascismo, na manutenção e no fortalecimento da aliança combativa das massas populares, na unidade de acção de todos os Partidos e do Movimento das Forças Armadas, e que levem até ao fim o processo de descolonização iniciado.

Viva o Partido Comunista Português irmão — vanguarda combativa da classe operária e de todos os trabalhadores!
Viva a amizade inabalável entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética!
Viva a amizade entre os povos português e soviético!

a) Comité Central do Partido Comunista da União Soviética

DO PARTIDO COMUNISTA FRANCÊS

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

É com grande alegria que enviamos as nossas saudações calorosas e fraternais aos delegados a esse Congresso, o primeiro Congresso legal depois de mais de 40 anos, a todos os comunistas, aos trabalhadores e aos intelectuais portugueses.

Em conjunto com a classe operária e com a maior parte do nosso povo, alegrámo-nos com a vitória do 25 de Abril conseguida pelas forças populares aliadas às Forças Armadas. Seguimos hoje com vivo interesse a vossa luta para tomar esta aliança indestrutível a fim de consolidar e de aprofundar as conquistas democráticas, de realizar novos passos no processo histórico de descolonização e de frustrar as provocações e os complots da reacção. O vosso Congresso será certamente uma ajuda para a mobilização do vosso povo para estes objectivos. Contribuirá para o aperfeiçoamento da actividade do vosso Partido, cujo papel é determinante. O fortalecimento e o desenvolvimento da influência do vosso Partido são, com efeito, uma garantia de sucesso para todos os democratas e patriotas portugueses.

Os vossos sucessos associam-se aos obtidos no último período, sobretudo na Europa capitalista, pela acção dos trabalhadores e dos povos. A luta contra o sistema de dominação do grande capital, cuja crise se agravou consideravelmente, toma nova amplitude marcada pela união das forças trabalhadoras e democráticas. É nesta situação que o nosso Partido apela para a realização da união do povo francês pela democracia, o progresso social e a independência nacional.

Queridos camaradas:

No espírito do internacionalismo proletário, considerámos como tarefa de primeiro plano a organização da solidariedade activa dos democratas franceses às lutas corajosas do vosso povo, durante a longa noite fascista.

No mesmo espírito, esforçámo-nos pela luta conjunta dos trabalhadores franceses e das centenas de milhares de trabalhadores emigrados, face aos mesmos adversários.

No decurso das lutas comuns, os laços que unem os nossos dois partidos estreitam-se. Estai seguros da nossa vontade de os estreitar ainda mais.

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Francês

DO PARTIDO COMUNISTA ITALIANO

Queridos camaradas:

Os comunistas italianos seguem com vivo interesse o desenvolvimento da situação do vosso país e a acção e o empenho com que o vosso Partido contribui, juntamente com as forças democráticas e populares e o Movimento das Forças Armadas, para defender as liberdades conquistadas, contra as tentativas da reacção para instaurar uma nova ditadura. Desejamos que o vosso Congresso Extraordinário, que se realiza poucos meses depois do derrubamento da ditadura fascista, represente uma nova e importante etapa na luta e na acção unitária do vosso partido para a consolidação da democracia, para o desenvolvimento económico, social e cívico de Portugal, para completar o processo de descolonização. Ao mesmo tempo que renovamos a nossa solidariedade para com a vossa luta, em nome do Comité Central do Partido Comunista Italiano, enviamos ao vosso Congresso Extraordinário e por vosso intermédio a todos os militantes do Partido Comunista Português as mais fraternais e afectuosas saudações do Comité Central do Partido Comunista Italiano

DO PARTIDO SOCIALISTA UNIFICADO DA ALEMANHA

Ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português

Estimados camaradas:

O Comité Central do Partido Socialista Unificado da Alemanha transmite ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português as suas saudações fraternais.

Dirigimos a nossa saudação de solidariedade à vanguarda revolucionária da classe operária portuguesa, que luta consequentemente pelos interesses vitais do povo trabalhador, por um Portugal democrático, pacífico e progressivo.

O vosso Congresso realiza-se num período em que a firme luta dos comunistas e de outros democratas portugueses levou à libertação do jugo fascista e, portanto, a importantes mudanças progressivas, que são passos no caminho de um Portugal democrático e florescente.

Os membros do Partido Socialista Unificado da Alemanha e o povo da República Democrática Alemã encontram-se fraternalmente unidos na firme solidariedade ao Partido Comunista Português e a todos os portugueses progressivos, que lutam pela liquidação total do fascismo e pela construção de um regime antifascista e democrático. O Partido Socialista Unificado da Alemanha deseja que o Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português decorra com êxito.

Estamos convencidos de que contribuirá para o contínuo fortalecimento das fileiras do vosso Partido e da ampla aliança popular.

Com saudações socialistas,
E. Honecker
1.° Secretário

DO PARTIDO COMUNISTA BÚLGARO

Queridos camaradas:

O Comité Central do Partido Comunista Búlgaro transmite ao vosso Partido e a todos os comunistas portugueses &3 suas saudações fraternais e militantes e os seus votos de um trabalho favorável e frutuoso no Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português. Estamos convictos de que a discussão e a aprovação das modificações do Programa e dos Estatutos do Partido Comunista Português (que serão o reflexo das grandes mudanças na vida do povo português depois da queda da longa ditadura fascista) trarão novos sucessos ao vosso nobre trabalho para a consolidação da democracia e assegurarão um futuro melhor ao povo português.

Queridos camaradas portugueses: o Comité Central do Partido Comunista Búlgaro exprime, mais uma vez, a sua convicção de que as tradicionais e fraternais relações entre os nossos dois Partidos se desenvolverão, na nova situação, e se consolidarão sem cessar, sob a bandeira do marxismo e do internacionalismo proletário, no interesse dos nossos grandes ideais comunistas.

Comité Central do Partido Comunista Búlgaro

DO PARTIDO COMUNISTA DA CHECOSLOVÁQUIA

Queridos camaradas:

Em nome dos comunistas checoslovacos, dirigimos ao vosso Congresso calorosas e fraternais saudações e desejamos pleno sucesso no vosso trabalho. O nosso Partido segue, com sentimentos de plena e fraterna solidariedade, a luta difícil mas firme dos comunistas portugueses contra os ataques da reacção, pelo desenvolvimento democrático do país e pela realização das justas reivindicações e dos direitos dos trabalhadores. Temos em alto apreço as firmes posições internacionalistas que valeram ao vosso Partido a estima de todo o movimento comunista e operário internacional. Desejamo-vos muito sucesso nos vossos esforços pela unidade das forças anti-imperialistas, democráticas e progressistas e novos êxitos na concretização das conclusões do Congresso.

Comité Central do Partido Comunista da Checoslováquia

DO PARTIDO DO TRABALHO DA COREIA

Ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português

O Comité Central do Partido do Trabalho da Coreia saúda calorosamente o Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português e envia, por seu intermédio, fraternais saudações a todos os membros do vosso Partido e aos trabalhadores de Portugal.

Estamos certos de que o Congresso Extraordinário do vosso Partido, face à nova situação revolucionária hoje criada em Portugal, traçará uma justa linha de orientação para a luta do vosso Partido, contribuindo consideravelmente para o consequente desenvolvimento das transformações revolucionárias no vosso País e para a ampliação e fortalecimento das fileiras do Partido.

Aproveitando a ocasião, exprimimos o nosso completo apoio e a firme solidariedade à justa luta do Partido, que visa consolidar a firme aliança entre as massas populares e o Movimento das Forças Armadas em Portugal, fazer fracassar toda e qualquer tentativa das forças reaccionárias internas, acelerar o processo de democratização do País e liquidar definitivamente o colonialismo.

Estamos convencidos de que as magníficas relações de amizade existentes entre os nossos dois Partidos se fortalecerão e ampliarão ainda mais no futuro na luta comum pelo triunfo da grande causa do marxismo-leninismo, na base do internacionalismo proletário. De todo o coração fazemos votos por grandes êxitos nos trabalhos do vosso Congresso.

