Stálin e as Forças Armadas Soviéticas

N. Bulgánin(1)

21 de Dezembro de 1949


Primeira Edição: Publicado na "PRAVDA", de Moscou, a 21 dc dezembro de 1949.
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 26 - Maio de 1950.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Dezembro 2008.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

foto

HOJE, todos os povos da nossa Pátria e os trabalhadores do mundo inteiro homenageiam o nosso grande chefe e sábio mestre, nosso melhor amigo — o camarada Stálin, por ocasião de seu 70° aniversário.

Há mais de 50 anos, o camarada Stálin vem lutando pela felicidade dos trabalhadores. Sua vida, cheia de trabalho abnegado, é um exemplo que inspira todos os homens soviéticos e os trabalhadores de todos países.

O nome do camarada Stálin é o mais caro e querido da humanidade trabalhadora. Stálin é o símbolo de tudo quanto é avançado, de tudo quanto é progressista.

Stálin é o continuador genial da obra imortal de Lênin, é o inspirador e o organizador da construção do comunismo em nosso país.

Stálin é o criador das forças armadas soviéticas, o grande comandante da época atual. Sob sua direção, foram criadas, desenvolvidas e reforçadas as nossas forças armadas. Sob sua direção, elas desbarataram os inimigos nos anos da guerra civil, defenderam a liberdade e a independência do nosso país na Grande Guerra Patriótica, salvaram os povos do mundo da ameaça de escravização pelo fascismo alemão. Stálin é o criador da ciência militar de vanguarda: a ciência militar soviética.

I — O Construtor da Defesa Nacional da URSS

O ESTADO soviético, nascido nos combates revolucionários, precisava de uma defesa segura contra os atentados dos inimigos externos e internos. Por isto, diante do Partido Bolchevique, levantou-se a tarefa de armar a revolução, organizar o exército da revolução. O destino de todas as conquistas revolucionárias do nosso povo, dependia da rapidez da solução desta tarefa muito complexa.

A criação do exército do primeiro Estado socialista do mundo, foi uma obra nova e extraordinariamente difícil. O nosso Partido teve de organizar um exército como a história não conhecia. Era necessário elaborar os princípios da construção de um exército de novo tipo, selecionar e promover novos quadros de comando, dedicados à revolução, educa-los no espírito da disciplina revolucionária, no espírito da fidelidade ao poder soviético fornecer ao exército tudo quanto era necessário, nas condições de uma economia arruinada. Tudo isto teve de ser realizado nas difíceis condições da intervenção militar já iniciada contra a nossa Pátria pelos imperialistas da Alemanha, da Inglaterra, da França, dos Estados Unidos, do Japão e de outros países.

Somente grandes chefes como Lênin e Stálin poderiam levantar o povo para vencer as dificuldades incríveis e criar uma segura defesa militar do Estado soviético. Graças a sua vontade e a seus esforços, foi criado o exército do Estado proletário que, desde os primeiros dias de sua existência, foi o baluarte fiel não somente das conquistas da Grande Revolução Socialista de Outubro, como também o defensor fiel dos interesses dos trabalhadores do mundo inteiro.

Prevendo genialmente a inevitabilidade de severas provas militares para o Estado soviético, o camarada Stálin, com a decisão que lhe é própria, disse ao Partido e ao povo que ou criaríamos um exército regular, rigorosamente disciplinado, e defenderíamos a República, ou não o faríamos então, a causa estaria perdida.

Este exército regular, de novo tipo, exército dos operários e camponeses libertos, foi criado pelo Partido Bolchevique, e este é um grande mérito do camarada Stálin diante da nossa Pátria e dos trabalhadores do mundo inteiro.

Nos anos da guerra civil, quando se decidia a sorte do poder soviético, o camarada Stálin, ao lado de Lênin, realizou um trabalho gigantesco, mobilizando todas as forças e recursos do país, a fim de vencer os intervencionistas e os guardas-brancos. O camarada Stálin selecionou e educou os quadros militares, criou o aparelho político do Partido no exército, ensinou aos comissários militares a arte de dirigir politicamente as tropas.

