O Futuro Era Agora
O movimento popular do 25 de Abril
Os 580 dias - Depoimentos orais e citações

Edições Dinossauro


Alegria nos arrabaldes
Fernando Dias Martins, empregado, 34 anos


capa

Lembro-me como se fosse hoje. Eu tinha 14 anos, andava no ciclo preparatório da Escola Delfim Santos. Nesse dia levantei-me mais cedo mas não fui às aulas. Perto de minha casa, no bairro Padre Cruz, ficava o Regimento de Engenharia 1, que atravessou dois camiões na estrada da Pontinha. Junto deles estavam soldados com G-3 e capacetes, como se fossem para uma guerra. Os moradores do meu bairro iam comprar comida para os soldados, que não comiam havia muitas horas. As mulheres ofereciam o que cozinhavam, apesar de não terem muitas posses.

Os autocarros que deviam levar os trabalhadores para os seus empregos já não conseguiram passar para o centro. Nesse dia ninguém trabalhou, foi um dia de greve geral contra o regime e de apoio ao 25 de Abril. Passados poucos dias, o povo começou a ocupar as casas que se encontravam devolutas no bairro camarário.

★★★

Exigimos que saia a lei que considera superlotado todo o prédio em que haja menos de 11 metros quadrados por pessoa, não podendo esses prédios ser subalugados. A nossa luta é para acabar com as colmeias humanas. Temos direito a boas casas.

A lei das rendas de casa publicada pelo Governo Provisório veio tornar ainda mais difícil encontrar casa. É cada vez maior o número de casas particulares que estão de vago, a apodrecer. As casas fazem-se para habitar, não se pode permitir que sirvam para fazer negócio. Os trabalhadores têm direito à habitação, como tal exigem que as casas disponíveis sejam distribuídas como deve ser.” (Comissão de moradores da rua D. João IV, 402, Porto, 22/1/75)

A LUTA DOS BAIRROS CAMARÁRIOS

Os fascistas cá do Porto
fazem bairros camarários
escondem nossa miséria
nas costas dos seus palácios
E a opressão aos moradores
nas costas do alvará

A opressão tem mil caras
tudo rouba e nada dá

A opressão tem mil caras
tudo rouba e nada dá
Em Portugal libertado
tudo isso acabará
Moradores, povo unido
tudo junto lutará

Moradores povo unido
tudo junto lutará

Atiremos para a lixeira
a camioneta e o fiscal
Ajudaremos assim
a libertar Portugal
E gritemos todos juntos
p’rá ajudar o movimento
Abaixo o Abel Monteiro
Mais o seu regulamento!

continua>>>


Inclusão 23/11/2018