A Revolução em Ruptura
Textos Históricos da Revolução II

Organização e introdução de Orlando Neves


Comunicação de Costa Gomes (4/6/1975) - Contra os Boatos


capa
Baixe o arquivo em pdf

«A crise económica do País exige muito trabalho e poucas palavras, o que, infelizmente, não é um hábito generalizado.

Se hoje venho falar a todos os portugueses é porque — como sempre que falo — entendo cumprir um dever ou prestar um serviço ao povo a que pertenço.

Entendo que, mais uma vez, se torna necessário sublinhar que estamos falando demasiado e trabalhando excessivamente pouco.

Vem isto a propósito de uma verdadeira ofensiva de boatos que, sobretudo nos últimos dias, está a conduzir o País a um ambiente doentio de agitação e ansiedade, clima muito propício a situações contra-revolucionárias, adverso da tranquilidade, da ordem e do trabalho.

Nesses boatos, cujas origens desconheço, o denominador comum é, essencialmente, a projecção da ideia de que há antagonismos graves no seio das Forças Armadas.

Afirmam-se divergências insanáveis no interior do M.F.A. incluindo entre elementos do Conselho da Revolução. As fontes dos boatos sempre afirmam o que desejariam, na esperança de provocar o acontecimento.

O boato — hoje como ontem — é sempre a arma traiçoeira com a qual o tímido ataca o forte e o Governo.

Como chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas cumpre-me informar, hoje e agora, sobre a situação das Forçai Armadas, o braço forte de um povo em marcha para o socialismo.

Não nego a existência de correntes de opinião entre militares como homens livres de um povo que se realiza.

Não negaria que, felizmente, no Conselho da Revolução temos o hábito de discutir livremente, com a serena certeza de que no curso dos trabalhos sempre encontraremos uma solução útil.

No entanto, só as forças contra-revolucionárias se podem interessar, a partir do salutar pluralismo de opiniões, extrapolar doentiamente para situações de confronto.

Hoje, como chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, vos afirmo que estamos coesos na acção, decididos a defender a ordem e a tranquilidade do povo português, determinados a vencer com disciplina e trabalho.

Não hesitarei em repetir que, neste momento, da nossa revolução socialista o que é essencial é trabalhar mais e produzir melhor.

Necessitamos de serenidade, de uma atmosfera de calma física e psíquica que nos conduza a patamares novos de tolerância e disciplina nos trabalhos e sacrifícios a enfrentar.

Antes de terminar, pediria a todos os portugueses que se tornassem verdadeiros revolucionários.

Hoje, um verdadeiro revolucionário é aquele que:

Termino com a esperança de que estamos pagando o preço de ser livres e apenas isso. Boa noite, o trabalho espera por nós.»

continua>>>
Inclusão 30/04/2019