Resolução Política

Unidade Popular


3. A tradição de golpismo das classes dominantes


Modificar as estruturas basilares do estado e promover uma transformação profunda das Forças Armadas é um desafio urgente para pôr fim à tradição de golpismo do Brasil, senão, ademais dos golpes que instauraram o império de D. Pedro e a República, vejamos:

Em 25 de agosto de 1961, o recém-eleito presidente Jânio Quadros renunciou. O vice-presidente João Goulart, nacionalista e sensível às reivindicações populares, estava em viagem oficial à China. As classes dominantes, temerosas do avanço do movimento popular, pressionaram as Forças Armadas a darem um golpe para impedir a posse de Jango. As forças progressistas e os comunistas organizaram, então, a resistência.

O principal movimento, a Campanha da Legalidade, foi organizado no Rio Grande do Sul, comandado pelo governador Leonel Brizola (19222004) que distribuiu armas ao povo e convocou sargentos e soldados a se rebelarem contra seus comandantes convocando por programas de rádio o povo a lutar contra os golpistas e garantir a posse de João Goulart. Os golpistas recuaram e Jango assumiu a Presidência da República. Contudo, a conspiração continuou financiada pela grande burguesia nacional e pelos EUA.

O movimento operário e popular se desenvolveu em grande velocidade. Trabalhadores, estudantes, mulheres e mesmo os militares (soldados, cabos e sargentos) se mobilizaram e lutaram para mudar a injusta estrutura econômica, causa principal das péssimas condições de vida do povo.

Para atender às reivindicações populares o governo de João Goulart adotou várias medidas progressistas: limitação da remessa de lucros para o estrangeiro; encampação das refinarias privadas; controle do ingresso e saída de capitais estrangeiros; reforma bancária; desapropriação de terras valorizadas pelos investimentos públicos; garantia e ampliação dos direitos dos trabalhadores, como salário mínimo familiar; reforma agrária; reforma universitária, entre outras.

3.1. Golpe Militar Fascista de 1964 impede reformas

Para barrar essas mudanças em favor das camadas mais pobres da população e uma provável revolução popular, acontece o golpe militar de 1o de abril de 1964. Articuladas pelo grande capital estrangeiro e nacional e, principalmente, pelo imperialismo norte-americano, as Forças Armadas mais uma vez tomam o poder central para manter os privilégios das classes dominantes e o sistema capitalista no Brasil.

Como revelou o documentário O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares, o plano para derrubar o presidente João Goulart e levar o general Humberto de Alencar Castelo Branco ao poder contou com ativa participação do presidente dos EUA, John Kennedy, do agente da CIA, Lyndon Johnson, e do embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, além do exército norte-americano. Para proteger os golpistas os EUA enviaram um porta-aviões e mantiveram 5.000 militares em Pernambuco. Sindicatos operários e organizações camponesas foram às ruas para resistir ao golpe.

O PCB (principal partido da esquerda na época) devido à sua ilusão de classe, confiando no caráter democrático das Forças Armadas, orientou as massas a não resistirem. Mesmo assim houve resistência dos trabalhadores e do povo aos golpistas. Em diversas cidades brasileiras foram realizadas manifestações contra o golpe e clamando por armas para a defesa da legalidade.

3.2. A ditadura fascista e o falso milagre econômico

Para garantir esse perverso modelo econômico, comunistas e progressistas foram presos e perseguidos; entidades estudantis fechadas e universidades invadidas pela polícia; sindicatos sofreram intervenção; lideranças sindicais foram detidas e greves proibidas. A imprensa foi amordaçada: dezenas de jornalistas foram colocados na cadeia e as redações invadidas por policiais para censurar os jornais. Canções e peças teatrais eram censuradas todos os dias e atores e cantores, presos. Milhares de funcionários públicos foram exonerados dos seus cargos; 5 mil inquéritos foram abertos contra 40 mil pessoas e o Brasil rompeu relações diplomáticas com Cuba em função do caráter socialista da revolução cubana. Deputados tiveram seus mandatos cassados e o Congresso Nacional foi fechado. Decretos e leis — como o Ato Institucional no 5 e o Decreto-Lei 477 — eliminaram as poucas liberdades ainda existentes e colocaram o país debaixo de um regime de terror. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, a ditadura militar torturou fisicamente 20 mil pessoas, prendeu 50 mil, cassou 6.600 mil militares, assassinou mais de oito mil indígenas e centenas de estudantes, operários e camponeses.

