Textos Históricos da Revolução

Organização e introdução de Orlando Neves


COMUNICADO DA ASSEMBLEIA DO M.F.A.
(6-9-75)


capa
Baixe o arquivo em pdf

Reuniu na Escola Prática de Engenharia, em Tancos, a Assembleia do M.F.A. com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Informação sobre o processo de descolonização em Angola e Timor.
  2. Aprovação de normas regimentais.
  3. Reestruturação do Conselho da Revolução.

Foi feita uma exposição pelos representantes de Timor e Angola relatando a situação nos respectivos territórios. O sr. Presidente da República fez um breve comentário à situação nos territórios citados assim como à situação político-militar nacional, exortou por fim as Forças Armadas a unirem-se em tomo das medidas que irão ser tomadas para a resolução dos problemas apontados, especialmente os ligados à descolonização.

O sr. almirante Pinheiro de Azevedo, Primeiro-Ministro indigitado, relatou a situação no que toca ao estado actual dos contactos para a formação do Governo.

O sr. general Vasco Gonçalves fez a exposição dos seus pontos de vista sobre a actual crise político-militar, tendo no final declinado o lugar de chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, após o que se retirou.

Os chefes dos Estados-Maiores do Exército e da Força Aérea explicaram as razões que levaram a não haver delegados dos respectivos ramos e a quem representavam.

Procedeu-se, em seguida, à discussão sobre a reestruturação do Conselho da Revolução, tendo os três chefes de Estado-Maior apresentado os resultados das votações dos ramos.

Assim, os membros indicados pelos três ramos das Forças Armadas e que constituem actualmente o Conselho da Revolução são: S. Ex.ª o Presidente da República, general Francisco da Costa Gomes. Pelo Exército, general Otelo Saraiva de Carvalho, general Pinto Soares, brigadeiro Franco Charais, brigadeiro Pezarat Correia, capitão Vasco Lourenço, Capitão Sousa e Castro, capitão Marques Júnior. Pela Armada, vice-almirante Pinheiro de Azevedo, vice-almirante Rosa Coutinho, capitão-de-mar-e-guerra Ramiro Correia, capitão-de-fragata Martins Guerreiro, capitão-tenente Almada Contreiras, primeiro-tenente Miguel Judas. Pela Força Aérea, general Morais da Silva, general Pinho Freire, major Canto e Castro, major Costa Neves, major Pereira Pinto, capitão Graça e Cunha.

Foi decidido que o actual Conselho da Revolução procederá com urgência à sua reestruturação, a qual será apresentada à próxima Assembleia do M.F.A.

O caso do major Vítor Alves, Melo Antunes e Costa Martins, em relação à sua posição no Conselho da Revolução, será estudado pelo próprio Conselho.

O ponto dois, da ordem de trabalhos que referiu as normas regimentais da Assembleia do M.F.A., não foi discutido e foi remetido para estudo do Conselho da Revolução.

Pelo primeiro-sargento Gil, do Exército, foi entregue à Assembleia um sabre de honra, que lhe foi dado para o M.F.A. pelas Forças Armadas da Hungria, durante a recente visita que fez àquele país.

A Assembleia decidiu entregar o sabre ao Museu Militar.

continua>>>
Inclusão 19/05/2019