Comité Central do
Partido do Trabalho da Coreia

DO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA

Por ocasião da realização do Congresso Extraordinário do vosso Partido enviamos-lhes, em nome dos comunistas cubanos e do nosso povo, e, por vosso intermédio, aos vossos militantes e ao povo português, as nossas mais fraternais saudações. Aproveitamos esta oportunidade para expressar a nossa admiração pela luta abnegada e tenaz levada a cabo pelo Partido Comunista Português durante longos anos de ditadura fascista, na qual perderam a vida muitos dos vossos militantes e dirigentes e outros tiveram que suportar a prisão e torturas. Hoje, vemos com júbilo as sucessivas vitórias alcançadas desde o 25 de Abril na luta

contra as forças retrógradas defensoras do regime tirânico anterior, pela transformação democrática de Portugal e para levar a bom termo o processo de descolonização, luta em que os comunistas portugueses desempenharam um papel de primeiro plano, em aliança com as demais forças progressistas e democráticas. Reiteramos-lhes a nossa solidariedade revolucionária fazendo votos pelo êxito do Congresso e pelo fortalecimento crescente da amizade entre os nossos dois povos e partidos.

O Comité Central do
Partido Comunista de Cuba

DO PARTIDO OPERÁRIO SOCIALISTA HÚNGARO

Prezados camaradas:

Em nome do Comité Central do Partido Operário Socialista Húngaro, bem como em nome dos comunistas húngaros, enviamos as nossas calorosas e fraternais saudações ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, aos delegados do Congresso e a todos os comunistas portugueses. Os comunistas húngaros manifestam um profundo respeito pela luta incansável e heróica que o Partido irmão português travou durante longos decénios contra a ditadura fascista e o sistema colonial. O Povo húngaro, que está construindo o socialismo, juntamente com as forças progressistas do mundo acompanha com viva atenção e simpatia a luta que os comunistas portugueses, vanguarda marxista-leninista da classe operária, estão travando para derrotar os ataques das forças reaccionárias, para consolidar o processo democrático e para unir as forças progressistas do País. Saudamos os seus objectivos, cuja realização serve os interesses do povo trabalhador de Portugal, a valorização dos seus direitos, o progresso social do Pais e uma contribuição à luta internacional das forças progressistas do mundo, contra a exploração imperialista e pela libertação dos trabalhadores. Sentimos uma grande satisfação em verificar que os nossos partidos estão lutando de mãos dadas pela consolidação da unidade das fileiras do movimento operário e comunista internacional. Esperamos que a cooperação e a amizade fraternal dos nossos partidos se fortaleça ainda mais no futuro, em prol das relações entre os nossos países e povos, da luta anti-imperialista, da paz e da causa do socialismo. Desejamos queridos camaradas, que o vosso Congresso desenvolva um trabalho proveitoso e desejamos também que o vosso Partido, através da concretização das resoluções que surgirão deste Congresso, atinja novos êxitos na luta pela democracia e pela prosperidade do vosso país. Na vossa luta poderão sempre contar com a solidariedade sincera e fraternal e com o apoio proletário e internacional dos comunistas húngaros.

Com saudações militantes,
O Comité Central do
Partido Operário Socialista Húngaro

DO PARTIDO POPULAR REVOLUCIONÁRIO DA MONGÓLIA

Ao VII Congresso do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

O Comité Central do Partido Popular Revolucionário da Mongólia envia aos delegados do VII Congresso do Partido Comunista Português e por seu intermédio a todos os comunistas de Portugal a sua fraterna saudação.

O vosso glorioso Partido Comunista chega ao seu Congresso com uma vitória histórica das forças democráticas que significa a queda do regime fascista e a criação do Governo Provisório, em que participam representantes dos Partidos Comunistas e Socialistas e outras organizações progressivas e democráticas, da classe operária e do povo trabalhador de Portugal. Essa vitória foi possível graças a luta tenaz que ao longo de muitos anos levaram a cabo a classe operária, outras camadas dos trabalhadores de Portugal e a sua vanguarda, o Partido Comunista Português, e também outras forças progressivas e democráticas do vosso país contra a sanguinária ditadura fascista, contra a guerra colonial, por um Portugal livre e democrático, pela concessão da independência aos povos oprimidos.

Congratulamo-nos sinceramente com este triunfo histórico e também com os grandes êxitos obtidos recentemente para frustrar as pérfidas intrigas e conspirações das forças da reacção e de direita. Os comunistas e trabalhadores da Mongólia socialista admiram, com um sentimento de solidariedade internacionalista, a vossa luta crescente contra as manobras da reacção interna e externa, consolidação dos êxitos obtidos, pelo aprofundamento do processo de democratização da vida social e pela descolonização.

Temos em alto apreço a contribuição do Partido Comunista Português e do seu Comité Central, encabeçado pelo camarada Álvaro Cunhal, na luta pelo fortalecimento da unidade do Movimento Comunista Internacional, na base dos princípios firmes do marxismo-leninismo e do internacionalismo proletário.

Sinceramente desejamo-vos, queridos camaradas, um frutuoso trabalho no vosso Congresso e ainda maiores êxitos ao irmão Partido Comunista Português, pelo triunfo da nossa causa comum — a causa da paz, da democracia e do socialismo.

Com saudações comunistas,
O Comité Central do
Partido Popular Revolucionário da Mongólia

DO PARTIDO OPERÁRIO UNIFICADO POLACO

Ao VII Congresso do Partido Comunista Português

Em nome do Comité Central do Partido Operário Unificado Polaco e de todos os comunistas e trabalhadores da Polónia socialista dirigimo-vos, camaradas delegados, as nossas melhores saudações por ocasião do VII Congresso do vosso Partido, convocado na legalidade pela primeira vez passados quase 50 anos. O facto de realizarem o presente Congresso em terra portuguesa tornou-se possível graças à longa e difícil luta que travaram em conjunto com as massas trabalhadoras e todas as forças progressistas, contra a ditadura fascista, pela liberdade e a democracia. Desejamos salientar a grande importância dos passos já dados na revolução democrática e nacional que está a realizar-se em Portugal, em especial no domínio da democratização da vida política no pais e na melhoria das condições de vida das massas trabalhadoras.

Ao mesmo tempo, temos plena consciência da importância das tarefas que ainda estão à vossa frente, abordadas pelo vosso Congresso e ligadas à consolidação do processo da democratização, à descolonização, à solução de difíceis problemas económicos e à necessidade de dar respostas às intentonas da reacção.

Estamos satisfeitos com as mudanças ocorrida no vosso país, que acabaram com o isolamento de Portugal dos países socialistas e facilitaram o desenvolvimento de amplos contactos e larga cooperação na esfera política, económica e cultural com todos os países, independentemente dos seus sistemas sócio-económicos. Os debates do vosso Congresso e a linha de acção dos comunistas portugueses nele aprovada terão grande importância internacional.

De todo o coração lhes desejamos novos sucessos na obra iniciada a 25 de Abril do ano presente.

Estejam seguros, camaradas, da nossa solidariedade e do nosso apoio à luta que estão travando para o bem da classe operária e de todo o povo português.

O Comité Central do
Partido Operário Unificado Polaco

DO PARTIDO COMUNISTA ROMENO

Ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

O Comité Central do Partido Comunista Romeno dirige a todos vós, participantes no Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, a todos os comunistas, à classe operária portuguesa, a todas as forças progressivas e democráticas do vosso país, uma calorosa saudação fraternal e uma mensagem de amizade e solidariedade militante por parte do Partido Comunista Romeno, de todo o nosso povo.

Os trabalhos do vosso Congresso realizam-se quando na vida dos povos se verificam profundas mudanças económicas, sociais e políticas, em resultado da afirmação cada vez maior, no plano nacional e internacional, das forças da paz, do socialismo, da democracia e do progresso, que se pronunciam cada vez mais decididamente pela continuação e consolidação do curso positivo actual para a distensão e cooperação, pela instauração de uma nova ordem política e económica internacional, assente na igualdade de direitos, na equidade e no entendimento entre os povos, por um mundo de paz, justiça social e colaboração internacional. Os comunistas, todo o povo romeno, seguem com vivo interesse e com um sentimento de profunda simpatia e solidariedade internacionalista a luta dos comunistas, das amplas massas populares, do Movimento das Forças Armadas de Portugal, pela continuação e consolidação da unidade de acção das forças democráticas e progressistas com o Movimento das Forças Armadas, face às manobras da reacção, pela liquidação definitiva da política colonialista, pelo desenvolvimento independente do País, rumo à democracia, ao progresso social, à prosperidade e à paz.