Esse mesmo regime fascista foi implantado em outros países da América Latina visando a transformar o continente num quintal dos Estados Unidos. É fato que, desde o final dos anos 1960, oficiais das Forças Armadas sul-americanas mantinham cooperação pontual em vista da repressão a comunistas, nacionalistas e democratas. Na 11o Conferência dos Exércitos Americanos, realizada em Montevidéu em 1975, a Operação Condor foi formalizada. Com a Operação, a polícia política de um país podia atuar livremente nos outros países envolvidos prendendo, sequestrando e torturando pessoas.

3.3. O terror não impede a luta por liberdade

No final dos anos 1970 a classe operária organizou várias paralisações tornando letra morta a lei que proibia as greves e retomou importantes sindicatos. Os estudantes realizaram passeatas e entidades fechadas, como a UNE e a Ubes, foram reconstruídas. Em agosto de 1979 é conquistada a anistia aos presos e exilados políticos. Nos anos seguintes mais e mais pessoas se incorporaram à luta contra a ditadura e as manifestações tornaram- se massivas. Já não eram milhares, mas milhões que ocupavam as ruas.

Os golpistas já não podiam manter-se no governo e trataram de preservar o essencial. Voltou a democracia burguesa e, com ela, a exploração capitalista continuou. Após 21 anos (1964-1985) a ditadura militar tornou o Brasil um dos países mais desiguais do mundo, mas fruto da luta popular pelas liberdades democráticas e pelas “Diretas, já!”, foi derrotada.

A suposta redemocratização revelou sua verdadeira face de democracia apenas para burguesia. Para a luta dos pobres continuou a repressão, como comprovam os assassinatos de Chico Mendes e Doroty Stang, bem como todas as vítimas de conflitos de terra país afora.

Ocorreram eleições indiretas (1985) e eleições diretas (1989) e o país voltou a ser uma democracia burguesa, mas os trabalhadores continuaram sofrendo com os baixos salários e a exploração capitalista. Os camponeses continuaram sem acesso à terra e a uma verdadeira reforma agrária, enquanto a economia brasileira se manteve sob controle de alguns grandes grupos econômicos privados; monopólios que se apropriam das riquezas produzidas pelos trabalhadores.

Nos últimos anos, dezenas de comitês pelo direito à memória, à verdade e à justiça foram formados no Brasil para exigir o julgamento e a punição de todos os agentes e autoridades da ditadura fascista. E mais, além de não ter havido nenhuma punição aos que comandaram o regime de terror que foi a Ditadura, a doutrina ensinada nos quartéis das Forças Armadas, nas escolas militares e mesmos nas polícias militares dos estados segue a mesma: a do inimigo interno e da eliminação desse inimigo pela via da força máxima.

De fato, sem a modificação dessa estrutura, as classes dominantes seguirão dispondo de um instrumento de força e violência para ser usado sempre que julgar necessário para patrocinar os seus golpes contra as liberdades democráticas.

3.4. O Estado é o órgão de poder das classes dominantes

O Estado brasileiro, desde a sua criação supostamente autônoma em 1822, nada mais é que a articulação política dos interesses econômicos das classes exploradoras coligadas com capitalistas estrangeiros.

