Os S.U.V. em Luta
(manifestos, entrevistas, comunicados)


O Desenvolvimento Nacional dos S.U.V.: Évora


CONVOCATÓRIA DA MANIFESTAÇÃO

capa
Baixe o arquivo em pdf

A Revolução de 25 de Abril e as suas conquistas estão ameaçadas. A reacção fascista, encoberta pela social-democracia, ataca novamente!

Temos que esmagá-la! A unidade revolucionária de todos os trabalhadores nas fábricas, nos campos, nos quartéis. VENCÊ-LA-A!!!

O S.U.V.-Évora (Soldados Unidos Vencerão - Évora) apela a todas as forças progressistas, aos sindicatos, às ligas de pequenos e médios agricultores, às comissões de moradores e de trabalhadores, a todas as organizações populares a apoiar a manifestação dos soldados de Évora, quarta-feira, 15 de Outubro, na Praça do Geraldo, às 19 horas.

PELO AVANÇO DA REFORMA AGRÁRIA. CONTRA OS LATIFÚNDIOS!
PELO CRÉDITO AGRÍCOLA IMEDIATO AS HERDADES COLECTIVAS E ÀS COOPERATIVAS!
EM FRENTE NA REVOLUÇÃO PELA CONSTRUÇÃO DO SOCIALISMO!

PALAVRAS DE ORDEM:

Os soldados estão com a Reforma Agrária!

A banca ao serviço do Povo, crédito agrícola, já!

Reaccionários fora dos quartéis!

Fim dos saneamentos à esquerda!

PPD fora do Governo!

Abaixo o pré de miséria!

Transportes gratuitos, já!

Soldados sempre, sempre ao lado do Povo!

Morte ao ELP e a quem o apoiar!

Portugal não será o Chile da Europa!

Operários, camponeses, soldados e marinheiros, unidos venceremos!

QUE NINGUÉM FALTE À MANIFESTAÇÃO DO POVO FARDADO, COM O POVO ALENTEJANO, PELO AVANÇO DA REFORMA AGRÁRIA E DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO!

S.U.V. / ÉVORA
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO

★★★

MANIFESTO-PROCLAMAÇÃO DOS SUV-ÉVORA

Os S.U.V.-Évora, organização unitária e revolucionária dos soldados da guarnição de Évora, contando com largo apoio de sargentos e oficiais progressistas, saúdam calorosamente todos as organizações populares de base, todas as comissões de moradores e de trabalhadores, todas as assembleias de aldeia, vila e cidade, os sindicatos, as ligas de pequenos e médios agricultores, as cooperativas e as herdades colectivas, todos os militares progressistas, os soldados e marinheiros, e todas os forças verdadeiramente democráticas e revolucionárias;

Os S.U.V.-Évora, movimento apartidário dos soldados da guarnição de Évora afirmam categoricamente o seu compromisso político no processo revolucionário português, dispondo-se a lutar energicamente pela defesa da Revolução, contra os conspiradores, pelo avanço da reforma agrária e das nacionalizações, e manifestam o seu firme propósito do estarem sempre ao lado do povo;

Os S.U.V.-Évora combaterão frontalmente todas as tentativas caluniosas de identificação com quaisquer forças partidárias. Daqui lembramos que com argumentos deste teor, foram afastados dos seus postos de combate valorosos soldados revolucionários, como o general Vasco Gonçalves, e o brigadeiro Corvacho, e foi encerrada a 5.ª Divisão. Tais argumentos, no fundo, têm servido a todos os saneamentos à esquerda, quer no aparelho de Estado civil, quer nas Forças Armadas. Repudiamos vivamente as manobras divisionistas desses senhores, as intrigas e as vergonhosas mentiras escritas em letras gordas nos jornais da burguesia, como a «Luta», o «Expresso», o «Jornal Novo», o «Tempo», e ainda outros pasquins. Neste sentido, consideramos as palavras do sr. Sá Carneiro, proferidas no último comício do P.P.D. em Coimbra, como mais um vómito fascista do agonizado capitalismo português e estrangeiro. Daqui lho dizemos: não passarão!;

Os S.U.V.-Évora estão firmemente dispostos a lutar, com os oficiais e sargentos progressistas, contra a reacção e o fascismo, contra a social-democracia, pela independência nacional. Não embarcaremos na nau da demagogia e da mentira traiçoeira dos politiqueiros e dos vendilhões da nossa terra. O nosso patriotismo é o único e verdadeiro, porque se identifica com as mais justas aspirações do nosso povo, porque luta pela construção de uma sociedade sem classes, de onde seja banida de uma vez por todas a exploração do homem pelo homem. Exigimos da parte dos oficiais e sargentos revolucionários, saneados ou não, que quebrem o silêncio a que se encontram votados e tomem uma posição pública a favor das classes trabalhadoras e da revolução. Exigimos dos oficiais e sargentos revolucionários a sua unidade em tomo dos objectivos mais gerais da revolução portuguesa. Daqui lhes garantimos que terão a seu lado, generosamente uma massa consciente e uniforme de soldados, revolucionariamente disciplinados no combate a todas as formas de opressão do nosso povo na defesa da verdadeira liberdade.

