História do Partido Comunista (Bolchevique) da URSS

Comissão do Comitê Central do PC(b) da URSS

Introdução


O Partido Comunista (bolchevique) da U.R.S.S. percorreu um longo e glorioso caminho, que vai dos primeiros pequenos círculos e grupos marxistas, formados na Rússia na década de 80 do século passado, até o grande Partido Bolchevique que hoje dirige o primeiro Estado socialista de operários e camponeses do mundo.

O Partido Comunista (bolchevique) da U.R.S.S. desenvolveu-se apoiado no movimento operário da Rússia pré-revolucionária daqueles círculos e grupos marxistas que se puseram em contato com o movimento proletário e lhe infundiram uma consciência socialista. O P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. guiou-se sempre e continua a guiar-se pela doutrina revolucionária do marxismo-leninismo. Sob as novas condições da época do imperialismo, da época das guerras imperialistas e das revoluções proletárias, seus chefes desenvolveram e impulsionaram a doutrina de Marx e Engels, elevando-a a uma nova fase.

O P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. tornou-se grande e forte numa luta de princípios contra os partidos pequeno-burgueses do movimento operário, contra os social-revolucionários (e, antes destes aparecerem, contra seus predecessores, os populistas), os mencheviques, os anarquistas, os nacionalistas burgueses de todos os matizes, e, dentro do próprio Partido, contra as tendências mencheviques e oportunistas, contra os trotskistas, os bukharinistas, os porta-vozes de desvios nacionalistas e demais grupos antileninistas.

O P.C. (bolchevique) da U.RS.S. se robustecia e se temperava na luta revolucionária contra todos os inimigos da classe operária, contra todos os inimigos dos trabalhadores, contra os latifundiários, os capitalistas, os kulaks, os sabotadores e os espiões, contra todos os mercenários do cerco capitalista.

A história do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. é a história de três revoluções: a revolução democrático-burguesa de 1905, a revolução democrático-burguesa de fevereiro de 1917 e a revolução socialista de outubro de 1917.

A história do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. é a história da derrubada do czarismo, da derrubada do Poder dos latifundiários e capitalistas, a história do esmagamento da intervenção armada estrangeira durante a guerra civil, a história da edificação do Estado Soviético e da Sociedade socialista na U.R.S.S.

O estudo da história do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. nos enriquece com a experiência da luta dos operários e camponeses do País Soviético pelo socialismo.

O estudo da história do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S., o estudo da história das lutas travadas pelo Partido contra os inimigos do marxisnio-leninismo, contra os inimigos dos trabalhadores, ajuda a dominar o bolchevismo e estimula a vigilância política.

O estudo da história heróica do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. arma a quem o realiza com o conhecimento das leis que regem o desenvolvimento social e a luta política, com o conhecimento das forças motrizes da revolução.

0 estudo da história do P.C. (bolchevique) da U.R.S.S. fortalece a confiança no triunfo definitivo da grande causa do Partido de Lenin-Stalin, no triunfo do comunismo no mundo inteiro.

Neste livro se expõe sumariamente a história do Partido Comunista (bolchevique) da U.R.S.S.

Os editores


pcr
Inclusão 22/08/2010