Textos Históricos da Revolução

Organização e introdução de Orlando Neves


DO COPCON (19/6/1975) — O CASO RÁDIO RENASCENÇA


capa
Baixe o arquivo em pdf

Sobre os acontecimentos ontem verificados junto do Patriarcado, e fim de evitar previsíveis especulações não só quanto à actuação ali desenvolvida por forças do COPCON como, também, a finalidade da contramanifestação realizada, sentiu este Comando necessidade de tomar públicas as seguintes considerações:

1. Com concentração inicial na Praça do Comércio e com destino ao Patriarcado, foi legalmente convocada uma manifestação de apoio à luta que tem vindo a ser desenvolvida por parte de alguns trabalhadores da Rádio Renascença. Não se prevendo distúrbios nem a «ocupação selvagem» do Patriarcado, foram destacadas forças da P. M. e da P. S. P., em número considerado suficiente para a segurança do mesmo.

2. Entretanto, logo pela manhã, circulara pela cidade um Panfleto clandestino a convocar uma contramanifestação, redigido em linguagem tendenciosa, com a finalidade objectiva de se opor à manifestação já anteriormente anunciada, o que, além de constituir incitamento ao confronto físico, é manifestamente ilegal. Reforçando esta acção de distribuição de panfletos, sabe-se que em algumas igrejas foram feitos pelos respectivos padres, durante as suas homilias, apelos aos católicos para que acorressem ao Patriarcado, explorando assim os sentimentos religiosos destas pessoas, dando-lhes a entender que o seu bispo corria o perigo de ser agredido física e moralmente.

3. Veio posteriormente a verificar-se, frente ao Patriarcado, o confronto físico entre as duas facções e mesmo entre católicos, dado que no seio do numeroso grupo dos manifestantes se encontrava um forte núcleo do grupo conhecido como dos cristãos pelo socialismo.

4. Quando o conflito se agudizou, foi solicitado ao COPCON um reforço de forças que, para o local deslocadas, garantiram segurança física e o transporte dos contramanifestantes que se haviam refugiado no interior do Patriarcado. A operação de evacuação dos contramanifestantes em viaturas militares prolongou-se por toda a madrugada e pela manhã do dia 19, hipotecando totalmente as pacientes forças do COPCON na protecção daqueles, tendo a demora sido provocada pela apresentação de algumas exigências por parte dos contramanifestantes, na posse de alguns dos quais foram encontradas correntes de ferro, bastões metálicos e soqueiras, a atestar as intenções pouco pacíficas que os levavam à sua manifestação de apoio ao Patriarcado.»

continua>>>
Inclusão 14/05/2019