O Futuro Era Agora
O movimento popular do 25 de Abril
Os 580 dias - Depoimentos orais e citações

Edições Dinossauro


Foi uma descoberta
Bárbara Guerra, reformada, 49 anos


capa

Tenho uma irmã que esteve presa em Caxias, de onde saiu três meses antes do 25 de Abril, com quem eu me tinha proposto ir viver, dada a sua situação especial. Eram sete da manhã quando recebemos o telefonema de alguém a dizer-nos o que se tinha passado. Depois, foi um dia de excitação, a procurar ouvir todas as notícias! Mais tarde, a minha irmã quis ir ver a saída dos presos de Caxias, pôs-se em contacto com as pessoas que conhecia...

Eu era sensível ao antifascismo, embora um tanto distanciada. Estava ligada a um grupo católico, e cheguei a ajudar militares que queriam fugir à tropa a passar a fronteira, a nado, no Guadiana.

Após os primeiros tempos de grande agitação e de superemoção, retomei a minha vida. Era funcionária pública e no meu local de trabalho tinha sido eleita uma comissão de trabalhadores. Uma das suas medidas foi o saneamento de dois dos elementos da direcção que ditavam ordens sobre o que devíamos ou não fazer mas que só lá punham os pés, quando muito, de mês a mês. Ali, a importância do 25 de Abril não se traduziu tanto em medidas adoptadas e concretizadas, mas pelo facto de as pessoas terem posto tudo em causa. Por exemplo, antes, quando se saía em trabalho de campo — enquanto no Instituto [IPPC], trabalhei em restauro de fresco e ia sempre para o Alentejo — e se chegava a uma localidade, punha-se e dispunha-se, pintava-se e despintava-se, sem falar com as populações; depois, essa atitude mudou radicalmente: íamos ter com as pessoas, promovíamos reuniões com elas, explicávamos-lhes o que pretendíamos fazer e a sua opinião contava. Enquanto trabalhadores, conseguimos abrir um refeitório, uma das nossas melhores conquistas, sempre com o apoio da comissão de trabalhadores, que só recentemente se dissolveu. Cá fora, começámos todos a mexer-nos, a ir às manifestações, a ver o que se fazia. Eu continuava à procura daquilo com que sentisse mais afinidades, mas sem carácter de filiação partidária (só mais tarde, não sei precisar, me liguei ao Contra a Corrente). Foi tudo uma descoberta de tal maneira intensa que não consigo destacar nada em particular... No 28 de Setembro, no entanto, recordo-me de uma cena cómica.

Tínhamos ido trabalhar para Ponte da Barca, no Minho, e como não tínhamos carrinha, fomos de comboio, com a tralha toda atrás: andaimes, baldes, a cal e a areia... Quando chegámos ao Porto, na viagem de regresso, vemos entrar o pessoal da «maioria silenciosa»... Bastou olhar-lhes para as caras para percebermos de quem se tratava. O 25 de Abril foi a coisa mais importante da minha vida, pela libertação que representou da sociedade em geral, mas também pelas conquistas que me permitiu a nível pessoal. É certo que não satisfez as minhas expectativas, mas nunca tive a perspectiva daqueles que dizem «ah! eu vi logo que aquilo ia tudo por água abaixo».

★★★

Depois de uma ampla mobilização em torno das justas reivindicações dos trabalhadores da Função Pública e da sua entrega ao Governo Provisório, este resolveu:

  1. pôr de pé o estatuto fascista do funcionalismo público, reforçando o poder e o controlo por parte das hierarquias;
  2. definir, em termos demagogicamente vagos, o que seria o saneamento de uma das máquinas mais bem montadas para servir uma política que foi sempre contrária aos interesses dos trabalhadores;
  3. anunciar um aumento de vencimentos onde apenas se favorecia de facto as categorias com ordenados superiores, ou seja, beneficiando as hierarquias estabelecidas, a quem previamente se reforçara o poder.

Após dois meses de espera, apenas interrompida pela implantação de medidas antidemocráticas, mesmo repressivas, os trabalhadores, apesar do estado ainda embrionário da sua organização, sentiram- se a tal ponto traídos que vinte mil trabalhadores vieram para a rua, no dia 8, manifestar o seu descontentamento.

É muito perigoso iludir os trabalhadores ou, pelo menos, tentar ganhar tempo à custa da esperança de centenas de milhares de pessoas que querem justiça nas relações de trabalho, seja qual for a entidade patronal”.

(Do Diário de Lisboa de 12/7/74).

continua>>>


Inclusão 23/11/2018