Não houve uma única questão relativa a organização da defesa armada do país, em cuja elaboração e realização o camarada Stálin não tivesse tido uma participação dirigente. O camarada Stálin foi o criador dos mais importantes planos estratégicos militares e o dirigente imediato das operações decisivas das tropas soviéticas. Na zona de Tzaritzin e em Perm, na zona de Petrogrado e contra Denikin, a Oeste contra a Polônia dos grandes proprietários rurais e no sul contra Vrânguel, por toda parte a vontade de ferro e o gênio estratégico do camarada Stálin garantiram a vitória das tropas soviéticas.

Na história da luta heróica do nosso povo pelo reforçamento do poder dos Soviéts, pela liberdade e independência da nossa Pátria, ficou inscrito, para sempre, o nome do grande chefe e comandante, o inspirador e organizador das vitórias sobre os inúmeros inimigos — o nome do camarada Stálin.

A derrota dos intervencionistas nos anos da guerra civil, não eliminou o perigo de novas aventuras militares dos imperialistas contra a nossa Pátria socialista. Era necessário aproveitar a trégua conquistada, a fim de preparar o país para as novas provas militares.

O camarada Stálin exortou freqüentemente o Partido e o povo soviético a lembrarem-se sempre da ameaça de agressão armada e a estarem alertas e preparados, a fim de que nenhum acaso e nenhuma trama dos inimigos externos pudessem pegar-nos de surpresa.

Quando morreu o grande Lênin, o camarada Stálin, em nome do Partido Bolchevique, fez o juramento histórico de não poupar esforços, a fim de elevar incansavelmente a capacidade de defesa do Estado soviético, consolidar por todos os meios suas forças armadas.

Um mérito extraordinário do camarada Stálin, diante do nosso povo, diante da história, consiste em que ele encontrou e indicou os caminhos e os meios justos para reforçar a potência da União Soviética. Uma condição decisiva e a premissa principal no cumprimento desta tarefa importantíssima, foi a política stalinista de industrialização do país e de coletivização da agricultura.

Sob a direção do camarada Stálin, o povo soviético, num prazo breve, transfigurou radicalmente o país, transformando-o numa potência industrial avançada, militarmente poderosa, capaz de produzir, em proporções gigantescas, os materiais de guerra modernos.

Agora, cada um compreende que, se nos anos da Grande Guerra Patriótica, o nosso país teve uma poderosa base econômica militar, organizada, que assegurou completamente as nossas necessidades colossais de armamentos, munições, equipamentos e víveres, só foi possível graças à sábia política stalinista, à solicitude incansável do camarada Stálin pelas forças armadas de nossa Pátria.

Todo o imenso trabalho para produzir materiais de guerra para o nosso exército, aviação e marinha, foi feito sob a direção imediata do camarada Stálin. Ele examinou pessoalmente todos os detalhes da criação dos novos modelos de armamentos. Sob sua direção, foram convocadas reuniões de construtores, aviadores, tanquistas. artilheiros, marinheiros e dirigentes da nossa indústria, reuniões dedicadas às questões da construção de novos aviões, tanques, armas de artilharia, navios de guerra, material bélico, etc.

O camarada Stálin tem manifestado sempre uma solicitude paternal pela criação de quadros militares, educando-os no espírito de uma dedicação sem limites ao Partido Bolchevique, no espírito do patriotismo soviético, para servir abnegadamente o povo. Se o nosso exército, disse o camarada Stálin, tiver, em quantidade suficiente, verdadeiros quadros retemperados, ele será invencível. A Guerra Patriótica mostrou que os quadros militares soviéticos, educados pelo grande Stálin, se encontram em todos os sentidos, à altura das exigências da ciência militar soviética.

Um mérito incalculável do camarada Stálin diante da Pátria é o esmagamento dos agentes do inimigo em nosso país. A liquidação dos inimigos do povo soviético — os trotsquistas, os partidários de Bukárin e outros mercenários do imperialismo, que tentavam minar a potência econômica e militar do nosso país e criar uma situação favorável aos imperialistas em caso de guerra — teve uma importância decisiva na obra da construção vitoriosa do socialismo e reforçamento da capacidade de defesa do Estado soviético. O esmagamento dos inimigos do povo equivaleu à vitória numa grande batalha.