Conhecemos bem e apreciamos o papel particularmente importante desempenhado pelos comunistas portugueses na criação da unidade das forças operárias, democráticas e patrióticas no decorrer dos acontecimentos históricos verificados no vosso país, na obra de criação das bases de um regime novo, democrático, em Portugal.

Reafirmando a nossa satisfação pelas relações de amizade e colaboração fraternal estabelecidas entre o Partido Comunista Romeno e o Partido Comunista Português, expressamos ao mesmo tempo a nossa convicção de que estas relações continuarão a desenvolver-se, em prol da amizade e colaboração entre os nossos partidos e povos, da causa da unidade do Movimento Comunista e Operário Internacional, de todas as forças democráticas, progressistas e anti-imperialistas.

Garantimo-vos, mais uma vez, a plena solidariedade do Partido Comunista Romeno, de todo o povo romeno, para com a luta das forças democráticas, patrióticas e progressistas de Portugal, pela realização das legítimas aspirações de paz, progresso e bem-estar do povo português, pelo desenvolvimento democrático independente e progressista do País. Desejamo-vos, queridos camaradas, pleno êxito na realização dos trabalhos do vosso Congresso Extraordinário e na concretização das decisões que serão adoptadas.

O Comité Central do Partido Comunista Romeno

DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DO VIETNAME

Em nome do Partido dos Trabalhadores do Vietname, da classe operária, do povo vietnamita, dirigimos, por intermédio do Congresso, as mais calorosas saudações aos comunistas, à classe operária portuguesa.

O Partido Comunista Português conduziu durante mais de meio século uma luta corajosa e firme, cheia de dureza e de sacrifícios, levantando constantemente bem alto a bandeira de combate contra o fascismo e o colonialismo, contra o enfeudamento de Portugal aos imperialistas estrangeiros. Nestes últimos tempos o vosso Partido deu uma contribuição à luta pelo derrubamento da ditadura fascista de Caetano, à luta pela democratização de Portugal, contra as tentativas de restauração do fascismo, contribuindo assim, de uma forma activa, para a luta comum pela paz, pela independência nacional, pela democracia e pelo socialismo na Europa e no mundo.

O Partido dos Trabalhadores do Vietname e o povo vietnamita apoiam indefectível e firmemente o vosso nobre trabalho revolucionário e congratulam-se pelas gloriosas vitórias alcançadas pelo Partido Comunista e pelas forças democráticas e progressistas portuguesas. Desejam sinceramente ao povo português novas e cada vez maiores vitórias na luta contra as forças reaccionárias, pela realização dos objectivos da democracia, da independência e do progresso social em Portugal.

Aproveitamos esta ocasião para agradecer sinceramente ao Partido Comunista e às forças progressistas portuguesas o seu caloroso apoio ao povo vietnamita, na guerra de resistência patriótica contra a agressão americana, como na luta actual para exigir dos Estados Unidos e da Administração de Saigão o cumprimento escrupuloso dos acordos de Paris sobre o Vietname.

Que a amizade entre os nossos dois Partidos, entre as classes operárias e os povos do Vietname e de Portugal se afirme e se desenvolva cada vez mais.

Que o vosso Congresso seja coroado de sucessos.

O Comité Central do
Partido dos Trabalhadores do Vietname

DO PARTIDO COMUNISTA SUL-AFRICANO

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

O Comité Central do Partido Comunista Sul-Africano saúda o vosso Congresso Extraordinário e deseja os maiores êxitos nos esforços para o desenvolvimento das conquistas históricas alcançadas desde os acontecimentos de Abril. Em união com todas as forças progressistas celebramos este glorioso acontecimento depois de 50 anos de corajosa resistência revolucionária na clandestinidade.

Regozijamo-nos, queridos camaradas, de que se possam reunir num Congresso legal como vanguarda das massas trabalhadoras e como Partido cuja contribuição decisiva para a destruição do fascismo de Caetano é mundialmente reconhecida. Realizando-se num momento em que os inimigos de um Portugal livre manobram para voltar ao passado, não duvidamos de que o Congresso contribuirá para o fortalecimento do Partido e para a mobilização das massas contra os inimigos declarados da marcha para a democracia e o socialismo. As rápidas mudanças democráticas que se tornaram possíveis nas ex-colónias portuguesas representam uma vitória dos movimentos de libertação e do povo português. O vosso Partido, fiel às suas tradições de internacionalismo e de anti-imperialismo, contribuiu em larga medida para a vitória. Vitória também para o povo explorado e oprimido da África do Sul, cuja luta de libertação ganhará imensamente com a independência de Angola e Moçambique e a destruição da aliança indesejável entre Caetano e Vorster.

Viva o Partido Comunista Português!
Viva a luta contra o imperialismo e pela completa libertação nacional e social!

Dadoo — Presidente do Partido Comunista Sul-Africano

DO PARTIDO COMUNISTA ALEMÃO

Ao Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

É com a maior simpatia que seguimos a luta das forças progressistas e democráticas em Portugal, sobretudo do Partido Comunista Português, para a vitória completa e definitiva sobre o fascismo e para pôr termo ao colonialismo.

Temos o maior prazer em vos felicitar pelo esmagamento da tentativa reaccionária do fim do mês de Setembro.

DO PARTIDO COMUNISTA DA ARGENTINA

Por ocasião do Congresso Extraordinário do vosso Partido, expressamos ao Comité Central, aos delegados e militantes do Partido Comunista Português a total solidariedade dos comunistas argentinos.

O vosso Congresso tem um imenso significado nacional e internacional. O povo argentino segue atentamente a luta de transcendente significado do povo irmão português que venceu a ditadura fascista e combate para salvaguardar a- sua grandiosa conquista, para construir em Portugal uma democracia avançada. O heróico Partido Comunista Português, temperado em prolongadas lutas contra a ditadura, desempenha um grande papel nos acontecimentos do seu País. A sua política em favor da mais ampla unidade

das forças democráticas, civis e militares, sobre a qual repousará a nova democracia, é uma política de princípios.

Desejamos pleno êxito nas resoluções do Congresso e na nobre luta em que estais empenhados.

Arnedo Alvarez

DO PARTIDO COMUNISTA DA AUSTRÁLIA

Comunistas australianos saúdam entusiasticamente o vosso Congresso. Desejam máximo sucesso na vossa luta.

Os acontecimentos em Portugal inspiram enormemente a classe trabalhadora australiana e o movimento democrático.

Pelo Comité Nacional do
Partido Comunista da Austrália
Aarons

DO PARTIDO COMUNISTA DA BÉLGICA

Secretário-Geral do Partido Comunista Português

Saudamos calorosamente o vosso primeiro Congresso legal, vitória democrática de alcance internacional. Desejamos sucesso na união das forças progressivas do vosso país. Estamos solidários com a vossa causa, que é a do povo português e a de todos os povos da Europa.

Pelo Comité Nacional do Partido Comunista da Bélgica
Jan Blume
Membro do Departamento Político

DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

Ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

Em nome do Comité Central do Partido Comunista Brasileiro, enviamos ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português a saudação fraternal e calorosa dos comunistas brasileiros. Desejamos que os trabalhos do vosso Congresso — o primeiro realizado depois do derrubamento da ditadura fascista — alcancem o maior sucesso possível.

Como comunistas e antifascistas, acompanhamos a luta tenaz e lúcida que vem sendo conduzida pelo P.C.P., ao lado de outras forças e correntes democráticas, para consolidar e fazer avançar a grande vitória obtida pelo povo português em 25 de Abril deste ano.

A maneira firme e serena que tem caracterizado a orientação do P.C.P., ajudando a desbaratar as tramas e conspiratas da contra-revolução, preparadas e organizadas pela reacção interna e externa, com o apoio ostensivo dos grandes grupos monopolistas nacionais e estrangeiros, enchem-nos de esperança sobre os êxitos futuros da vossa luta, seja no esforço visando a extirpação das raízes económicas, políticas e sociais do fascismo, seja na batalha travada com o objectivo de liquidar, definitivamente, o regime de opressão colonial que pesava sobre os povos e nações do ultramar. Os combates da hora presente estão lançando, e disso estamos seguros, as bases do Portugal democrático, livre, independente e progressista de amanhã. Estão criando, por outro lado, para os trabalhadores portugueses, as premissas necessárias à conquista de um regime social avançado para a sua Pátria.

