O PCB-PPS e a Cultura Brasileira: Apontamentos

Ivan Alves Filho


Apresentação


capa
Baixe o arquivo em pdf

A comparação da trajetória do Partido Comunista Brasileiro com a de outros partidos socialistas e comunistas, na América Latina e no mundo, evidencia uma característica singular: a importância do partido e de seus quadros na intelectualidade, nos grandes movimentos das artes e das ciências, ao longo de sete décadas. Parte dessa efervescência foi recolhida pelo PPS, mas, num momento em que a relação entre política e cultura era outra no Brasil, tomou a forma mais simples da militância de quadros de importância histórica em seus campos de produção intelectual.

Todos os PCs do mundo contaram com expoentes das artes e da ciência nos seus quadros. Mas talvez em nenhum, além do brasileiro, o PCB não apenas contou com a maioria dos expoentes dos grandes movimentos artísticos e científicos, como os promoveu e direcionou, por meio de políticas deliberadas. Basta pensar no romance regional nos anos 30, no teatro engajado nos 60, no cinema novo, na arquitetura e pintura modernas, na MPB. No campo da ciência, com rebatimento na política pública, deve ser lembrada a produção nas ciências sociais e econômicas, na história, na física, na antropologia indigenista e na medicina voltada para a saúde pública.

A explicação para essa influência, absolutamente desproporcional ao peso do partido na sociedade como um todo, deve ser procurada em características próprias da sociedade brasileira, uma vez que a uniformidade foi característica do movimento comunista internacional, durante muito tempo.

O livro ora publicado O PCB-PPS e a cultura brasileira. Apontamentos, de Ivan Alves Filho, constitui um primeiro passo, indispensável, ao entendimento desse fenômeno. O autor faz um levantamento da influência do PCB/PPS na intelectualidade brasileira, recuperando as diferentes relações que vários nomes de importância em seus respectivos campos mantiveram com o PCB desde sua fundação. O fenômeno da interseção PCB/intelectualidade ganha uma primeira mensuração quantitativa, relacionada sempre aos fatos mais relevantes da história do Brasil e do partido.

A tarefa é complexa e certamente exigirá acréscimos frequentes. Ao autor, no entanto, não faltam qualificações para executá-la. Como historiador, um dos focos de seu trabalho de pesquisa é a cultura brasileira e, na condição de antigo militante do PCB, conviveu desde muito cedo com vários dos personagens que transitavam na fronteira da militância do PCB com o ativismo cultural.

Desfrutem desta empolgante leitura!

Roberto Freire - Presidente do PPS
Caetano Pereira de Araújo - Presidente da FAP


Inclusão 16/08/2019