Para o aumento ulterior da potência militar do nosso país, teve uma importância excepcional o trabalho do Partido Bolchevique para reforçar em todos os aspectos o Estado soviético, na base da doutrina completa e acabada do camarada Stálin sobre o papel e as tarefas do Estado socialista nas condições do cerco capitalista.

Orientando-se pela doutrina do camarada Stálin sobre o Estado socialista, o Partido Bolchevique e o Governo soviético tomaram medidas práticas no sentido do fortalecimento ulterior do Exército Soviético e a Frota Militar. De acordo com as novas condições criadas, foi modificado o sistema de recrutamento do nosso exército. Por iniciativa e com a participação pessoal do camarada Stálin, foi elaborada a lei do serviço militar obrigatório, e entraram em vigor novos regulamentos e instruções.

Graças à direção do camarada Stálin, as forças armadas soviéticas transformaram-se numa força terrível para os nossos inimigos.

Trabalhando infatigàvelmente para reforçar a potência do Estado soviético, o camarada Stálin, ao mesmo tempo, orientou a política externa do nosso país no caminho da luta pela paz e pela segurança dos povos. Alertou muitas vezes os povos do mundo sobre a preparação de uma guerra de conquista pela Alemanha fascista e pelo Japão imperialista.

O camarada Stálin chamou os povos amantes da liberdade a congregarem-se para lutar contra os incendiários de guerra e refrear os agressores fascistas. Entretanto, os governos imperialistas, sobretudo dos Estados Unidos, da Inglaterra e da França, não somente não tomaram medidas para evitar a guerra, como também estimularam, por todos os modos, os fascistas alemães e os instigaram à guerra contra a União Soviética. Os povos da Europa, durante a segunda guerra mundial pagaram essa política traidora dos governos imperialistas com a morte e os sofrimentos de milhões de homens, com a destruição devastadora de cidades e aldeias.

II — O Comandante da Vitória Contra o Fascismo

A AGRESSÃO da Alemanha fascista criou um perigo de morte para a nossa Pátria. Os hitleristas estabeleceram abertamente, como finalidade, aniquilar o Estado soviético e escravizar o nosso povo. A questão era de vida ou de morte para os povos da União Soviética. Os pensamentos e as esperanças de todos os homens soviéticos, estavam voltados para o camarada Stálin. Nesses dias difíceis e terríveis para a nossa Pátria, manifestou-se, com toda a força, a grandeza do nosso chefe e mestre, camarada Stálin. Ele chamou a si toda a responsabilidade pelo destino do país e do povo, dirigindo, como Comandante em Chefe, a luta contra a invasão inimiga. Isto salvou a nossa Pátria da escravidão e da ruína, e nos conduziu às grandes vitórias históricas.

Já nos primeiros dias da guerra, o camarada Stálin conclamou os homens soviéticos à Grande Guerra Patriótica, ao esmagamento do inimigo, à luta abnegada pela vitória. Em sua mensagem ao povo, a três de julho de 1941, ele revelou o caráter justo da nossa guerra, desmascarou o mito da invencibilidade do exército hitlerista, predisse a inevitabilidade de sua derrota, traçou o programa claro do esmagamento dos usurpadores fascistas alemães e definiu as tarefas do povo e do exército na guerra. O camarada Stálin chamou o Partido e os homens soviéticos a reconstruírem todo o trabalho no sentido militar, subordinarem tudo aos interesses da frente de batalha, às tarefas da organização do esmagamento do inimigo, defenderem cada palmo da terra soviética, esgotarem o inimigo, atearem na retaguarda do inimigo o fogo da guerra de guerrilhas.

