A Revolução em Ruptura
Textos Históricos da Revolução II

Organização e introdução de Orlando Neves


Conselho da Revolução (22/5/75)
O Caso República


capa
Baixe o arquivo em pdf

O Conselho da Revolução, reunido em sessão extraordinária, apreciou a actual situação política e decidiu fazer mais um apelo ao povo português e aos partidos políticos para a unidade nacional, em face da dura tarefa de reconstrução que o País defronta, e da qual a batalha da produção, já iniciada, constitui o objectivo fundamental, perante o qual todas as lutas ou querelas partidárias se deverão apagar.

Reprova-se, assim, toda a especulação feita em torno da paralisação do jornal «República», que resultou de um confronto entre a administração e trabalhadores da empresa, e a forma como um litígio foi explorado no interior e no estrangeiro, denegrindo novamente o prestígio do País de maneira absolutamente desproporcionada à importância do incidente.

A este respeito, lembra que a instituição das liberdades democráticas foi e é iniciativa do M.F.A. e que a sua defesa não é exclusivo de qualquer partido político, mas sim do próprio M.F.A. e de todo o Povo Português.

Reprova ainda o recurso demagógico em propaganda partidária ao fantasma da «ditadura», acenado constantemente na frente dos sectores populacionais menos esclarecidos, pois o M.F.A. já demonstrou, e as últimas eleições realizadas são disso a prova evidente, que nunca consentirá na instituição de novo sistema ditatorial em Portugal.

Por fim, reconhecendo mais uma vez que a Aliança Povo-M.F.A. constitui a base fundamental da revolução e do seu caminho para o socialismo português, não aceitará que qualquer partido, ou partidos, se considerem como exclusivos intermediários nas ligações políticas, sociais e culturais entre o M.F.A. e o povo.

continua>>>
Inclusão 30/04/2019