História do Partido dos Trabalhadores do Vietname


Conclusões


capa

A 3 de Fevereiro de 1970, o nosso Partido tem quarenta anos completos. No decorrer dos quarenta anos que acabam de passar, surgiram grandes mudanças no mundo e no nosso país. O nosso Partido e o nosso povo cresceram com uma rapidez prodigiosa. Há quarenta anos, o nosso povo levava, sob o jugo dos imperialistas e dos feudais, uma vida cheia de humilhações e de sofrimentos.

«Com a ocupação do Vietname pelos imperialistas franceses, disse o presidente Ho Chi Minh, o nosso país tornou-se uma colónia, e o nosso povo, em escravos sem pátria. O nosso solo natal era calcado pelas botas de um inimigo feroz. Durante dezenas de anos antes da fundação do Partido, a situação era tão sombria que parecia sem saída»(35).

O nosso Partido, tendo à cabeça o venerado e bem-amado camarada Ho Chi Minh, traçou para a classe operária e para o nosso povo uma via gloriosa e plena de promessas, transformou-se no firme dirigente da luta revolucionária difícil e heróica do nosso povo e o único organizador de todas as vitórias da revolução no nosso país. Foi assim porque o nosso Partido soube realizar estes pontos fundamentais:

1 — O nosso Partido teve sempre firmemente em conta a plataforma da classe operária; permaneceu absolutamente fiel aos interesses da classe operária e da nação e soube aplicar de uma maneira criadora o marxismo-leninismo às condições concretas do nosso país para definir uma linha e uma política justas e conduzir a revolução vietnamita de vitória em vitória. Não cessou de lutar contra as tendências reformistas da burguesia e aventureiristas da pequena burguesia no movimento nacional, contra as teses «esquerdistas» dos trotskistas no movimento operário, contra as tendências de direita e de «esquerda» no Partido em cada fase. A linha e a política do Partido reflectem os interesses fundamentais das largas massas populares e beneficiam do seu total apoio. Assim o nosso Partido pôde conquistar e conservar solidamente a direcção da revolução em todo o país e acabar com todas as manobras da burguesia nacional que tentava disputá-la.

2 — O marxismo-leninismo permitiu ao nosso Partido discernir bem o facto de que num país agrícola como o nosso, os camponeses constituem uma grande força revolucionária não só na revolução nacional democrática popular, mas ainda na revolução socialista. Os camponeses formam com os operários o grosso das forças da revolução. Através das diferentes fases do movimento revolucionário, o nosso Partido definiu no conjunto e resolveu com justeza a questão camponesa e consolidou sem cessar o bloco da aliança operário-camponesa. A prática revolucionária do nosso Partido mostrou que «só o bloco operário-camponês dirigido pela classe operária está em condições de derrubar de uma maneira resoluta e radical as forças contra-revolucionárias, tomar e consolidar o poder do povo trabalhador, cumprir as tarefas históricas da revolução nacional democrática e progredir para o socialismo»(36).

3 — Em cada etapa da revolução, o nosso Partido pôde reunir as forças patrióticas e progressistas numa larga Frente Nacional Única, baseada na aliança sólida dos operários e dos camponeses e colocada sob a sua direcção, realizar a unidade de acção destas forças para lutar contra o inimigo comum, os imperialistas e os seus lacaios, e realizar o programa da Frente. No decorrer da formação e da consolidação da Frente Nacional Única, o nosso Partido conduziu constantemente uma luta dupla contra a tendência sectária e a estreiteza de espírito que subestimavam a necessidade de reunir o maior número possível de forças e contra a tendência que concebia no seio da Frente uma união «no sentido único», sem luta, sem opor-se às tentativas de minimizar o papel dirigente do Partido e da posição dos operários e dos camponeses, fundamento da Frente Nacional Única.

4 — Na luta contra o inimigo de classe e da nação, o nosso Partido recorreu à violência revolucionária para se opor à violência contra-revolucionária, mobilizou as massas populares na insurreição e na guerra revolucionária para conquistar e salvaguardar o poder popular. Em cada fase, baseou-se na situação concreta do país para determinar as formas de luta revolucionária que melhor se adaptavam, utilizando e coordenando habilmente a luta armada e a luta política para derrubar o inimigo e assegurar a vitória. Deu uma grande importância à edificação das forças armadas populares compreendendo três categorias de tropas: tropas regulares, tropas regionais e milícias de guerrilha ou milícias de autodefesa. As forças armadas assim como as forças políticas de massas (isto é, as organizações políticas no seio da Frente Nacional Única) realizam uma coordenação estreita da luta armada com a luta política para destruir o inimigo.