As sucessivas crises econômicas e institucionais que atingiram e atingem o país são rearranjadas com acordos “pelo alto”, sem participação efetiva do povo. O Congresso Nacional é formado, em sua maioria, pelos representantes de elites econômicas, atualmente com forte presença de representantes fundamentalistas de igrejas evangélicas, além de políticos profissionais venais e diversos criminosos com mandato e garantia da “imunidade parlamentar”, historicamente atrasados, reacionários, distantes dos eleitores e dos interesses do povo. Ao menor sinal de ameaça ao seu projeto de dominação abandonam a democracia e, para tanto, contam com armas poderosas como a desinformação e a manipulação dos meios de comunicação modernos a serviço dos lucros da burguesia e para difundir seus interesses (a grande imprensa, rádio, televisão, portais e redes sociais), além do poder Judiciário e do poder dos tanques.

3.5. A execução do Golpe de 2016

Em nosso país os governos do PT (2002-2016) optaram por uma política de conciliação de classes e adotaram um modelo econômico baseado no fortalecimento do grande capital nacional e internacional e dos bancos sobre a economia, em troca de gerar empregos e de assegurar aumento do salário mínimo. A total submissão à classe capitalista e a total ausência de enfrentamentos com as classes dominantes acabou servindo para desarmar ideológica e politicamente a classe trabalhadora e o povo. Contribuiu para retroceder a consciência de classe, nutrindo uma ilusão de que era possível acabar com a pobreza, a miséria e o desemprego numa economia burguesa sem desmontar o aparato que garante felicidade para poucos e tristeza para maioria.

O setor financeiro foi um dos que mais ganhou com esta política econômica. O resultado foi que, de 2003 a 2015, o lucro dos quatro maiores bancos que atuam no Brasil aumentou 850%, saindo de US$ 2,1 bilhões para US$ 20 bilhões (A Verdade — outubro de 2015). Outro exemplo da conciliação de classes foi não ter implementado uma política de transição que garantisse a responsabilização e punição dos agentes que, em nome do Estado e das Forças Armadas, praticaram torturas e assassinatos durante o regime militar que imperou no Brasil de 1964 a 1985. Tamanho foi este erro que sequer as recomendações da Comissão Nacional da Verdade — comissão esta que fez uma profunda investigação sobre as violações dos direitos humanos ocorridas de 1946 a 1988, praticadas por “agentes públicos, pessoas a seu serviço, com apoio ou no interesse do Estado” — nomeada pelo próprio governo Dilma em 2011 foram consideradas.

Dentre os vários fatos marcantes neste período, destaque para a enorme prioridade que os governos do PT deram para a realização da Copa da FIFA de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os chamados “megaeventos” que serviram para elevar o preço da terra nas grandes cidades e crescer enormemente a força da especulação imobiliária, expulsando milhares de famílias pobres de suas casas para dar espaço para as grandes obras. Estas, em sua maioria, também consumiram vultosos recursos do estado brasileiro e foram marcadas por enormes escândalos de corrupção e enriquecimento ilícito de políticos e executivos de grandes empresas.

Ao mesmo tempo em que eram preparados estes megaeventos a crise econômica iniciada em 2008 nos principais países capitalistas do mundo adquire ainda mais força no Brasil (a partir de 2013). Esta crise causou — e ainda causa — impacto gigantesco em todas as economias do mundo, j á que teve como centro a principal economia capitalista, os EUA. Não foi, portanto, uma crise qualquer e sim uma crise estrutural do sistema. Oferecendo créditos a quem não podia pagar e depois vendendo estas dívidas para o restante do mundo, os EUA protagonizaram o que ficou conhecido como “bolha imobiliária”. De fato, o governo brasileiro tentou, inutilmente, impedir a chegada da crise em nosso país por meio de medidas de incentivo ao consumo interno, redução de impostos como IPI e IOF, entre outros, o que se verificou como inútil.

Neste contexto explodiram as chamadas “Jornadas de Junho de 2013”. Enganam-se aqueles que associam as jornadas de junho ao início do golpe de 2016. Ao contrário das manifestações da classe média e da grande burguesia que serviram para derrubar Dilma, as Jornadas de Junho foram gigantescas manifestações que se iniciaram a partir das lutas contra o aumento das passagens em São Paulo e no Rio de Janeiro e que se estenderam como um grande movimento espontâneo que contou com a participação de milhões de pessoas de diversas classes sociais.

