Os S.U.V. em Luta
(manifestos, entrevistas, comunicados)


O que são os S.U.V.
OS OBJECTIVOS DOS SUV


capa
Baixe o arquivo em pdf

SUV (Soldados Unidos Vencerão) é hoje uma sólida organização de trabalhadores fardados, implantada à escala nacional, e capaz de combater a reacção, defender os direitos dos soldados e fazer avançar a Revolução.

A prová-lo, está a manifestação do Porto em 10 do Setembro, a grandiosa jornada de Lisboa em 25 de Setembro, que culminou com a libertação na Trafaria, dos camaradas Pinto e Figueiredo; a prová-lo, ainda, a poderosa manifestação no Porto de 6 de Outubro com a ocupação do RASP como forma de luta contra o ataque reaccionário aos camaradas do CICAP; a pro- vá-lo enfim estará por certo a manifestação de hoje, dia 9, em Coimbra, e todas as acções que se lhe seguiram até à derrota final dos exploradores e dos seus cães de fila no exército.

Porque a luta do SUV não vai parar, camaradas! a luta dos SUV já deu provas de agrupar as mais amplas camadas de soldados; já foi capaz de fundir, no terreno vivo da luta, a acção dos soldados e marinheiros com a acção de largos sectores dos seus irmãos explorados e oprimidos — os operários e camponeses. Nas grandiosas jornadas de luta do SUV, os trabalhadores viram e sentiram nos soldados — trabalhadores fardados — que eram eles os seus verdadeiros e autênticos aliados e não os oficiais ditos «progressistas» e «democráticos» do chamado Conselho da Revolução!

Numa palavra: O SUV conseguiu realizar a mais ampla unidade entre os soldados, e entre os soldados e as massas trabalhadoras. E isto porquê? porque o SUV lutou dentro dos quartéis pelos interesses e direitos dos soldados (lutando pela constituição de Comissões de Soldados) em vez de se servir dos soldados para apoiar esta ou aquela facção do moribundo MFA! Porque o SUV fez alinhar a sua luta, a luta dos soldados, ao lado da luta geral dos trabalhadores nas empresas, nos bairros e nos campos!

Porque, deste modo os trabalhadores compreendem que o terreno da luta do SUV é o terreno da sua luta de classes e são capazes de saltar por cima das ordens de certos partidos para virem berrar lado a lado com os soldados: UNIDOS VENCEREMOS! Foi aliás, a profunda divisão entre os soldados e entre os soldados e os trabalhadores (provocada entre outras razões pela submissão da nossa luta ao MFA) que obrigou ao aparecimento dos SUV. O SUV surge como frente unitária de soldados agrupando camaradas sem partido ou pertencendo aos mais variados partidos mas dispostos a lutar por aquilo que têm em comum: serem trabalhadores fardados, terem os mesmos interesses, terem o mesmo inimigo a combater (a burguesia civil e fardada), terem os mesmos aliados (os trabalhadores de fato de macaco ou de enxada às costas).

Porém, camaradas, a burguesia e os militares já compreenderam o perigo da luta dos soldados e o SUV representam para os seus interesses de classe. Por isso os partidos e os jornais da burguesia, não se cansam de caluniar o SUV, tentando quebrar a nossa unidade. E, nestas manobras temos de reconhecer que há quem lhe faça o jogo — aqueles que não sabem lutar de forma unitária e por isso põem os interesses partidários acima da unidade, garantia da nossa luta.

É por isso que é necessário que fique claro aquilo que é SUV e aquilo que não é SUV. Porque temos de evitar confusões que só podem gerar confusões no nosso seio. é que não se pode dizer «nós, os SUV» e defender ao mesmo tempo coisas que o SUV combate, coisas que o SUV tem como objectivo combater!

Os SUV existem para combater a reacção pois não é nem pode ser SUV quem colabore com os partidos e os partidos da reacção capitalista, criticando-os por um lado mas por outro aliando-se a eles pelas mais diversas formas.

