Documentos

1950


Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 28 - Julho de 1950.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Mensagem do Primeiro Ministro da Índia, Pandit Jawaharlal Nehru, de 13 de Julho, ao Presidente do Conselho de Ministro da URSS J. V. Stálin

Nas conversações que nosso embaixador manteve com o Ministro de Negócios Estrangeiros, em Moscou, explicou a posição da Índia no conflito coreano. O objetivo da Índia consiste em localizar o conflito e cooperar para a rápida solução pacifica eliminando o atual impasse no Conselho de Segurança, a fim de que o representante do Governo Popular da China possa ocupar seu lugar no Conselho, a URSS possa se reintegrar nele e, nos limites do Conselho, e fora dele, por meio de um contado não oficial, a URSS, os Estados Unidos e a China, com a ajuda e a colaboração de outros Estados amantes da paz, possam encontrar uma base para por fim ao conflito e para a solução definitiva do problema coreano. Plenamente seguro da decisão de Sua Excelência de manter a paz e, deste modo, conservar a solidariedade das Nações Unidas, tomo a liberdade de dirigir-lhe este apelo pessoal para utilizar sua alta autoridade e influência para a conquista deste objetivo comum, do que depende o bem-estar da Humanidade.

Receba, Sua Excelência, a segurança de meu mais alto respeito.

Resposta de J. V. Stálin à Mensagem do Senhor Nehru

Saúdo sua iniciativa de paz. Compartilho inteiramente de seu ponto de vista sobre a oportunidade de uma solução pacífica da questão coreana através do Conselho de Segurança com a participação obrigatória dos representantes das cinco grandes potências, incluindo-se entre estas a do Governo Popular da China.

Considero que, visando uma rápida solução da questão coreana, seria conveniente ouvir no Conselho de Segurança aos representantes do povo coreano.

Respeitosamente

J. V. Stálin, Primeiro Ministro da União Soviética, 15 de julho

Comunicado do Primeiro Ministro da Índia à J. V. Stálin, de 16 de Julho

Estou sumamente agradecido pela rápida e alentadora resposta de Sua Excelência. Entro sem demora em contado «com outros governos interessados e confio que prontamente poderei dirigir-me de novo a Sua Excelência.

Respeitosamente

Jawaharlal Nehru, Primeiro Ministro da Índia.


logomarca problemas
Inclusão 15/09/2009