Os S.U.V-Évora de forma alguma podem apoiar o VI Governo, constituído na base de resultados havidos em eleições onde a demagogia imperou, assento em falsas representatividades, feito para enganar o povo. Apesar do programa mínimo, apesar da figura do Primeiro Ministro, a incompetência da social-democracia e dos ministérios é hoje evidente. A incapacidade para governar de que deram provas logo à nascença, a vontade expressa de nem sequer cumprirem com o programa mínimo, tiveram já a resposta adequada de todos os trabalhadores, dos operários e dos camponeses. Não faltará muito para que os soldados manifestem claramente e de uma forma organizada a sua posição face a esses ministros, que tudo fazem para no mais curto espaço de tempo entregarem Portugal nas garras do imperialismo.

Os S.U.V.-Évora estão solidários com todos os soldados e marinheiros nas suas justas reivindicações, na sua luta pela melhoria das condições de vida nos quartéis, na sua vontade inabalável de participarem na vida política do País. A luta dos soldados e marinheiros tem de ser inserida na luta mais geral do povo português. Ela faz parte integrante da luta dos operários e camponeses contra os seus patrões, da luta de classes exploradas contra os seus exploradores, é a luta da Iuz contra as trevas, da ciência contra a ignorância, da moral contra o vício, da razão contra a mentira e da liberdade contra a opressão. É a luta do passado contra o futuro, onde historicamente se encontram já definidos os vencedores.

Os S.U.V.-Évora afirmam veementemente o seu mais vivo repúdio pela actuação contra-revolucionária do usurpador fascista brigadeiro Pires Veloso, e manifestam o seu total apoio e solidariedade activa aos camaradas do C.I.C.A. P. e do R.A.S.P. Com eles, exigimos a sua imediata substituição no comando da Região Militar do Norte e a reabertura imediata do C.I.C.A.P. como condição essencial para que se crie no Porto um ambiente propício ao desenvolvimento da sã camaradagem entre os soldados. Como eles, exigimos que os «gorilas» de 30 e 40 anos que ocuparam as gloriosas instalações do C.I.C.A.P., enlameando e cobrindo de vergonha as fardas que vestem, abandonem imediatamente o quartel e que haja um rigoroso inquérito a todos os ocupantes antes de regressarem aos seus covis. Aos bravos soldados do C.I.C.A.P. e do R.A.S.P., aos bravos soldados da Região Militar do Norte, em luta contra a fera fascista, daqui enviamos as nossas saudações revolucionárias, a nossa solidariedade combativa. Venceremos!

Os S.U.V.-Évora reafirmam solenemente o seu incondicional apoio à luta dos soldados da Região Militar do Centro. Combatendo com todas as suas forças, todas as tentativas de encerramento e de diluição do Regimento de Polícia Militar e do RALIS, verdadeiras chamas vivas da revolução portuguesa, que a reacção quer apagar para mais facilmente oprimir o nosso povo. Estamos igualmente com os nossos camaradas de Beja da B. A. 11 na sua justa luta pelo direito à participação dos soldados nas manifestações populares. Ao contrário do que pretendem certos políticos, que fazem da mentira e da calúnia a sua profissão, ao contrário do que afirmam os reaccionários nos quartéis, onde ainda pontificam, toda esta movimentação dos soldados não se trata do indisciplina. Ela é o germe da verdadeira disciplina, da disciplina revolucionária que, a curto prazo (podeis ter a certeza) será implantada em todas as unidades militares. A disciplina burguesa e hitleriana ficará simplesmente na memória dos soldados como um momento mau a recordar no futuro exército popular. A luta dos soldados é justa e grandiosa, porque justos e grandiosos são os objectivos a alcançar: a sociedade sem classes, o socialismo. A luta dos soldados é invencível, porque os soldados estão com o povo. Operários, camponeses, soldados e marinheiros unidos venceremos».

S.U.V. / ÉVORA
SOLDADOS UNIDOS VENCERÃO
15/10/1975

continua>>>
Inclusão 21/04/2019