Queridos camaradas:

São duros e difíceis os dias que hoje atravessamos no Brasil. Uma ditadura militar-fascista, a serviço do grande capital monopolista nacional e estrangeiro, directamente subordinada ao imperialismo norte-americano, mantém a nossa Pátria sob um regime de terror policial e de cruel repressão contra o povo. Por isso, os vossos actuais êxitos, derrotando um regime semelhante ao imperante no Brasil,

mostram a fragilidade histórica das ditaduras reaccionárias e estimulam o espírito de resistência do nosso povo, dando-lhe novo alento na sua árdua, difícil e prolongada luta antifascista. Estamos convencidos de que a resistência que opomos ao fascismo continuará contando com a simpatia e a solidariedade activa dos comunistas e de todos os democratas portugueses. Da nossa parte, queridos camaradas, estejam seguros que não pouparemos esforços para despertar, na opinião pública brasileira, o mais decidido apoio ao vosso esforço com o fim de consolidar a vitória do 25 de Abril e de fazer avançar o processo democrático e revolucionário então iniciado.

A vossa luta é a nossa luta. A solidariedade revolucionária entre os trabalhadores dos nossos dois países tornará ainda mais sólidos os laços históricos e culturais que sempre uniram o povo português e o povo brasileiro numa firme amizade fraternal.

Para a frente, camaradas do P.C.P.!
Viva o Partido Comunista Português!
Viva a solidariedade internacional da classe operária!

Outubro de 1974.
Luís Carlos Prestes

DO PARTIDO COMUNISTA DO CANADA

Saudações para o vosso Congresso Especial, que estamos certos marcará outra etapa na união de todos os verdadeiros patriotas e forças democráticas, na revolução para completar o processo de democratização de todos os aspectos da vida portuguesa. Estai seguros da nossa solidariedade e apoio.

Saudações fraternais.
Comité Central do Partido Comunista do Canadá
W. Kashtan
Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA DO CHILE

Ao Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

Por motivo da realização do vosso Congresso Extraordinário, convocado para o dia 20 do presente mês de Outubro, recebam a saudação fraternal e militante do C. C. do P. C. do Chile.

O vosso Congresso Extraordinário tem lugar seis meses após o movimento histórico do 25 de Abril de 1974, quando o Movimento das Forças Armadas, o povo português, as forças democráticas e em especial a classe operária, com a sua vanguarda, o Partido Comunista Português, derrubaram a brutal ditadura fascista que durante tantos anos oprimiu a vossa nação e manteve a vergonhosa dominação colonial em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Este acontecimento não só constitui uma vitória do povo português e dos povos africanos que lutavam contra a dominação colonial portuguesa, mas também se insere entre os grandes golpes que o imperialismo e a reacção mundial sofreram ultimamente.

Nesta vitória tem especial relevo o papel desempenhado pelo Partido Comunista Português, o partido mais odiado e perseguido pelos fascistas portugueses e o mais firme defensor dos autênticos interesses dos trabalhadores e das mais amplas camadas do povo, lutador incansável contra o fascismo, o colonialismo e o imperialismo, pela democracia, a paz e o socialismo.

Como se assinala nos vossos documentos, a reacção internacional e os fascistas portugueses não ficaram tranquilos com a derrota. Pelo contrário, procuram dificultar, por todos os meios, o curso dos acontecimentos no vosso país. A mão da C. I. A. e do imperialismo financia e organiza a subversão e as tentativas contra-revolucionárias. Mas mais uma vez sofreram novos fracassos nos seus planos. Foi particularmente duro para eles a derrota da grande conspiração reaccionária de fins de Setembro e os novos passos que se dão consolidando o processo de democratização e descolonização.

A C.I.A. e a reacção interna procuram aplicar em Portugal o mesmo plano piloto de provocações, crimes, sabotagem, caos económico, guerra psicológica e terrorismo que aplicaram no Chile. O próprio Presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, o secretário de Estado, Henri Kissinger, e o director-geral da C. I. A., William Colby, reconheceram o plano e o financiamento para derrubar o governo legítimo, democrático e constitucional do Presidente Allende.

Vemos que o povo e o Movimento Democrático Português têm em conta estas duras experiências para evitar a sua repetição no vosso país.

O povo chileno e o nosso Partido seguem com profunda atenção e simpatia os acontecimentos de Portugal. A própria Junta fascista que usurpou o poder no Chile, que liquidou a democracia e cometeu tantos crimes, não pôde ocultar a sua preocupação pelo derrubamento do fascismo em Portugal e pela influência que os acontecimentos na vossa Pátria tiveram no nosso país. A dura experiência da luta do vosso Partido constitui para nós uma fonte riquíssima de estudo e de experiência. Especial significado tem para o nosso povo o vasto e generoso movimento de solidariedade ao Chile, que se desenvolve em todos os sectores progressistas do povo português e no coração do qual se encontra a actividade incansável e internacionalista do P.C.P. Jamais esqueceremos estas expressões de apoio à nossa luta, que são parte do grande e amplo movimento mundial de solidariedade ao Chile, onde participam unidos os mais amplos sectores políticos. Este movimento solidário tem um pilar fundamental nos Partidos Comunistas irmãos. Estende-se à grande maioria dos Partidos Socialistas e Social-Democratas, de Centro, às forças católicas e religiosas de distintos matizes. Engloba a classe operária, as organizações mundiais, as organizações de jovens e de estudantes, intelectuais, abarca amplas camadas médias. Mobiliza altas personalidades políticas e religiosas, chefes de Estado, constituindo um dos mais amplos movimentos solidários da história.

Unem-se sob o denominador comum da luta pelos direitos humanos, pela independência nacional, pela liberdade, pela democracia e pela paz.

Um baluarte decisivo desta grande solidariedade com a nossa Pátria é a posição firme e consequente da U. R. S. S. e doutros países socialistas que romperam as relações com a Junta.

O povo chileno corresponde à solidariedade internacional intensificando a sua luta contra a ditadura e impulsionando a constituição de uma grande Frente antifascista. Neste momento o nosso povo pede que se intensifique ainda mais a campanha mundial pela libertação do Secretário-Geral do nosso Partido, o camarada Luis Corvalan, do dirigente socialista Clodomiro Almeyda, do Presidente do Partido Radical, Anselmo Sule, do dirigente do Mapu O. C. Fernando Flores, do dirigente da Esquerda católica Pedro Felipe Ramirez e de outros presos políticos no Chile.

Camaradas portugueses: os vossos êxitos contra o fascismo são uma ajuda e um estímulo poderoso para o nosso próprio combate. Conhecemos o papel destacado que desempenhou e continua a desempenhar o vosso Partido na nova situação criada em Portugal.

Permiti que, das duras condições de clandestinidade, vos expressemos toda a solidariedade dos comunistas e do povo chileno para com a vossa luta, convencidos de que alcançareis novos êxitos, consolidando as grandes conquistas democráticas já alcançadas e eliminando para sempre o fascismo da vossa Pátria.

O Comité Central do Partido Comunista do Chile

DO PARTIDO COMUNISTA DA COLÔMBIA

Em nome do Comité Central do Partido Comunista da Colômbia, saudamos calorosamente o Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, que contribuirá para consolidar o novo curso histórico até à democracia efectiva, com justiça social, para impulsionar as forças populares aliadas com as forças militares que defendem a dignidade e o futuro do glorioso país lusitano.

Gilberto Vieira Secretário-Geral
(representante na Câmara)

DO COMITÉ CENTRAL DO PARTIDO CONGOLÊS DO TRABALHO

Por ocasião da realização do Congresso Extraordinário do vosso Partido dirigimo-vos os nossos votos de pleno êxito e os nossos sentimentos de amizade e de camaradagem. Sentimo-nos felizes por saber que o Congresso se realiza em Portugal e oficialmente. Para um Partido que viveu numa longa clandestinidade, a realização do Congresso Extraordinário constitui uma grande vitória para o vosso Partido e para as forças democráticas em Portugal e no mundo.

O nosso Partido segue com muito interesse e apoia o vosso trabalho, no seio do vosso povo e com ele, para vencer o fascismo e os monopólios internacionais. Os sucessos acumulados contra o inimigo, durante longos anos de sacrifícios, permitem hoje em Portugal enfraquecer vastos sectores do imperialismo.