Todos se lembram também da grande força mobilizadora do discurso histórico do camarada Stálin na Praça Vermelha, em Moscou, a 7 de Novembro de 1941. Este discurso estava saturado de uma fé inabalável em nossa vitória. Como é sabido, naqueles dias, a situação era extremamente séria. O inimigo encontrava-se às portas de Moscou e de Leningrado. Cada cidadão soviético tinha o sentimento de inquietação pela Pátria. Neste ambiente pesado, repercutiu o discurso do nosso chefe, cheio da convicção profunda no triunfo, na vitória da nossa causa justa. O camarada Stálin disse — será possível duvidar de que possamos e devamos vencer os invasores alemães? O diabo não é tão feio como o pintam. A Alemanha fascista arrebentará sob o peso de seus crimes.

O discurso do camarada Stálin levantou o espírito do nosso povo e suscitou, nas tropas, um entusiasmo nunca visto. "Stálin está conosco. Stálin disse: triunfaremos. Por conseguinte, assim será" .— diziam, naqueles dias da guerra, os combatentes e todo o povo.

Um mês depois, na batalha de Moscou, nossas tropas conquistaram uma vitória notável sobre o exército hitlerista. Toda a marcha desta batalha grandiosa foi dirigida pessoalmente pelo camarada Stálin. Ele inspirou e orientou as operações de nossas unidades.

Na batalha de Moscou, manifestaram-se com uma força especial a sabedoria e a intrepidez do camarada Stálin. Apesar da situação difícil da frente de batalha, o camarada Stálin não permitiu que as reservas fossem gastas prematuramente. O comando da frente ocidental, sabendo que, à disposição do Quartel General, existiam grandes reservas na zona de Moscou, fez um pedido de reforços. Entretanto, o camarada Stálin exigiu que o inimigo fosse detido com as forças existentes naquela frente. Pouco depois, tornou-se compreensível a sabedoria da decisão stalinista. O camarada Stálin deixou as reservas para uma contra-ofensiva decisiva. No momento preciso, a frente de batalha recebeu reservas em quantidade suficiente, e isto teve uma importância decisiva na obra do esmagamento do inimigo na zona de Moscou.

Na marcha ulterior da Grande Guerra Patriótica, o gênio do camarada Stálin manifestou-se com uma profundeza e clareza ainda maiores, isto é mostrado pelos resultados de batalhas tão notáveis como a de Stalingrado, a de Kursk, as operações de ofensiva em 1944, sobretudo a operação para libertar a República Socialista Soviética da Bielo Rússia e sua capital, a cidade de Minsk, das garras dos invasores alemães operação que terminou com a derrota do agrupamento central das tropas alemãs e o extermínio quase total e aprisionamento de seus efetivos; a ofensiva no inverno de 1945 e a operação final da guerra — a tomada de Berlim, que foi o triunfo mais extraordinário da arte de comando stalinista.

Cumprindo as indicações do camarada Stálin, nossa marinha de guerra foi o auxiliar fiel das tropas de terra e, nas comunicações do inimigo, durante os anos da guerra, meteu a pique muitos navios do inimigo, escrevendo novas páginas no livro das glórias navais russas.

Todas as operações da Grande Guerra Patriótica, foram traçadas pelo camarada Stálin e realizadas sob sua direção. Não houve uma única operação de cuja elaboração ele não tivesse participado. Antes de aprovar definitivamente o plano desta ou daquela operação, o camarada Stálin submetia-o a uma discussão e exame completos com seus companheiros de armas mais próximos. O camarada Stálin escutava indefectivelmente as opiniões e as propostas dos comandantes das frentes de batalha, da marinha e do exército, manifestando a deferência e a atenção que lhe são próprias para com todas as observações e propostas feitas.

O camarada Stálin prestava uma atenção especial à preparação das operações, assegurando-lhes tudo quanto era necessário e, em primeiro lugar, aviões, canhões e tanques. Ele sempre partiu do princípio de que era necessário bater o inimigo na certa, com o mínimo de perdas.

O camarada Stálin dirigia pessoalmente toda a marcha de cada operação. Diariamente e, em certas ocasiões, várias vezes por dia, ele controlava o cumprimento de suas indicações, dava conselhos e introduzia correções nas decisões dos comandantes, se havia necessidade disto.

