Viva o Poder Popular

Círculo Cultural de Setúbal

1976


Publicação: Círculo Cultural de Setúbal.

Autores: Cunha, Carmo, Graça, Zé António, Adolfo e Magalhães.

Fonte: Livro gentilmente emprestado por Carole Bonifas.

Transcrição e HTML: Graham Seaman.


Capa
Baixe o documento em pdf
INTRODUÇÃO

No actual contexto político, em que as forças reaccionárias ao serviço do capitalismo apátrida se preparam para aniquilar as arganizações dos trabalhadores, é necessário que os embriões de Poder Popular sejam capazes de dar uma resposta revolucionária.

A classe operária não tem outra alternativa: ou avança, ou a burguesia a esmagará.

As páginas que se seguem traduzem uma luta de trabalhadores; a luta pela sua organização por isso, pretendem ser: um testemunho, um alerta e uma denúncia.

Um testemunho, que sirva a organização dos trabalhadores, pois ao poder da burguesia contra o Povo, só se pode opôr o poder do Povo contra a burguesia.

Um alerta, que grite bem alto a todos os explorados e oprimidos para não mais se deixarem apanhar em surpresas, pois a libertação dos trabalhadores tem de ser obra dos próprios trabalhadores e não de figúras políticas ou de partidos que os instrumentalizam para depois os abandonar.

Uma denúncia, que repudie enèrgicamente a calúnia de meter no mesmo saco os fascistas e os camaradas que experimentaram a prisão no 25 de Novembro.

É por esta razão que nós lhes dedicamos estas páginas e o valor do trabalho que incorporam.

Reconhecemos, no entanto, quew as principais vítimas estão a ser os trabalhadores, os quais já sentem na sua própria carne o preco da “viragem”.

Um abraço amigo aos camaradas que estão presos ou são perseguidos, em consequência do golpe de direita do 25 de Novembro.

Aos que morreram saberemos recolher o seu exemplo e continuar o seu combate.



Inclusão: 04/05/2023