Em ligação com os movimentos de libertação e as forças progressistas do mundo, foi possível derrubar o fascismo em Portugal, iniciar o processo de descolonização e a luta pela edificação de um Portugal moderno e democrático. O vosso Congresso realiza-se num momento em que o fascismo e a reacção interna, em ligação com os monopólios internacionais, tentam retomar o poder em Portugal, ao mesmo tempo que tentam sabotar, através de manobras dilatórias, a descolonização em Angola, em Moçambique, em Guiné-Bissau.

Regozijamo-nos com a grande vitória que o vosso Partido e as forças democráticas de Portugal acabam de alcançar sobre o general Spínola e sobre todos os que contavam, através dele, conseguir a tomada do poder em Portugal e impedir a descolonização em África.

Estamos ao vosso lado na luta pela democratização de Portugal e pela descolonização. Temos consciência de que, libertando-se das colónias, Portugal se liberta, e por esta razão a luta do povo português se encontra intimamente ligada à dos povos das colónias. A vossa linha política de união do povo português em torno do Programa das Forças Armadas mostrou a sua justeza. Estamos certos de que o vosso Partido encontrará no seio do povo português e no plano internacional um apoio cada vez maior.

DO PARTIDO DA VANGUARDA POPULAR DA COSTA RICA

Saudamos cordialmente Congresso Extraordinário e todos heróicos comunistas. Desejamos novas e frutuosas vitórias na luta pela defesa da democracia e socialismo.

Manuel Mora Valverde
Secretário-Geral
do Partido da Vanguarda Popular

DO PARTIDO COMUNISTA DA DINAMARCA

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

Pedimo-vos para transmitir a seguinte mensagem ao vosso Congresso Extraordinário:

Enviamos as nossas mais calorosas e fraternais saudações ao vosso Congresso Extraordinário. Felicitamo-vos pela histórica libertação do vosso país da ditadura fascista e colonialista. A vitória do vosso povo despertou também um enorme entusiasmo no nosso povo.

Manifestamos a nossa plena e permanente solidariedade para com a vossa firme luta pelo reforço da unidade popular e para a consolidação e desenvolvimento da democracia.

Enviamos as nossas saudações ao vosso heróico Partido que, através de tantos anos de sofrimento, deu uma nova prova da invencibilidade do marxismo-leninismo.

Viva o internacionalismo proletário!

O Comité Central do
Partido Comunista da Dinamarca

DO PARTIDO COMUNISTA DA ESPANHA

Com grande pesar, não nos foi possível enviar, até ao dia 20, uma mensagem ao Congresso para exprimirmos a nossa total solidariedade e para saudarmos, emocionados, a vitória histórica e de transcendente significado do povo português, que conseguiu pôr fim à odiosa ditadura fascista que o oprimia, assim como para saudarmos a luta e os êxitos do vosso Partido para consolidar essa vitória, para desenvolver e assegurar as liberdades conquistadas e para construir um Portugal livre, democrático e independente.

O nosso Partido e o nosso povo seguem com muita atenção e entusiasmo os acontecimentos no vosso país, que se repercutem favoravelmente no combate contra a ditadura fascista de Franco. Por isso, esperamos com vivo interesse os documentos fundamentais relativos aos trabalhos do vosso Congresso.

Com os nossos melhores sentimentos de amizade e de solidariedade, recebei as nossas fraternais saudações comunistas.

DO PARTIDO COMUNISTA DOS ESTADOS UNIDOS

Partido Comunista Português

Afectuosas e fraternais felicitações pelo sucesso do Congresso Extraordinário, que recebeu aqui publicidade favorável. Os melhores cumprimentos e saudações ao Camarada Cunhal e a todos os Camaradas e povo português na luta pelas novas tarefas adoptadas pelo Congresso.

Comité Central do Partido Comunista dos Estados Unidos
Henry Winston — Presidente nacional
Gus Hall — Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA DA FINLÂNDIA

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

Queridos Camaradas:

O Partido Comunista da Finlândia dirige as suas calorosas saudações ao Congresso Extraordinário do Partido irmão português, cuja importância é enorme na nova situarão política portuguesa.

E com um grande interesse que temos seguido o desenvolvimento da situação no vosso país. A passagem do vosso Partido do período de clandestinidade à actividade legal, nas novas condições, demonstra claramente a força e a capacidade do vosso Partido para resolver as mais difíceis tarefas. O apoio dado pelas massas populares ao vosso Partido e às suas palavras de ordem é a prova de que, mesmo nos anos das piores perseguições e terror, os trabalhadores reconheciam no Partido Comunista o defensor dos seus interesses e dos seus direitos. A grande firmeza com a qual a frente democrática no vosso País liquidou as tentativas das forças reaccionárias para retomar o poder suscitou alegria entre os trabalhadores do nosso país.

Desejamos ao vosso Congresso e ao trabalho do vosso Partido os melhores sucessos na edificação de uma larga frente popular com vistas à liquidação dos restos do regime fascista, pelo alargamento da democracia, pelo progresso social e pela paz.

Pelo Comité Central do Partido Comunista da Finlândia
Arvo Aalto
Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA DA GRÃ-BRETANHA

Comité Central do Partido Comunista Português

Queridos Camaradas:

O Partido Comunista da Grã-Bretanha envia afectuosas e fraternais saudações aos delegados ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, a todos os comunistas portugueses, aos trabalhadores patriotas e democratas e aos membros do Movimento das Forças Armadas.

O vosso Partido recebeu justamente os aplausos de todas as forças progressistas pelos seus 50 anos de luta heróica contra o fascismo português. Em 25 de Abril, depois da queda do regime de Caetano, o Partido Comunista Português continuou na vanguarda do povo português e tem sido um modelo de responsabilidade, disciplina, sagacidade política e militância que tem inspirado todos os antifascistas e democratas. Ajudando a conduzir o povo português para a queda do fascismo, a abertura das portas das prisões e a introdução dos direitos democráticos, o vosso Partido foi um exemplo para todos os partidos que ainda sofrem sob a tirania, na Espanha, no Chile, no Vietname do Sul e noutros países.

O vosso firme apoio aos movimentos de libertação de Guiné-Bissau, Moçambique e Angola contribuiu enormemente para a vitória da luta de libertação nacional desses países, e aproximou o dia em que o governo de minoria branca e a repressão acabarão no Zimbabwe, Namíbia e África do Sul.

O vosso Partido apelou justamente para o povo português no sentido de permanecer vigilante, de reconhecer que o inimigo não está ainda eliminado e de estar preparado para repelir qualquer tentativa por parte da reacção para restaurar as suas posições. O vosso Partido seguiu constantemente uma política de unidade com todas as forças democráticas e continuamente insistiu na necessidade vital de manter a unidade do movimento democrático com o Movimento das Forças Armadas.

As vitórias alcançadas pelo povo português desde o 25 de Abril, e as subsequentes derrotas sofridas pela reacção nas duas crises governamentais, testemunham o crescimento da força, coesão e consolidação das forças democráticas de Portugal.

Pela sua luta, o povo português, dirigido pelo Partido Comunista, deu uma importante contribuição para a mudança da correlação de forças na Europa e aproximou o dia em que todos nos poderemos alegrar, pela primeira vez em cinquenta anos, com uma Europa sem um único governo fascista.

O povo inglês aclamou as vitórias alcançadas nos últimos seis meses pelo povo português. Empenhamo-nos na continuação da organização do apoio e solidariedade à vossa grande luta.

Saudações fraternais
John Gollan
Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA DA GRÉCIA

Saudações do Partido Comunista Grego.

Ao II Congresso legal do vosso heróico Partido desejamos todo o sucesso. Como nos anos difíceis da ditadura, o vosso Partido permanece hoje na vanguarda das lutas da classe trabalhadora e de todos os democratas. As decisões do Congresso e a generalização da vossa experiência na consolidação do poder das forças patrióticas e democráticas, pela democracia e o socialismo, constituirá uma importante contribuição para o Movimento Comunista Internacional. O nosso Partido, nas novas condições da Grécia, inspirou-se no brilhante exemplo dos comunistas portugueses.

Vivam os princípios do marxismo-leninismo e do internacionalismo proletário!