A fim de controlar no local o estado de preparação das tropas para realizarem a operação marcada, o camarada Stálin percorria pessoalmente a frente de batalha. Antes do começo da operação de Smolensk, ele esteve na frente ocidental. Chegando ao posto de comando da frente, o camarada Stálin verificou a preparação do comando da frente e das tropas para a operação, deu indicações completas e extremamente claras sobre a disposição das forças, sou suprimento de aviões, tanques, armas de artilharia e todos os outros meios de reforçamento e abastecimento. O camarada Stálin chamou a atenção do comando para determinadas etapas da operação, para diferentes fases do desdobramento das operações militares. Para o comando da frente de batalha, tornou-se ainda mais clara a importância da operação marcada e, como é sabido, esta operação terminou num grande êxito, conseguido em completa concordância com o plano aprovado pelo Quartel General.

III — O Criador da Ciência Militar de Vanguarda

A VITÓRIA histórica das forças armadas soviéticas na Grande Guerra Patriótica, é a prova prática da força e da vitalidade da ciência militar soviética.

Já nos anos da guerra civil, o camarada Stálin lançou os fundamentos da nova ciência militar soviética, avançada, e as nossas forças armadas, no decorrer de toda a sua história, prepararam, treinaram e travaram operações militares segundo as leis da ciência militar stalinista. Esta ciência, baseada na doutrina marxista-leninista, ciência que sorveu tudo quanto havia de melhor na arte militar do passado, dá respostas completas a todos os problemas da condução da guerra contemporânea e da conquista da vitória nessa guerra.

A ciência militar, criada pelo camarada Stálin, abarca não somente as questões da tática, da arte operativa e da estratégia, isto é, as questões próprias da arte militar, como também as questões das possibilidades econômicas e morais, tanto do próprio país como do país inimigo.

A genialidade do camarada Stálin como teórico militar consiste, antes de tudo, no fato de que, generalizando a experiência das guerras, pela primeira vez na história ele criou a ciência militar que, audazmente, saiu fora dos limites da arte militar e, deste modo, rompeu com as tradições da velha arte militar "clássica", que abarcava unicamente as questões da tática e da estratégia.

A ciência multar stalinista exige, além da existência de planos estratégicos e operativos justos, que esses planos sejam realmente garantidos pelas possibilidades econômicas do país. Ela considera que a existência de bons planos estratégicos e operativos, embora seja uma condição importante para ganhar a guerra, por si mesma, sem ter em conta as possibilidades econômicas, não basta para a vitória.

O camarada Stálin liga a questão da vitória na guerra moderna ao caráter político da guerra. Como o camarada Stálin ensina, existem guerras libertadoras e justas, mas existem também guerras de saque e de conquista. As guerras travadas no interesse e em defesa do povo, contribuem para manter o estado moral do povo e do exército num nível superior durante toda a guerra. As guerras que são travadas contra os interesses do povo, não contribuem para isto. A ciência militar soviética considera, além disto, que a existência de bons planos militares e de grandes possibilidades econômicas, pode mostrar-se insuficiente para a vitória, se ainda não existe uma condição — o estado moral elevado do povo e do exército, no correr de toda a guerra.

O camarada Stálin também elaborou em todos os seus aspectos as questões da arte militar como parte integrante da ciência militar.

Ele criou a teoria da arte operativa e a tática e estratégia contemporâneas.

A arte militar stalinista caracteriza-se pelo método criador de abordar a questão da escolha das formas e dos modos de luta contra o inimigo. A ela são estranhos a padronização e o dogmatismo, inerentes à arte militar burguesa.

Uma particularidade importantíssima da arte militar criada pelo camarada Stálin é a preparação e a garantia meticulosas das operações. O camarada Stálin sempre assinalou que elaborar um bom plano de operação ainda não significa preparar uma operação. O plano da operação é apenas o começo da obra. Têm uma importância decisiva a preparação para cumprir o plano, assegurar sua execução em todos os sentidos: em homens, materiais de guerra, reservas, etc.

A arte militar stalinista manifestou-se nitidamente nas operações da Grande Guerra Patriótica, de uma envergadura nunca vista, e cujo traço característico foi sua excepcional sujeição ao objetivo proposto.