Com reivindicações extremamente difusas as Jornadas foram caracterizadas por grande participação da juventude. Foram marcadas pela radicalidade das manifestações e por grande disputa nas ruas sobre os rumos do movimento. Em alguns estados houve enfrentamentos físicos entre grupos de direita e de esquerda. Mas, no fundamental, o resultado concreto das Jornadas de Junho foi à esquerda, uma vez que os atos levaram à redução do preço das passagens em centenas de cidades brasileiras. Outro fator importante após as jornadas foi um maior acirramento da luta de classes com aumento significativo da polarização na sociedade.

Sobre o enfraquecimento do governo do PT, este deve ser muito mais associado à arrogância do governo que, há época, não abraçou as reivindicações das Jornadas e as tratou como um golpe da direita uma vez que, pela primeira vez em 30 anos, grandes manifestações de caráter nacional não eram convocadas e/ou dirigidas pelo PT e seus aliados diretos. Esta postura do governo acabou causando enorme decepção em uma parcela do povo que participou das Jornadas de Junho, contribuindo para jogar “água no moinho da direita”. No entanto, o resultado imediato das Jornadas não pode ser associado diretamente ao golpe de 2016, pois lembremo-nos que nas eleições realizadas pouco mais de um ano depois, em outubro de 2014, o PT voltaria a vencer a disputa eleitoral com a reeleição de Dilma Rousseff.

Mas a polarização não cessou com a vitória eleitoral e lembremos também que o programa implementado pelo PT, ainda no final de 2014, foi em parte o programa derrotado nas urnas, promovendo uma política de congelamento dos investimentos, a retirada de verbas públicas da Saúde, Educação e Previdência, de mudanças que dificultaram o acesso ao seguro desemprego, de aumento dos juros, que levou a um aumento estrondoso do desemprego e consequente afastamento do governo do PT de sua principal base de apoio, a classe trabalhadora. Somemos a isso o fato de que foram trazidos para dentro do governo inimigos vitais do povo brasileiro com a indicação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o Planejamento e Alexandre Tombini para o Banco Central. Assim, a já fatigada política de combate aos efeitos da crise se volta ainda mais para a manutenção dos privilégios dos banqueiros, enquanto o povo brasileiro sente de forma acelerada o aprofundamento das suas mazelas.

O resultado é que 2015 começou já com um movimento mais organizado e massivo da extrema direita, fortalecida pelos constantes erros do governo e seu distanciamento da maioria do povo. Por outro lado, o interesse do capital internacional foi decisivo para a queda do Governo Dilma. A síntese do envolvimento do imperialismo neste processo se expressou na reunião do nominado Plano de Atlanta, em 2012.

Documento da Copppal — Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e do Caribe — assinado por seu presidente, Manolo Pichardo, indica as estratégias dos setores conservadores das Américas, liderados pelos EUA. O documento aponta as intenções de desmoralizar e desestabilizar as democracias populares do continente e impedir a eleição dos seus líderes. Entre eles, com prioridade, o da maior economia da América do Sul: Lula em 2018.

O “Plano Atlanta” propõe a intervenção articulada das forças tradicionais políticas dirigentes da vida político-econômica da região em contraposição aos governos progressistas, emergentes, do século XXI. O Plano consiste, portanto, numa estratégia internacional da classe dominante para impedir que governos tidos como democráticos na América Latina desenvolvam políticas socioeconômicas contrárias aos interesses dos monopólios e do imperialismo atrelado ao núcleo dos EUA, sufocando qualquer política no sentido de soberania e independência.

De fato, apesar de seus claros limites no campo dos interesses populares, posições estratégicas dos governos do PT sobre a economia brasileira representaram ameaças aos interesses estadunidenses. Merece destaque a descoberta do pré-sal pela Petrobras (em 2006) e as descobertas posteriores — petróleo leve e gás indicavam a extração de 5 a 8 bilhões de barris elevando, na Bovespa, as ações da Petrobras e de suas parceiras (a BB Group e a Galp) em 20%.

