Textos Históricos da Revolução

Organização e introdução de Orlando Neves


COMUNICADO DO CONSELHO DA REVOLUÇÃO (11-9-75)


capa
Baixe o arquivo em pdf

«Foi aprovada uma proposta de reestruturação do C.R. cujos princípios respeitam a plataforma de Acordo Constitucional com os partidos e remete para as assembleias dos ramos respectivos a indicação dos seus representante, ficando assente que o Conselho da Revolução é constituído por 19 membros, incluindo o Presidente da República, que preside.

«Sob proposta do Gabinete de Angola da Presidência da República foi aprovado que uma comissão de 3 membros do C.R., um de cada ramo, se desloque a Angola após a formação do Governo, a fim de informar os militares das Forças Armadas Portuguesas sobre a situação portuguesa e suas perspectivas de evolução.

«Pelo almirante Pinheiro de Azevedo, 1.º Ministro indigitado, foi exposto o estado actual das diligências para a formação do Governo, tendo o C.R. apreciado com agrado a evolução das mesmas.

«A propósito de notícias e afirmações públicas sobre um possível regresso a Portugal do ex-general Spínola, o C.R. considera conveniente esclarecer que o ex-general continua a ser considerado como inculpado no golpe contra-revolucionário de 11 de Março, pelo que, se regressar a qualquer território sob administração portuguesa, será preso e aguardará julgamento em tribunal militar revolucionário, nas mesmas condições em que se encontram outros militares cujo grau de culpabilidade no abortado golpe de 11 de Março será provavelmente inferior».

continua>>>
Inclusão 19/05/2019