Resolução Política

Unidade Popular


8. A natureza e o caráter da luta de classes no Brasil e nossas estratégias


Assim sendo, para dar resposta aos problemas causados pelo capitalismo no seu atual estágio de desenvolvimento em nosso país levando em conta a fase imperialista que alcançou esse odioso sistema a nível mundial, a natureza e o caráter da luta de classes no Brasil consiste em ser:

  1. Anticapitalista, ou seja, que tenha como finalidade acabar com a contradição entre o caráter social da produção em concorrência com a apropriação privada dos seus resultados por meio dos lucros. A luta da UP deve pugnar pela propriedade social dos meios de produção em detrimento da acumulação capitalista. Para que não reste dúvida: a Unidade Popular defende um Brasil socialista;

  2. Anti-imperialista, erguendo bandeiras como a autodeterminação do nosso povo, a defesa da nossa integridade territorial historicamente constituída, defendendo a nacionalização das terras e da nossa economia, fazendo frente e denunciando a rapinagem dos monopólios transnacionais apoiados pelos estados imperiais capitalistas para que as riquezas existentes em nosso solo possam servir à erradicação da fome e da pobreza no Brasil, bem como à solidariedade internacional para com os povos oprimidos e espoliados.


logo UP
Inclusão: 31/01/2020