O Brasil assumiu em 2014 a postura de um tímido — porém suficiente para atrair a atenção dos monopólios imperialistas — distanciamento da influência norte-americana. O governo de Dilma Rousseff se alinhou com China, Rússia, Índia e África do Sul na criação de um fundo de reserva e de um banco de investimentos. O fundo de reserva recebeu um aporte de US$ 100 bilhões e o banco de investimentos um aporte de US$ 50 bilhões, antecedidos por nove acordos de cooperação assinados por Dilma e Vladimir Putin, presidente da Rússia.

A escandalosa espionagem revelada pelo Wikileaks, em 2015, sobre os documentos secretos norte-americanos traz informações confidenciais da Agência de Segurança Americana, a NSA. Ela foi responsável pelo grampo do telefone da presidente da República do Brasil e de mais de 29 telefones de ministros de estado, numa ação violadora das normas de direito internacional da soberania, prática banalizada mundialmente pelo terrorismo internacional do grande Império do Norte. A política de vigilância dos EUA se estendeu também aos países considerados amigos. Há claros indícios da conexão dos grampos da CIA/NSA com as diretrizes do “Plano Atlanta”.

Com a cumplicidade do Congresso Nacional e da cúpula do judiciário, evidenciando o caráter classista do estado burguês do Brasil, Dilma sofre o golpe fantasiado de impeachment — consumado no dia 31 de agosto de 2016 — e assume a presidência, em seu lugar, o golpista Michel Temer (MDB).

Os bastidores dessa operação foram revelados pela conversa telefônica gravada do senador Romero Jucá (MDB) com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em 2016. Nela Jucá afirma ser preciso estancar a sangria causada pela Operação Lava Jato, em que ambos estavam sendo investigados. Machado estava com receio de Rodrigo Janot (então procurador-geral da República) e Jucá diz: “Eu acho que a gente precisa articular uma ação política”. Retruca Machado: “Um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional”. E Jucá: “Com o Supremo, com tudo”.

Importante lembrarmos também a falta de uma maior resistência e de enfrentamentos ao golpe institucional (midiático-jurídico-empresarial) colocado em curso em 2016. É sabido que a presidente Dilma e seu partido, o PT, que embora tenham sido realmente golpeados, caíram sem basicamente impor resistência ao inimigo. Apesar de terem promovido manifestações de rua por todo o Brasil, a maioria dos seus dirigentes incentivou o conjunto dos movimentos e militantes a não realizarem ações radicalizadas.

Durante todo este processo sabemos que a grande mídia teve papel determinante na criminalização do PT e na tentativa de levar toda a esquerda junto, com a estratégia mentirosa de associar todo movimento social que usa vermelho como “petista” e falsamente associar que todo “petista”, na verdade, é comunista.

No entanto, o que surpreende é que os governos do PT garantiram farto financiamento justamente a esta grande imprensa que trabalhou ativamente pelo golpe. Vejamos: o volume total de publicidade federal destinado para emissoras próprias do Grupo Globo é quase a metade do que foi gasto pelas administrações de Lula e Dilma para fazer propaganda em todas as TVs do país. Ao todo, foram consumidos R$ 13,9 bilhões para veicular comerciais estatais em TVs abertas no período do PT na Presidência da República. As TVs da Globo tiveram R$ 6,2 bilhões nesse período.

Esta postura de extrema conciliação e submissão se repetiu por diversas vezes após a consumação do golpe de 2016, inclusive com alianças do PT com partidos que participaram ativamente do golpe, nas eleições municipais em centenas de cidades país afora, naquele mesmo ano.

Ainda no final de 2016 iniciou-se uma grande agitação no país com a ocupação de mais de 1.400 escolas e 100 universidades promovida pela juventude. Este movimento teve grande influência no movimento operário e sindical levando a paralisações no início de 2017 e culminando na maior Greve Geral da história do Brasil, realizada em 28 de abril, seguida por uma das maiores manifestações de dimensão nacional já realizada em Brasília, no dia 24 de maio.