Pelo Comité Central do Partido Comunista da Grécia
Charilaos Florakis
1.° Secretário

DO PARTIDO COMUNISTA DE GUADALUPE

Queridos Camaradas:

Por ocasião do Congresso Extraordinário, enviamo-vos calorosas e fraternais saudações. Temos em alto apreço o papel determinante da classe trabalhadora portuguesa e a acção consequente do vosso Partido na nova situação política. Desejamos vivos sucessos na vossa actividade interna e externa pelo reforço da democracia e total descolonização.

Comité Central do
Partido Comunista de Guadalupe

DO PARTIDO COMUNISTA DA ÍNDIA

Camarada Álvaro Cunhal Secretário-Geral do Partido Comunista Português

Querido Camarada Cunhal:

O nosso partido deseja enviar-lhe as nossas mais sinceras saudações e expressar a nossa grande alegria pelas grandes realizações do vosso Partido nos últimos tempos.

O papel decisivo do Partido Comunista Português no derrubamento do regime fascista de Lisboa, na união de todas as forças democráticas com o Movimento das Forças Armadas para transformações sociais radicais e na efectivação da libertação nacional das colónias portuguesas em África, foi uma enorme fonte de inspiração para o nosso Partido e para todas as forças progressistas do nosso país.

Temos seguido com grande interesse os trabalhos do Congresso Extraordinário do vosso Partido, recentemente realizado, e não temos dúvida de que este Congresso terá um enorme papel no impedimento resoluto das conspirações permanentes das forças reaccionárias e no prosseguimento da instauração de uma total democracia no vosso país.

Transmita, por favor, as mais sinceras saudações do nosso Partido à Direcção do vosso Partido e a todos os comunistas portugueses.

Com saudações fraternais,
C. Rajeswara Rao
Secretário-Geral Conselho Nacional
Partido Comunista da Índia

DO PARTIDO TUDHE DO IRÃO

Por ocasião do Congresso Extraordinário do vosso glorioso Partido, o Comité Central do Partido Tudeh do Irão envia-vos os seus melhores votos de pleno sucesso e felicita-vos calorosamente pelo papel extremamente importante que o vosso Partido tem, na vanguarda do povo trabalhador de Portugal e em estreita aliança com outras forças democráticas, na luta para fazer frente aos planos imperialistas e reaccionários. Estamos certos de que as decisões do vosso Congresso reforçarão ainda mais as bases do regime democrático em Portugal, estreitando os laços entre todas as forças populares, antifascistas e progressistas.

Recebei calorosas saudações fraternais do nosso partido.
Pelo Comité Central
Eskandary

DO PARTIDO COMUNISTA DO IRAQUE

Queridos Camaradas:

Em nome do Partido Comunista do Iraque, dos seus amigos e de todo o povo trabalhador do país, enviamos para o vosso Congresso, que tem lugar em condições extremamente importantes, as nossas cordiais saudações e os nossos mais sinceros votos de camaradas.

O vosso Congresso tem o maior significado no panorama europeu e internacional, especialmente depois das mudanças e vitórias que as massas operárias, todas as forças progressistas, os democratas e antifascistas no exército e fora deste, todo o povo português, obtiveram e em que o vosso glorioso Partido teve um papel relevante, conduzindo ao afastamento do odiado regime fascista.

Empolgados com a luta gloriosa que o vosso Partido, em conjunto com as forças democráticas, levou a cabo, lembramos com viva admiração como foram grandes os sacrifícios que o vosso Partido passou. Assim, não queremos deixar de aproveitar esta ocasião para homenagear todos os vossos heróis e mártires que caíram no campo de batalha combatendo o negro fascismo.

É bem conhecido que o vosso Partido, hoje, está a braços com uma luta difícil e delicada para manter as vitórias conquistadas pelo vosso povo após o derrube do regime fascista.

Levados pela nossa experiência, nós, os comunistas do Iraque, podemos apreciar a grandeza das tarefas que vos esperam neste preciso momento, e apreciamos com o mais vivo interesse a correcta política levada a cabo pelo vosso Partido, aspirando à consolidação da aliança entre as forças democráticas e o Movimento democrático das Forças Armadas; incentivando as massas à vigilância, mobilizando-as para fazer recuar todas as conspirações levantadas pelas forças reaccionárias internas e internacionais, pelas forças da direita remanescentes do odioso fascismo.

Expressando a sua posição internacionalista, o vosso Partido defendeu, no espírito dos princípios do Leninismo, o direito das colónias portuguesas à autodeterminação e à independência.

O vosso Partido foi capaz, em conjunto com outras forças democráticas e patrióticas, de traçar as soluções convenientes e de chegar a acordo para a proclamação da independência dos povos da Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, pondo fim às notórias relações colonialistas.

O vosso Partido tem vindo a desempenhar um papel decisivo no movimento comunista e operário internacional, reforçando a sua unidade na base do Marxismo-Leninismo e do internacionalismo proletário, estreitando as relações com partidos irmãos, especialmente com o P. C. U. S. Todas estas tomadas de posição no panorama nacional e internacional permitem ao vosso Partido ocupar uma posição proeminente no Movimento Comunista Internacional.

Queridos Camaradas:

Como sabeis, tem tido lugar no Iraque uma importante evolução, especialmente depois do estabelecimento da Frente Progressiva Patriótica Nacional entre o nosso Partido e o Partido Socialista Baas. A maioria das acções das companhias monopolistas de petróleo foram nacionalizadas. A lei concedendo a autonomia ao Curdistão Iraquiano foi promulgada e iniciou-se o trabalho de eliminação das manifestações reaccionárias.

Toda esta evolução chocou-se com os interesses do imperialismo no nosso país e da reacção nacional. Assim, uma campanha de difamação, sabotagem, conspiração e pressão tem sido lançada contra o Iraque, para travar o avanço das forças progressivas no nosso país. Isto reflecte-se nas provocações do Irão nas fronteiras do Iraque e na parte activa desempenhada pelos elementos feudais e de direita no Curdistão. Esta campanha tem em vista travar o avanço das forças progressistas, evitar que estas se fortaleçam, mesmo destruí-las. Damos o melhor dos nossos esforços com um elevado sentido de responsabilidades, para reforçar a coesão entre as forças progressistas no nosso país, especialmente entre o nosso Partido e o Partido Socialista Baas, para solucionar o problema do Curdistão em bases democráticas, para fortalecer os laços de solidariedade com as forças revolucionárias do mundo, antes de tudo com a União Soviética, amiga sincera do nosso povo.

A terminar, camaradas, desejamos ao vosso Congresso um enorme sucesso na consolidação das grandes vitórias do povo português, assegurando o prosseguimento do desenvolvimento democrático do vosso país e mobilizando as massas e as forças democráticas para desmascarar as conspirações contra-revolucionárias.

Glória ao Partido Comunista Português!
Viva a aliança das forças democráticas e populares com o Movimento das Forças Armadas!
Vitória para o Povo Português!

Comité Central
do Partido Comunista do Iraque

DO PARTIDO COMUNISTA DA IRLANDA

Ao Partido Comunista Português

Saudações e felicitações para o vosso Congresso.

Partido Comunista da Irlanda

DO PARTIDO COMUNISTA DE ISRAEL

Ao Partido Comunista Português

Saudações fraternais ao VII Congresso do Partido Comunista Português, desejando grande sucesso no combate histórico por um Portugal democrático e progressista, que une os trabalhadores e as massas populares sob a bandeira do anticolonialismo, da paz e do progresso social.

Viva o marxismo-leninismo e o internacionalismo proletário.

Comité Central
do Partido Comunista de Israel
Meir Vilner
Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA JAPONÊS

Queridos camaradas:

Congratulando-se de todo o coração com a luta do povo português, que saiu do jugo da ditadura fascista e inicia um novo caminho para a liberdade democrática, o Comité Central do Partido Comunista Japonês dirige as suas saudações de solidariedade militante a todos os comunistas portugueses que, nas severas condições de clandestinidade, conduziram uma luta perseverante pelo restabelecimento da democracia, pelo progresso social, pelo fim da guerra colonial e pela independência total dos povos coloniais. Na nova situação em Portugal esperamos que o vosso Congresso constitua um grande sucesso para fazer avançar ainda mais a luta do povo português pela eliminação total do fascismo, pelo desenvolvimento independente e democrático e pela libertação total dos povos coloniais. Fazemos votos para que a solidariedade, baseada no internacionalismo proletário, se desenvolva ainda mais entre os nossos dois Partidos e os nossos dois povos, na luta internacional comum contra a política de guerra e de agressão das forças da reacção internacional, dirigidas pelo imperialismo americano.