Cada operação, nos anos da Grande Guerra Patriótica, distinguiu-se pela originalidade do plano e pela originalidade criadora com que foi realizada. O camarada Stálin soube encontrar em cada ocasião os métodos, as fôrmas, e os processos operativos que correspondiam, do modo mais completo, aos objetivos traçados, às circunstância que se tinham formado e, ao mesmo tempo, eram surpresas para o inimigo.

Um mérito notável do camarada Stálin como teórico militar, foi sua elaboração das questões da defesa ativa e da contra-ofensiva. É difícil superestimar, para a vitória das forças armadas soviéticas na Grande Guerra Patriótica, a importância da teoria stalinista dessas questões e da arte stalinista na aplicação desta teoria. Para ter-se uma idéia desta importância, basta lembrar o papel que as batalhas de Moscou, Stalingrado e Kursk tiveram na guerra, batalhas que foram modelos clássicos da defesa ativa e da contra-ofensiva.

A arte militar criada pelo camarada Stálin, distingue-se também pela solução dada a um problema tão importante como o problema da coordenação de todas as armas no combate e as operações, sobre a base da aplicação em massa da artilharia, dos tanques e da aviação.

O camarada Stálin focalizou de um modo novo e resolveu todas as questões fundamentais da moderna operação ofensiva e defensiva. Esta foi uma das superioridades mais importantes das forças armadas soviéticas sobre o inimigo.

Assim, graças ao gênio militar do camarada Stálin, as nossas forças ultrapassaram as forças dos invasores fascistas alemães não somente no terreno econômico e moral, como também no terreno militar.

Por isto, o nosso povo com toda razão considera o criador da ciência militar soviética, o camarada Stálin, o maior comandante.

IV — O Grande Educador dos Combatentes Soviéticos

É MARAVILHOSAMENTE vasto e universal o número de questões de que o camarada Stálin se ocupa, como chefe do povo soviético e guia do nosso Estado, como o organizador e dirigente das forças armadas soviéticas. Não existe uma única questão, ligada à vida das nossas tropas, que não tenha atraído a atenção do camarada Stálin.

O estudo da atividade extraordinariamente multiforme do camarada Stálin nos anos da Grande Guerra Patriótica, tem uma importância imensa e é necessário para a construção ulterior das nossas forças armadas e para a educação dos nossos quadros militares.

O camarada Stálin selecionou, educou e promoveu novos quadros notáveis de comandantes soviéticos, que mostraram uma arte notável na realização de seus planos geniais. Ele estuda com atenção e seleciona os nossos quadros militares, conhecendo pessoalmente os generais, os almirantes e muitos oficiais.

Trabalhando, nos anos da Grande Guerra Patriótica, na solução dos problemas estratégicos e operativos, o camarada Stálin estudou com atenção a experiência de combate das tropas. Frequentemente, ele se aconselhava com os combatentes das frentes de batalha — oficiais e generais, sobre os novos métodos de combates e operações e, tendo em conta a experiência destes combatentes, elaborou a tática das operações de nossas tropas na ofensiva e na defensiva. Eram convidados às reuniões com o camarada Stálin, tanto os chefes militares superiores, como os comandantes dos regimentos, dos batalhões e outros oficiais do exército e da marinha. Durante toda a guerra, os combatentes soviéticos sentiram invariavelmente a grande solicitude de seu chefe. O camarada Stálin exigia dos comandantes que fossem solícitos com os homens e poupassem cada lutador. Ensinou-lhes a aplicar ampla e inteligentemente a manobra, a utilizar o material a fim de esmagar e aniquilar o inimigo, a não permitir a realização de ataques não preparados contra os pontos fortificados e a não lançar as tropas contra um inimigo não reconhecido.

