VII Congresso Extraordinário
(Intervenções, Saudações, Documentos)

Partido Comunista Português


APRESENTAÇÃO DO COMITÉ CENTRAL, DA COMISSÃO POLÍTICA E DO SECRETARIADO
OCTÁVIO PATO
(Membro do Comité Central do P.C.P.)


capa

Num Congresso normal, é igualmente normal eleger o C. C. Mas estamos a realizar um Congresso extraordinário, e, por isso, não Haverá eleição do C. C. Essa eleição far-se-á no congresso que se realizará em data que, estamos confiados, não será muito distante.

Pensa, entretanto, o C. C. que todo o Partido e todo o nosso povo deve desde já conhecer a actual composição do C. C., assim como a composição dos seus dois principais organismos, isto é, a Comissão Política e o Secretariado ao C. C.

Convêm esclarecer que a grande maioria dos actuais 36 membros do C. C. já a ele pertenciam no período anterior ao 25 de Abril.

Como se sabe, o C. C. é formado por membros efectivos e membros suplentes.

São membros efectivos do C. C. os seguintes camaradas:

São membros suplentes do C. C. os seguintes camaradas:

Fazem parte da Comissão Política do C. C. os seguintes camaradas:

Fazem parte do Secretariado do C. C. os seguintes camaradas :

Nos 23 membros efectivos do C. C., são operários e empregados 17 camaradas, isto é, 74 % do total dos membros.

No conjunto dos 36 membros efectivos e suplentes do C. C., existem 24 camaradas operários e empregados e 12 camaradas de origem intelectual.

Existem apenas 4 camaradas, membros suplentes do C. C., que não estiveram presos nas masmorras fascistas. No seu conjunto, a soma total de anos de prisão sofrida pelos membros do actual C. C. ultrapassa 300 anos de prisão! Mais exactamente: 308!

Contrariamente aos desejos, intrigas e boatos lançados por inimigos do Partido, é com imensa satisfação que podemos afirmar que a unidade de pensamento e de acção do C.C. do Partido é uma realidade e que essa unidade tem sido um dos principais factores para os sucessos até hoje alcançados pelo Partido.

Pensamos, camaradas, que o C. C. do nosso grande glorioso Partido goza da confiança de todos os seus membros, assim como goza da confiança da classe operária e do povo de Portugal.

Viva o Partido Comunista Português!


Inclusão: 20/05/2020