Comité Central
do Partido Comunista Japonês

DO PARTIDO COMUNISTA JORDANO

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

É um grande prazer para o Comité Central do Partido Comunista Jordano enviar-vos e ao Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português afectuosas e fraternais saudações do povo progressivo e democrático da Jordânia, desejando ao Congresso todo o sucesso na sua missão revolucionária.

Não temos dúvidas de que este Congresso representa um marco importante na gloriosa história do vosso Partido e do vosso povo. Não só porque é o primeiro Congresso público e legal, depois de cerca de meio século de feroz perseguição, não só porque terá lugar depois da queda do regime fascista, mas também devido às suas tarefas excepcionais.

É bem conhecido que as forças reaccionárias derrotadas mantêm a esperança de restaurar o seu «Paraíso perdido», apropriando-se mais uma vez dos frutos da difícil batalha travada pelo povo português durante dezenas de anos. Também não há dúvida de que boa parte da responsabilidade pela salvaguarda das importantes conquistas do povo português recai sobre os ombros do vosso Partido, ao qual coube um papel decisivo na queda do notório regime fascista. Estamos seguros de que o vosso Partido continuará, firmemente, esta tarefa.

Queridos camaradas:

O nosso Partido Comunista Jordano, que representa os interesses da classe trabalhadora dos povos palestiniano e jordano, não tem dúvidas de que o vosso Partido juntou uma nova e brilhante página à história do movimento comunista, pela sua lealdade absoluta aos princípios do internacionalismo e pela defesa corajosa do direito das colónias portuguesas à autodeterminação. O nosso Partido não tem duvidas de que o vosso Partido continuará a dar a sua solidariedade à justa luta do povo árabe pela libertação dos seus territórios ocupados e pela restauração dos legítimos direitos do nosso povo árabe da Palestina e pela condenação da violação contínua dos direitos humanos e da Carta das Nações Unidas pelos agressores de Israel.

Mais uma vez, permiti-nos saudar afectuosamente o vosso Congresso e desejar-lhe todo o sucesso.

Pelo Comité Central do Partido Comunista
Jordano Naim Ashhab

DO PARTIDO COMUNISTA LIBANÊS

O Comité Central do Partido Comunista Libanês saúda calorosamente a vitória histórica alcançada pela classe operária e as forças democráticas portuguesas sobre o fascismo e a reacção. O nosso Partido, consciente de exprimir a opinião de todas as forças patrióticas e progressistas do Líbano, que aplaudiram desde os primeiros dias as profundas mudanças revolucionárias operadas e o grande papel que desempenhou e continua a desempenhar o valoroso Partido Comunista irmão de Portugal para consolidar o regime democrático, envia as suas fraternais saudações aos delegados do vosso Congresso Extraordinário, a todos os comunistas e democratas de Portugal e pessoalmente ao secretário-geral do Partido, o caro camarada Álvaro Cunhal, e exprime-vos os melhores votos de sucesso na vossa difícil e complexa luta para o desenvolvimento radioso de Portugal pela via da Democracia, do Progresso e do Socialismo.

Pelo Comité Central
Nicolas Chaoui
Secretário-Geral

DO PARTIDO COMUNISTA DO LUXEMBURGO

Queridos camaradas:

Recebam as nossas calorosas saudações por ocasião do vosso Congresso Extraordinário. Conhecendo a grande importância das novas tarefas que incumbem ao vosso Partido na situação actual, desejamos um pleno sucesso aos vossos trabalhos. Estejam certos da nossa solidariedade fraternal no espírito do internacionalismo proletário que nos une.

Dominique Urbany
Presidente do Partido Comunista do Luxemburgo

DO PARTIDO DO PROGRESSO E DO SOCIALISMO (MARROCOS)

O Partido do Progresso e do Socialismo de Marrocos dirige-vos as suas mais calorosas e fraternais felicitações, por ocasião da realização do Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, convocado para discutir e fazer modificações no Programa e nos Estatutos do vosso Partido, na nova situação, caracterizada pela queda da ditadura fascista, pela participação do Partido Comunista Português no governo e pela desintegração do sistema colonial português.

Aproveitamos esta ocasião para saudar a valiosa contribuição do vosso glorioso Partido, graças aos seus sacrifícios incalculáveis, à luta incessante contra o fascismo, à sua coesão íntima com o povo trabalhador e oprimido que permitiu a queda de Caetano, o afastamento dos elementos de direita e a descolonização real dos países africanos ocupados por Portugal.

Estamos certos de que nas novas condições que conheceis o vosso Partido saberá, sob a direcção esclarecida do vosso Comité Central e do camarada Álvaro Cunhal, encontrar as melhores formas para defender as grandes vitórias já alcançadas e alcançar novos progressos.

Estas tarefas respondem evidentemente aos interesses fundamentais do povo trabalhador português. Mas terão igualmente grande repercussão internacional na medida em que a nova situação política em Portugal modifica profundamente a correlação de forças na Europa, em proveito das forças revolucionárias e progressistas e inaugura uma nova fase da libertação colonial em África.

O povo marroquino está directamente interessado por estes aspectos na luta que trava para libertar os seus últimos territórios ocupados pela Espanha franquista e reintegrá-los no seio da pátria marroquina. A recente história de Portugal confirma a fragilidade das ditaduras fascistas, o impacte da luta de libertação nacional e o peso da acção das forças operárias. Neste aspecto, a queda do fascismo e do colonialismo português constitui uma ajuda preciosa à nossa luta para restabelecer a nossa soberania nacional sobre o Rio do Oro, Saquiat Al Hamra, os portos de Sebta, Melilla e as ilhas Zaffarinas.

Exprimimo-vos o nosso reconhecimento pela vossa contribuição para o progresso histórico e asseguramo-vos a nossa plena solidariedade para com as vossas lutas, presentes e futuras.

DO PARTIDO COMUNISTA MEXICANO

VII Congresso do Partido Comunista Português

Felicitamos os delegados e todos os militantes do P.C.P., por ocasião do Congresso, e desejamos-lhes novos passos em frente na consolidação do processo democrático e na contribuição para a causa da paz e progresso social no mundo.

Partido Comunista Mexicano
Comité Central
Verdugo

DO PARTIDO COMUNISTA NORUEGUÊS

Por ocasião do vosso primeiro Congresso depois da vitória sobre o fascismo é com o maior prazer que vos enviamos as nossas melhores saudações.

Estamos convencidos de que as conclusões a que chegarem no vosso Congresso levarão à consolidação e ao desenvolvimento das bases do progresso do povo português.

Viva Portugal!
Viva o internacionalismo proletário!

Comité Central
do Partido Comunista Norueguês

DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DO SENEGAL

Ao Comité Central do Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

O Comité Central do Partido Africano da Independência do Senegal dirige ao Comité Central do Partido Comunista Português, ao Congresso Extraordinário do vosso Partido, os seus melhores votos de sucesso.

O nosso Partido aproveita esta ocasião excepcional para saudar todos os comunistas portugueses, as forças democráticas do vosso país, pelas grandes vitórias alcançadas depois da queda do mais antigo regime fascista da Europa, nas quais os comunistas portugueses e o seu heróico Partido tiveram um papel central.

Hoje, nos mais remotos pontos de todos os continentes, todos se apercebem da grande capacidade de organização, de iniciativa política e da dedicação ilimitada dos comunistas portugueses à causa do seu povo e da democracia. Não é por acaso que o imperialismo internacional e os seus aliados fascistas portugueses concentram toda a sua campanha contra o vosso Partido.

As grandes qualidades da vossa actividade política alegram-nos também a nós, comunistas senegaleses, cujo país sofreu de forma especial os bombardeamentos selvagens do fascismo e do colonialismo portugueses durante a longa guerra sem saída que mantiveram contra o povo da Guiné-Bissau e das ilhas de Cabo Verde, na fronteira sul do nosso país.