O camarada Stálin sempre prestou uma grande atenção às condições de vida dos soldados e marinheiros. Ele se interessava pelo regime alimentar, pela qualidade do equipamento e pelo peso das armas que os soldados carregavam. Em suas ordens, o camarada Stálin assinalou muitas vezes que a preocupação pela alimentação dos soldados e por suas condições de vida é uma obrigação sagrada dos comandantes e que estes, de modo mais rigoroso, devem fazer com que cheguem aos combatentes todos os víveres determinados segundo as normas estabelecidas, fazer com que os alimentos, de boa qualidade, quentes e bem preparados, cheguem a tempo aos soldados nas trincheiras, nos fortins, nas blindagens e nas construções subterrâneas. Graças à atenção contínua do camarada Stálin para com as questões do abastecimento material das tropas, os nossos combatentes na frente de batalha eram bem alimentados e vestidos com boa roupas de lã.

Foi muito grande a solicitude do camarada Stálin pela educação política das tropas soviéticas. Orientando-se pelas indicações do camarada Stálin, o Partido Bolchevique esclareceu sempre aos combatentes soviéticos o sentido e as finalidades da guerra, incutia neles a consciência elevada do dever patriótico, a bravura sem limites, a audácia, ensinava-lhes a impavidez e a disciplina.

Os combatentes do Exército Soviético e da Marinha de Guerra corresponderam à imensa solicitude do camarada Stálin, manifestando dedicação ilimitada a seu chefe e comandante. Para os combatentes soviéticos, o nome de Stálin tornou-se o símbolo da grandeza do nosso povo e do seu heroísmo. Eles marchavam para o combate com a palavra de ordem: — "Por Stálin, pela Pátria!"

O camarada Stálin interessou-se sempre pela aplicação dos diversos tipos de armamentos no combate e por sua eficiência, extraindo daí as necessárias deduções práticas. Em agosto de 1941, quando eram travados combates encarniçados na zona de Smolensk, num dos setores da frente, um batalhão inimigo, que marchava ao combate, de um modo presunçoso e arrogante, foi aniquilado por uma descarga de nossos morteiros reativos (Katiúcha), então pouco conhecidos. A eficiência deste tipo de armamento causou pânico entre os hitleristas. Sabendo deste caso, o camarada Stálin, imediatamente, deu a ordem de desenvolver por todos os modos a produção deste novo tino de armamento. Num prazo breve, os morteiros reativos foram distribuídos amplamente no seio do nosso exercito.

Nos anos da guerra, o camarada Stálin ocupou-se detalhadamente das questões da elaboração e introdução de novos tipos de materiais de guerra, mais aperfeiçoados, sobretudo da artilharia, dos tanques e dos aviões. Aconselhando-se com os cientistas, os construtores, os dirigentes de empresas, Stálin colocou diante deles as tarefas concretas para criar novos modelos de armamentos. O camarada Stálin sustentou por todos os modos o movimento dos inovadores e racionalizadores na industria, inspirando os operários os engenheiros e técnicos no trabalho criador.

Por indicação do camarada Stálin e sob a sua direção, com os esforços de seus companheiros mais próximos e fiéis, e de todo o Partido Bolchevique, foi realizado um imenso trabalho de organização econômica, para reconstruir toda a economia nacional, a fim de assegurar as necessidades da frente de batalha. Em conseqüência disto, o nosso país, num prazo breve, conseguiu uma base econômica militar organizada, que crescia rapidamente e não somente satisfazia as necessidades da frente e da retaguarda, como também oferecia a possibilidade de criar reservas. O Partido Bolchevique unificou totalmente e orientou no sentido do objetivo comum, todos os esforços dos homens soviéticos, subordinando todas as forças e recursos do povo soviético à obra do esmagamento do inimigo. Durante a guerra, o Partido uniu-se ainda mais ao povo, ligou-se ainda mais estreitamente às amplas massas trabalhadoras.

V — O Guia dos Povos na Luta Pela Paz

A IMPORTÂNCIA histórica mundial da nossa vitória na Grande Guerra Patriótica consiste, antes de tudo, em que, apesar dos cálculos da reação internacional, a causa do socialismo reforçou-se imensamente.

Em conseqüência da segunda guerra mundial, uma série de Estados desprendeu-se para sempre do sistema capitalista e colocou-se no caminho assinalado por Lênin e Stálin. Já no XVII Congresso do nosso Partido, o camarada Stálin, advertindo os agressores, disse que se eles desencadeassem a segunda guerra mundial, em conseqüência dela desapareceriam alguns Estados burgueses. Assim sucedeu.