Após estes grandes movimentos, que enterraram o projeto de Reforma da Previdência, o governo golpista de Temer — que j á contava com grande rechaço social e uma popularidade pífia — balançou e ficou muito perto de cair. Outra greve geral foi convocada para o dia 30 de junho mas, na prática, a postura do PT e seus aliados diretos foi de boicotar a greve e buscar novamente o caminho da conciliação de classes, visando apenas às elei- çõesde2018.

Agindo assim, boa parte da esquerda continuou movida pelas ilusões constitucionais e acabou subestimando o avanço do fascismo e o caráter reacionário das Forças Armadas. O resultado é que a greve foi um fiasco e, ao invés de servir para fortalecer ainda mais a esquerda e os movimentos populares para derrubar o governo Temer, serviu para criar mais decepção em milhões de trabalhadores e trabalhadoras e colocar o movimento social na defensiva. E esta defensiva e desmoralização foram tão profundas que levaram a que a Reforma Trabalhista não fosse barrada e que as centrais sindicais apenas assistissem como meras espectadoras a grande mobilização realizada pelos caminhoneiros no início de 2018.

Tamanha falta de enfrentamentos e de lutas sociais acabou dando enorme espaço e moral para o inimigo: a extrema direita e o fascismo. Este foi o ambiente que permitiu o aprofundamento do golpe em 2018.

3.6. O aprofundamento do Golpe Institucional

Esse processo, portanto, não findou com o impedimento da presidente Dilma. A impopularidade faraônica de Michel Temer não garantiu a continuidade do desmonte pretendido pelos centros do poder neoliberal. O inimigo a ser batido nas eleições presidenciais de 2018 era o ex-presidente Lula, que detinha tinha 37% da intenção de votos contra 18% de Jair Bolsonaro, na primeira pesquisa do Ibope. A popularidade de Lula representava um entrave ao desenvolvimento e continuação do Golpe de 2016.

Lula é preso em 7 de abril de 2018, sob frágeis acusações jurídicas até hoje não comprovadas. Quando da ação do MTST — Movimento dos Trabalhadores Sem Teto — no propalado triplex do Guarujá, filmou-se para o Brasil que não havia sequer as tais reformas milionárias que constam da denúncia contra Lula.

Como parte do objetivo central do Golpe de 2016, a Reforma Trabalhista foi aprovada em 2017 trazendo mudanças em centenas de artigos da CLT e buscando consolidar a política de precarização e desregulamentação de direitos.

Legalizou-se a chamada jornada intermitente, estabelecida em contratos que permitem aos patrões somente pagar pela hora “efetivamente trabalhada” pelo empregado, o que ataca frontalmente os salários-base de categorias inteiras. Criou-se a possibilidade de jornada diária de até 12 horas por 36 horas de descanso — prática já usada em gigantes do comércio (Pão de Açúcar e Magazine Luiza) como forma de manter grandes jornadas dos trabalhadores sem pagar horas extras: além do negociado acima do legislado e a livre negociação patrão-empregado, enfraquecendo a luta coletiva, atacando a força dos sindicatos e deixando o trabalhador mais vulnerável, além de pôr fim a um patamar mínimo legal de obrigações dos patrões.

A Reforma Trabalhista também iniciou um desmonte da Justiça do Trabalho, com a obrigação de o empregado pagar as despesas do processo caso não vença a ação, assim como diversas outras restrições. Em 2018, o Tribunal Superior do Trabalho registrou 46% menos ajuizamentos em relação a 2017, mostrando a crescente impunidade no mundo do trabalho.