5 — Uma vez o poder conquistado pelo povo, o nosso Partido vigiou constantemente para reforçá-lo e consolidá-lo. Por um lado, reprimiu os contra-revolucionários, manteve a ordem e a segurança, mobilizou e organizou as massas na resistência à agressão estrangeira, salvaguardou a independência e a unidade nacional, por outro lado desenvolveu os direitos democráticos do povo, mobilizou e exortou as massas a rivalizar de estímulo patriótico na edificação da vida nova, no desenvolvimento económico e cultural e no melhoramento constante das condições de vida da população. O Partido considera que este poder deve ser um poder de ditadura democrática popular assumindo a tarefa histórica da ditadura dos operários e dos camponeses na etapa da revolução nacional democrática popular e a tarefa histórica de ditadura do proletariado no período de transição ao socialismo e ao comunismo.

6 — A revolução vietnamita é parte integrante da revolução mundial. As suas vitórias são inseparáveis do apoio caloroso dos países socialistas irmãos, do movimento comunista e operário internacional, do movimento de libertação nacional, de paz e de democracia no mundo. Eis porque o nosso Partido se dedica sem cessar a reforçar a solidariedade internacional. Precisamente porque o nosso Partido soube aliar o movimento revolucionário no nosso país ao movimento revolucionário internacional da classe operária (e inclusive nos países imperialistas agressores) e ao movimento de libertação dos povos oprimidos, pôde ganhar para a causa vietnamita numerosos aliados no estrangeiro, dando-lhe novas forças para alcançar a vitória e dar uma contribuição digna ao movimento revolucionário mundial.

★ ★ ★

Em resumo, a história dos quarenta anos de actividade do nosso Partido, o Partido do presidente Ho Chi Minh, é uma história gloriosa cheia de sacrifícios e de privações. É a história da vanguarda, do estado-maior da classe operária vietnamita que dirigiu o nosso povo contra os Japoneses, pelo derrube do poder fantoche pró-nipónico, depois empreendeu vitoriosamente a Revolução de Agosto, fundou a República Democrática do Vietname, primeiro Estado de democracia popular no Sudeste Asiático, levantou e conduziu à vitória uma resistência de longa duração contra os colonialistas franceses agressores, rematou a revolução nacional democrática popular no Norte e fê-lo passar à revolução socialista e, actualmente, dirigiu todo o nosso povo na sua luta patriótica contra a agressão americana a fim de libertar o Sul, defender o Norte e encaminhar-se para a reunificação pacífica do país.

Quantos comunistas e patriotas desafiaram a morte para que a Pátria viva. Quantos militantes se sacrificaram pelos nobres ideais do Partido. Quando um combatente caía, um outro tomava o seu lugar. Vaga após vaga, os nossos homens lançavam-se ao assalto, desprezando perigos e obstáculos para construir o Vietname de hoje.

Tal foi o caminho já percorrido. O caminho que falta percorrer está cheio de obstáculos. Esperam-nos tarefas grandiosas e difíceis. O nosso Partido deve dirigir todo o nosso povo na sua luta para vencer totalmente o imperialismo americano agressor, agente internacional, inimigo comum do povo vietnamita e de toda a humanidade. Ao mesmo tempo, deve dirigir a classe operária e o povo vietnamita na edificação do socialismo num país agrícola atrasado que deve queimar a etapa de desenvolvimento capitalista. Nesta base, o nosso Partido deverá dirigir todo o nosso povo na edificação de um Vietname pacífico, reunificado, independente, democrático e próspero.

Que todos os militantes, todas as nossas forças armadas e todo o nosso povo, plenos de confiança e de orgulho, cerrem as suas fileiras, desenvolvam o heroísmo revolucionário e as nossas belas tradições nacionais, ultrapassem todas as provas, façam todos os sacrifícios, realizem resolutamente a linha e a política justas do Partido e levem a bandeira invencível do presidente Ho Chi Minh até ao objectivo final.


Notas de rodapé:

(35) Alocução por ocasião do 30.° aniversário da fundação do Partido. (retornar ao texto)

(36) Ho Chi Minh: A grande Revolução de Outubro abriu a via à libertação dos povos. Ed. Su That, Hanói, 1967, p. 10. (retornar ao texto)

Inclusão 09/01/2015