Os SUV existem para defender a unidade e combater a divisão entre os soldados. Ora não é SUV quem, na prática, por ocasião de uma luta por melhor comida, alojamento, se prefere aliar aos oficiais militaristas e aos reaccionários defendendo a disciplina reaccionária do RDM fascista em vez de se colocar no terreno de luta dos soldados.

Não é SUV quem continua a pensar ganhar a maioria no MFA, enquanto continua a apelidar de contra-revolucionárias e esquerdistas as lutas autónomas dos soldados!

O SUV luta pela unidade dos soldados com todos os trabalhadores, pela ligação dos soldados aos órgãos de Poder Popular (fortalecendo o poder dos explorados através de Assembleias Populares)! Pois, não é SUV quem, embora falando em Assembleias e Poder Popular, outra coisa não faz senão tentar salvar o moribundo MFA, pondo o Povo a lutar pela «ida de militares revolucionários para o Conselho da Revolução».

O SUV luta pela expulsão dos reaccionários fora dos quartéis, luta contra os saneamentos à esquerda de militares progressistas e revolucionários. Mas o SUV não luta pela substituição dos generais reaccionários por «generais progressistas», em órgãos reaccionários como o chamado Conselho da Revolução que já tentou impor-nos a censura e já mandou reprimir os nossos camaradas das emissoras de rádio.

No momento actual a luta do SUV «como combate independente dos trabalhadores fardados lado a lado com os nossos irmãos operários e camponeses» tem, mais do que nunca que revestir uma expressão unitária e de massas.

No momento em que os camaradas do RASP e de outras unidades do Norte ocupam o RASP, demonstram a sua solidariedade com os soldados do CICAP e exigem a saída do reaccionário Pires Veloso do comando da Região Militar do Norte; no momento em que os camaradas da BA 11. do CICAP. etc., lutam o vencem contra os saneamentos à esquerda, no momento em que os camaradas da PM e do RALIS lutam e têm o apoio dos trabalhadores contra as ameaças de extinção destas Unidades progressistas, no momento em que muitas Unidades como o Rali8, o RE 1, a EPAM, etc., avançam com as Comissões de Moradores e de Trabalhadores na constituição de Assembleias Populares de Zona, no momento em que as ADUs de várias Unidades se reúnem, discutem a situação actual e se opõem a qualquer tentativa de golpe fascista, no momento em que em várias unidades, GDACI, o DGA e o RASP, etc., começam a surgir Comissões do Soldados eleitos, é o momento de AVANÇAR DECISIVAMENTE NA LUTA. CONTRA A OFENSIVA REACCIONÁRIA, E DE APROFUNDAR AS CONQUISTAS MATERIAIS E DEMOCRÁTICAS DOS SOLDADOS. DE UNIR A NOSSA LUTA A LUTA DE TODOS OS EXPLORADOS E OPRIMIDOS DE PORTUGAL.

Em cada unidade e estabelecimento militar é o momento de criar, desenvolver e alargar os núcleos SUV!

Ergamos um poderoso movimento à escala nacional de apoio à luta do CICAP e do RASP!

Construamos em cada Unidade os órgãos de expressão da nossa vontade de explorados e oprimidos: as COMISSÕES DE SOLDADOS eleitas!

LUTEMOS PELA LIGAÇÃO DOS ÓRGÃOS DEMOCRÁTICOS DOS SOLDADOS AOS ÓRGÃOS DA VONTADE POPULAR!
REACCIONÁRIOS FORA DOS QUARTÉIS JÁ!
O CICAP É DO POVO. NÃO É DO VELOSO!
EM FRENTE COM AS COMISSÕES DE SOLDADOS!
OPERÁRIOS, CAMPONESES, SOLDADOS E MARINHEIROS UNIDOS VENCEREMOS!

(artigo do Jornal «S.U.V.». nº 1. órgão central dos S.U.V.)
9/10/1975

continua>>>
Inclusão 21/04/2019