Com Lula fora do processo eleitoral de 2018, a direita externa e interna traçava a sua estratégia para vencer a eleição e colocar no poder um preposto alinhado aos interesses dos EUA. No vazio de lideranças liberais e conservadoras capazes de galvanizar apoio na opinião pública, abre-se a fenda para o Cavalo de Tróia Jair Bolsonaro: um entreguista e adesista ao império norte-americano; falso moralista, que enriqueceu em três décadas de Parlamento; nepotista; oculta bens e rendimentos; candidato milionário que fez carreira no sistema desde 1986 (apesar de seu discurso farsante de “antissistema”), passando pelas legendas mais corruptas — PSC, PP, PTB e agora PSL; um racista, misógino e homofóbico que diz respeitar a Constituição que consagra a dignidade da pessoa humana como princípio cardeal; defensor dos crimes da ditadura militar, reconhecido por saudar abertamente torturadores da época da ditadura militar iniciada em 1964, como Coronel Ustra; ; enfim, um fascista. As classes dominantes, mais uma vez, lançam mão de duas bandeiras para esconder seus interesses verdadeiros de se apropriarem das riquezas produzidas socialmente com o monopólio dos meios de produção: uma delas é a da luta contra a corrupção, enganando as pessoas do povo que, com razão, repudiam o enriquecimento ilícito dos corruptos com o dinheiro público, sendo que, na verdade, não se pode acabar com a corrupção sem acabar com o capitalismo.

A outra bandeira, a da segurança pública, tendo em vista o alto nível de violência que assola o país, esconde a incompetência da burguesia em pôr fim à violência, assassinatos e assaltos, como comprovou a inútil intervenção militar no Rio de Janeiro promovida pelo golpista Michel Temer.

O milionário fascista Bolsonaro, que construiu sua atuação política sob um discurso extremista, tornou-se uma candidatura viável num contexto de crescimento vertiginoso do fundamentalismo religioso na sociedade, somado à disseminação de uma cultura de medo e violência que vinha ganhando corpo frente à incapacidade do Estado de enfrentar as questões de segurança pública numa sociedade de tamanha desigualdade social.

Com o apoio da Cambridge Analytica e o papel fundamental de Steve Bannon na campanha do candidato brasileiro, especialmente por trás dos meios de comunicação da burguesia na internet (Facebook, Twitter e Instagram), deram-lhe a visibilidade que uma candidatura à Presidência precisava.(1)

Com aparência de campanha “barata”, milhões de dólares foram investidos numa campanha em que os recursos tecnológicos foram utilizados de forma otimizada e complexa, com disparos de mensagens muito segmentadas e eficientes, criando um clima de hostilidade e desconfiança geral na população, ao mesmo tempo em que se construía a figura do “messias” que salvaria o país, o “mito”.

Um suposto atentado à sua vida, que muito convenientemente o pouparia de uma exposição de suas fraquezas em debates públicos, colocou seu nome em enorme evidência em toda a imprensa nacional.

Difundiram mentiras grotescas a partir de uma quantidade descomunal de notícias falsas (as chamadas fake news), somando-se à militância incansável de inúmeros apoiadores entre segmentos evangélicos e reacionários, casando com o sentimento o antipetista construído nos últimos anos em parte da população e com o discurso da moralidade cristã ortodoxa.

O resultado dessa combinação criou as bases para o resultado da eleição presidencial do Brasil, em 2018: Bolsonaro obteve 55,13% dos votos contra 44, 87% de Fernando Haddad (PT).

Não podemos deixar de observar ainda que, pelo menos 60% dos eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições 2018, não escolheram o presidente eleito Jair Bolsonaro. Somando-se os 47.040.859 votos dados ao candidato Haddad com os 42.460.038 eleitores que votaram branco, nulo ou não compareceram às urnas, são cerca de 89,5 milhões de brasileiros que não elegeram o representante da extrema-direita.


Notas de rodapé:

(1) É importante notar que as redes sociais foram desenvolvidas, do ponto de vista de investimento capitalista, para serem grandes plataformas de propaganda. Porém, além disso, desde 2008, com a criação e concepção dos “telefones inteligentes” da Apple, criaram-se diversas estratégias de embutir todas as tecnologias como necessárias a nossas vidas. Tal lógica de desenvolvimento, que grandes empresas de software, como Google, Amazon, Facebook, Microsoft, Twitter, etc., utilizam, tem como base nos ligar fortemente a essas tecnologias, que, no fundo, são desnecessárias a nossas vidas. (retornar ao texto)

logo UP
Inclusão: 31/01/2020