Saudações pelo Aniversário de Prestes

Dezembro de 1951


Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 38 -Jan-Fev de 1952.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Saudação do PC Francês pelo Aniversário de Prestes

29 de dezembro de 1951.

Camarada Luiz Carlos Prestes

Prezado Camarada:

O Comitê Central do Partido Comunista Francês vos dirige, por ocasião de vosso 54.° aniversário, suas felicitações calorosas e seus votos de boa saúde.

Ele vos exprime sua inteira solidariedade na ação corajosa que realizais à frente do Partido Comunista do Brasil, no espírito do marxismo-leninismo e da fidelidade ao país de nosso grande camarada STÁLIN, para conduzir o povo brasileiro à luta e à vitória sobre as forças da reação, da opressão nacional e da guerra, no caminho da liberdade, da independência, da paz e do socialismo.

Pelo Comitê Central do Partido Comunista Francês:
(a) Jacques Duclos.

Mensagem da Índia

Saudações de combate dos membros do Partido Comunista da Índia.

(a) Suracini Tanhhrhar, da Sociedade Indo-Soviética de Bombaim.
Z. Iambhenar, Secretário Geral de Amigos Indianos da União Soviética. 

* * *

Tenho o maior prazer em apoiar a mensagem de solidariedade que está sendo enviada a Luiz Carlos Prestes e espero que as saudações da Índia contribuam para ajudá-lo em sua luta pela liberdade.

Bombaim,
(a) R. O. Wadia, produtor cinematográfico, advogado,
Presidente do Comitê de Paz da Índia e Vice-Presidente do Comitê de Defesa de Telangana.

O PC Argentino Saúda Prestes

Camarada Luiz Carlos Prestes — Rio

Em nome da imensa maioria dos trabalhadores e do povo argentinos, receba calorosas felicitações no dia do seu aniversário, à frente da classe operária e do povo brasileiros, empenhados na luta pela causa nobre e comum a todos os povos da América: a paz, a independência nacional e a democracia.

O Comitê Executivo do Partido Comunista

Alvarez, Codovilla, de la Pena, Ghioldi, Larralde, Peter, Real.

Da Juventude Iraniana

Camarada Luiz Carlos Prestes!

Em nome da delegação iraniana no Conselho da Federação Mundial da Juventude Democrática, envio-lhe nossas mais ardentes saudações. Estamos informados, com ódio e indignação, da perseguição que lhe move a polícia política. Estamos certos de que a luta do povo do Brasil, sob a liderança do Partido Comunista do Brasil será coroada de êxito e acabará com essas brutais medidas, proporcionando aos brasileiros uma vida nova, próspera e feliz.

Com ardentes saudações,
(a) S. Bakhtiar.

De Pablo Neruda

O nome de Prestes acompanha toda a luta do homem contemporâneo pela liberdade e pela paz.

(a) Pablo Neruda.

Dos Patriotas Algerianos

Os patriotas algerianos, em luta contra o imperialismo, saúdam calorosamente Luiz Carlos Prestes, o "Cavaleiro da Esperança", grande combatente da causa da independência nacional de seu país e da paz. Eles protestam vigorosamente contra as perseguições de que é vítima, juntamente com o povo brasileiro.

Viva a solidariedade de luta de todos os povos do mundo — Viva a liberdade e a paz!

Saudação a Carlos Prestes.

(a) Ornar Lagha, Vice-Presidente da S.M.A., Algeria, Ahmed Akkache, redator-chefe do jornal algeriano "Liberté".

Do Poeta Turco Nazin Hikmet

Entre o Brasil e a Turquia há oceanos e montanhas, mas na luta pela Paz, a liberdade e o pão, o povo turco é vizinho bem próximo do povo brasileiro. O povo turco saúda o grande Prestes como um dos maiores heróis do combate pela libertação da humanidade. Também eu, em meu próprio nome, agradeço ao povo brasileiro pela minha libertação.

(a) Nazim Hikmet.

Da Juventude do Viet-Nam

Protesto.

A delegação da Juventude Vietnamita ao Conselho Anual da Federação Mundial da Juventude Democrática, reunida em Berlim, protesta energicamente contra o processo infame movido pelo governo brasileiro contra o grande herói da luta de libertação e dirigente amado do povo brasileiro, LUIZ CARLOS PRESTES.

Em nome da juventude do Viet-Nam em luta pela salvaguarda da independência nacional e para defender a paz mundial, manifestamos a Luiz Carlos Prestes nossa profunda admiração e nossa solidariedade ativa com o povo brasileiro.

O responsável da delegação,

(a) Cao Ngoc Tho.

Do Poeta Cubano Nicola Guillén

Saudação a Prestes, a alma democrática do Brasil, cuja vida é preciosa para a libertação, americana.

(a) Nicolas Guillén.

Da Juventude Japonesa

Ao lider bem amado do povo brasileiro, Luiz Carlos Prestes!

Nós, japoneses, soubemos, com indignação, de vossa perseguição pelo governo reacionário do Brasil, devido ao fato de que dirigís o povo brasileiro na luta pela paz.

A juventude japonesa é amante da paz e combaterá decididamente contra qualquer inimigo da paz. Encaminhamos ao governo brasileiro um protesto contra vossa perseguição.

Desejamos-vos os melhores sucessos na vossa intrépida luta pela paz.

(a) Sampei Tamúra.

Mensagem do Comitê Francês de Defesa de Prestes

Antigamente a França considerava o Brasil como um dos centros do progresso no continente americano e como uma nação irmã. Desde a revelação da epopéia do Cavaleiro da Esperança, o nome do Brasil fulgura com um novo brilho. Por isso, os franceses, fiéis ao ideal comum aos dois países, tomam conhecimento, com verdadeiro estarrecimento, que Luiz Carlos Prestes está novamente sendo caçado pela polícia brasileira e perseguido por delito de opinião. Com surpresa, dor e indignação, porque se recorda que Luiz Carlos Prestes já havia sido cruelmente atingido em suas mais caras afeições na pessoa de sua esposa, entregue aos nazistas, torturada e assassinada nos campos de morte. É impossível para esses mesmos franceses dissociar a ameaça suspensa sobre a cabeça de Prestes, da ameaça suspensa sobre a sua própria pátria, isto é, a monstruosa operação política, visando devolver aos soldados hitleristas as suas armas e favorecer a sua vingança. Nessas condições, ousar falar em defesa do "mundo livre" é prestar-se a uma farsa macabra e satânica. O hemisfério ocidental não será livre enquanto não forem extirpadas as raízes do fascismo, da guerra e do crime. A consciência humana estará ultrajada enquanto permanecer ameaçada a alta figura do Cavaleiro da Esperança.

Recordar ao governo do Rio o respeito aos nobres princípios da revolução de 1889 e impor ao governo de Paris o respeito aos princípios de nossa revolução de 1789, eis os dois aspectos de uma só luta. Paz, Justiça e Liberdade são indivisíveis.

(a) Louis de Villefosse, escritor, capitão de corveta,
Vice-Presidente do Comitê Francês de Defesa de Prestes.


logomarca problemas
Inclusão 15/01/2011