O vosso Partido teve um papel essencial no processo de autêntica descolonização conforme aos objectivos da luta das verdadeiras forças patrióticas das colónias portuguesas. Por isso vos felicitamos, queridos camaradas. Estamos persuadidos, como vós, que só uma política de independência total, com exclusão de qualquer ideia neocolonialista, pode permitir a Portugal manter relações de confiança com os Estados que mantinha colonizados.

O Partido Comunista Português merece a nossa confiança. A têmpera marxista-leninista do vosso Partido, o seu internacionalismo inquebrantável, os laços profundos que mantém com trabalhadores de todas as condições do vosso país, constituem garantias fundamentais para o sucesso das vossas actuais tarefas nacionais. De resto, o curso dos acontecimentos, antes e depois da queda do fascismo, prova a coerência inabalável da linha política do Partido Comunista Português como vanguarda do proletariado e de todas as camadas trabalhadoras de Portugal. Estamos convencidos de que a aliança das forças populares e do Movimento das Forças Armadas, tal como é preconizada e desenvolvida pelo vosso Comité Central, dirigido pelo camarada Cunhal, eminente dirigente do movimento comunista internacional, constitui a pedra angular do reforço do processo democrático inaugurado em Abril.

O nosso Partido, que luta em condições de severa clandestinidade, com base nas conclusões do seu II Congresso realizado em 1972, desenvolve grandes esforços para agrupar todas as forças democráticas e patrióticas em torno de uma alternativa nacional e democrática, para uma verdadeira independência nacional, para a democracia e o socialismo.

Estamos convencidos de que existem forças no Senegal para operar tal mudança e para pôr fim ao regime de Senghor, fundado pelo poder do imperialismo francês. Estamos tanto mais confiantes quanto a correlação de forças se modifica dia a dia em favor de um sistema socialista mundial, e que o imperialismo, a despeito dos seus combates encarniçados, perdeu definitivamente a iniciativa em favor das forças da democracia, da independência nacional, da paz e do socialismo.

Como no passado, estamos persuadidos de que continuaremos a beneficiar da solidariedade do Partido Comunista Português e dos sectores mais decisivos do movimento democrático português.

Desejamo-vos, mais uma vez, queridos camaradas, sucessos cada vez maiores para que a democracia viva em Portugal e para que o socialismo triunfe.

Viva o Partido Comunista Português!
Viva a unidade do mundo socialista, encabeçado pela União Soviética.
Viva a unidade do movimento comunista internacional na base do marxismo-leninismo!
Viva o internacionalismo proletário!

Dacar, 15 de Outubro de 1974.
O Comité Central
do Partido Africano para a Independência do Senegal

DO PARTIDO DE ESQUERDA —OS COMUNISTAS DA SUÉCIA

Ao Partido Comunista Português

Queridos camaradas:

Por ocasião do vosso Congresso Extraordinário, em 20 de Outubro, transmitimos as nossas afectuosas e fraternais saudações ao vosso Partido e a todos os comunistas e forças progressistas do vosso país.

Felicitamos o povo português pela vitória sobre a ditadura fascista e desejamos o vosso sucesso na difícil luta contra as forças reaccionárias, na luta pelo desenvolvimento democrático, pela paz, pelo progresso social e pelo socialismo.

Desejamos ao vosso importante Congresso magníficos êxitos na consolidação do Partido e na união de todas as forças progressivas e democráticas.

Com saudações socialistas
C. H. Hermansson
Partido de Esquerda
— Os Comunistas da Suécia

DO PARTIDO COMUNISTA DA TURQUIA

O Partido Comunista da Turquia e todos os comunistas turcos saúdam de todo o coração o Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português. Alegramo-nos muito com a vitória do povo português sobre o fascismo. Admiramos a luta heróica do Partido Comunista Português por um futuro feliz para o proletariado português. Desejamos aos comunistas de Portugal muitos êxitos na sua luta.

Viva a solidariedade entre os comunistas de Portugal e da Turquia!
Viva o leninismo!

Blien
Secretário-Geral
do Comité Central do P. C. da Turquia

DO PARTIDO COMUNISTA DA VENEZUELA

Recebam calorosas saudações por ocasião do importante Congresso, cujas decisões certamente contribuirão para a consolidação histórica das vitórias da classe operária e do povo portugueses, até à democracia, ao progresso social e à liquidação definitiva do fascismo e da infame opressão colonial.

Jesus Faria
Secretário-Geral
do Partido Comunista da Venezuela

DA FRENTE NACIONAL DE LIBERTAÇÃO DO VIETNAME DO SUL

Por ocasião do Congresso Extraordinário do Partido Comunista Português, em nome da população e da Frente Nacional de Libertação do Vietname do Sul, temos a honra de vos endereçar, e por vosso intermédio a todos os membros do Partido Comunista e ao Povo Português, a expressão da nossa amizade e da nossa solidariedade. Seguimos com uma profunda simpatia a luta travada pelo Partido Comunista, pela classe trabalhadora, pelas forças democráticas e pelo Povo Português, para levar a cabo o processo de democratização do vosso país, para pôr fim às guerras coloniais e acelerar o processo de descolonização das colónias portuguesas. Apreciamos altamente os sucessos obtidos recentemente pelo povo português, bem como a vossa activa contribuição para luta comum dos povos do mundo pela paz e independência nacional, pela democracia e progresso social. Em nome da população e da Frente Nacional de Libertação do Vietname do Sul nós reafirmamos o nosso pleno apoio à heróica luta que travam por um Portugal livre, democrático, independente e próspero e temos a convicção de que obterão vitórias ainda maiores. Aproveitamos esta ocasião para agradecer sinceramente o apoio do Partido Comunista e do Povo Português na justa luta que travamos por um Vietname do Sul pacífico, independente, neutro, democrático, próspero e encaminhando-se para a reunificação pacífica do país. Fazemos votos para que se consolide e desenvolva a amizade e a solidariedade entre a população do Vietname do Sul e o Povo Português. Formulamos os melhores votos de pleno sucesso do vosso Congresso.

Comité Central
da Frente Nacional de Libertação
do Vietname do Sul

DO PARTIDO SOCIALISTA DA AUSTRÁLIA

Ao Secretário-Geral do Partido Comunista Português

Transmita por favor ao Congresso extraordinário legal as saudações do Partido Socialista da Austrália. Deseja grande sucesso na reformulação da orientação do Partido, com grandes responsabilidades na condução do povo português. Viva a colossal derrota da direita pela acção do 28 de Setembro. Estamos certos que o movimento pela democracia e o socialismo se desenvolverá e alcançará grandes vitórias.

Peter Symon Secretário-Geral
do Partido Socialista da Austrália

DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINE E CABO VERDE

Do Conselho Superior de luta do P.A.I.G.C:

Lamentando ter recebido só hoje o anúncio do vosso Congresso Extraordinário, queremos, no entanto, endereçar-vos calorosas saudações exprimindo o nosso desejo sincero de sucesso absoluto nos trabalhos do vosso Congresso ao serviço do heróico povo trabalhador português. Estamos certos de que acabará por vencer todas as dificuldades e manobras da reacção e continuará na marcha irreversível para a Paz, o Progresso e a Felicidade. Aceitem a expressão dos nossos sentimentos de fraternal amizade.

DO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA

Por ocasião da realização do vosso Congresso, em nome dos militantes do M.P.L.A. e F.A.P.L.A., apresento calorosas saudações aos congressistas. O P.C.P. realiza o seu Congresso num momento histórico marcado pelo processo da democratização da sociedade portuguesa e pela descolonização nas colónias. Estamos convencidos de que as resoluções e trabalhos do Congresso trarão importante contribuição para a luta comum contra o colonialismo, reacção e imperialismo, pela democracia, independência, paz e progresso.

Saudações militantes
Agostinho Neto

DO MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE

O Movimento de Libertação de S. Tomé e Príncipe envia calorosas saudações, fazendo votos para que o Congresso Extraordinário do vosso Partido seja coroado de pleno êxito.

O representante em Lisboa G. Torres

DE MEMBROS DO CLUBE DE AMIZADE INTERNACIONAL DO PALÁCIO DE PIONEIROS DE MOSCOVO

Enviamos calorosas saudações aos delegados ao Congresso do P.C.P., a todos os camaradas e amigos. Desejamos ardentemente grandes êxitos na luta pela felicidade e liberdade do povo.

OUTRAS SAUDAÇÕES

Foram também recebidas saudações:


Inclusão: 20/05/2020