O apoio desinteressado do povo soviético e do seu exercito, fez com que os trabalhadores de uma série de países do Centro e Sudeste da Europa se libertassem não somente da escravidão fascista, como também do jugo dos grandes proprietários rurais e capitalistas, e se colocassem firmemente no novo caminho — o caminho da construção do socialismo. Os povos da Polônia, da Tchecoslováquia, da Hungria, da Bulgária, da Rumania e da Albânia, marcham vitoriosamente por este caminho, sob a direção de seus Partidos Comunistas e Operários.

No caminho das transformações democráticas revolucionárias, levantou-se o grande povo chinês que, sob a direção do Partido Comunista, com Mao Tse-Tung à frente, acabou com a dominação secular dos exploradores estrangeiros e chineses. A vitória histórica do povo chinês teria sido impossível sem a doutrina de Lênin e Stálin, sem a vitória do socialismo em nosso país, sem a vitória da União Soviética sobre a coligação fascista.

A União Soviética colocou-se à frente do campo democrático e realiza com decisão e tenacidade a política de paz. O programa de restabelecimento e desenvolvimento ulterior da nossa economia socialista, programa lançado pelo camarada Stálin em sua intervenção na reunião do distrito eleitoral Stálin, da cidade de Moscou, a 9 de fevereiro de 1946, o plano qüinqüenal da economia nacional, posterior à guerra, o plano da criação de zonas florestais e de defesa dos campos, no sentido de transformar a natureza no interesse do povo, e muitas outras medidas importantes, tomadas pelo Partido e pelo Governo por iniciativa do camarada Stálin, mostram a aspiração sincera do povo soviético no sentido da paz e do trabalho criador, em prol da construção do comunismo.

Em torno da União Soviética, congregam-se os inúmeros partidários da paz. A frente dos partidários da paz aumenta em força capaz de refrear os novos pretendentes à dominação mundial.

O congresso mundial dos partidários da paz celebrado em Paris e Praga e os congressos da paz feitos em muitos países, mostraram claramente como é grande nas massas a influência da idéia da paz e a confiança dos trabalhadores de todos os países na política de paz do nosso Estado. Os incendiários de uma nova guerra não conseguirão realizar seus planos, pois, diz o camarada Stálin, estão muito vivos na memória dos povos os horrores da guerra passada e são muito grandes as forças que defendem a paz.

Hoje, neste dia que é uma festa de toda a humanidade progressista de todo coração e com uma ardente gratidão, dizemos novamente — o gênio e a vontade férrea de Stálin asseguraram ao povo soviético, em prazos históricos de uma brevidade nunca vista, a vitória do socialismo em nosso país e um desenvolvimento tal da economia, que preparou a Pátria para duras provas por que ela passou a partir de 22 de junho de 1941.

O gênio e a vontade férrea de Stálin, na guerra passada, asseguraram a derrota do inimigo e salvaram o povo soviético do perigo de ser escravizado pelo fascismo.

O gênio e a vontade férrea de Stálin asseguram, agora, os êxitos do povo soviético na construção do comunismo e auxiliam todo o campo democrático, dirigido pela União Soviética, a lutar com êxito pela causa da paz.

Stálin é a bandeira, o orgulho e a esperança de toda a humanidade progressista.

Longos anos de vida ao nosso querido e amado chefe, o nosso mestre o grande Stálin!


Notas de rodapé:

(1) Nikolai Bulganin: Primeiro-ministro soviético de 1955 a 1958. (retornar ao texto)

* * *

"Os Partidos Comunistas e Operários devem reunir as amplas massas para defender os direitos e as liberdades democráticas, explicando-lhes incansavelmente que a defesa da paz está indissoluvelmente ligada à defesa dos interesses vitais da classe operária e. de todos os trabalhadores, que a luta pela paz é, ao mesmo tempo, a luta contra a miséria, a fome e o fascismo".
M. Suslov

logomarca problemas
Inclusão 23/12/2008