MIA Seçao em Portugues
Resistir é Preciso. Memória do Tempo da Morte Civil do Brasil
RESISTIR É PRECISO
é o testemunho de um militante político que sobreviveu à tortura e à prisão, é a denúncia de um tempo em que os falsos pressupostos de uma doutrina, chamada de segurança nacional, se cravaram como garras no corpo social da nação, dilacerando-a bárbara e impunemente.
RESISTIR É PRECISO
é a afirmação de que se alguém está disposto a morrer por aquilo em que acredita, pode ser triturado pela máquina do terror, que a sua condição de homem sobrevive, pois todo homem pode manter-se VIVO enquanto resistir.
RESISTIR É PRECISO
é um libelo contra a opressão como forma de vida política, contra o silêncio das mordaças, contra todos os processos de aviltamento do homem, contra a corrupção ideológica erigida em serviço da comunidade.
RESISTIR É PRECISO
é a constatação de como o arbítrio avilta os homens e as instituições, corrompendo-os pelo abuso do poder, pela falsa certeza da impunidade, pela imposição imoral de uma vontade sem limites, pelo silêncio indigno, pela conivência criminosa, pela omissão filha do medo.
RESISTIR É PRECISO
é a memória de um tempo de guerra em que a sociedade civil foi “pacificada” pelo aço das baionetas, em que o silêncio do terror teve de ser aceito como paz social.
RESISTIR É PRECISO
é um depoimento tecido de todos os sentimentos que fazem a urdidura da alma humana. Por isso nele se misturam o ódio, o medo, o desespero, a amargura, a tenacidade, o aviltamento, a fraqueza, o amor, a esperança.
RESISTIR É PRECISO
Apesar de narrar uma experiência pessoal, pode ser lido como um pedaço da história de cada um, ou de todos aqueles que, direta ou indiretamente, foram atingidos pela repressão política que se abateu sobre a nação a partir de 1964.

capa livro

Baixe o Livro em pdf
(8.167 KB)
pdf
Prefácio
1. DOI-CODI
2. DOPS-RJ
3. DOI-CODI — 2ª Passagem
4. PP
5. DOPS-RJ — 2ª Passagem
6. Ilha Grande
7. DOPS-SP
8. Tiradentes
9. Carandiru
10. Brasília
11. Fortaleza de Santa Cruz
12. De volta à Ilha Grande
13. De Bangu a Frei Caneca
14. A Justiça Militar
15. Em liberdade
MIA Secção em Português Temas
Fonte
dhnet
Inclusão 14/08/2013