Comunicado Oficial do Falecimento do Camarada Stálin

Comitê Central do Partido Comunista da URSS, do Conselho de Ministros da URSS e do Presidium do Soviet Supremo da URSS

5 de Março de 1953


Primeira Edição: 5 de Março de 1953
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 45 - Março-Abril de 1953.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, Março 2009.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

A todos os membros do Partido, a todos os trabalhadores da União Soviética.

Queridos camaradas e amigos!

O COMITÊ CENTRAL do Partido Comunista da União Soviética, o Conselho de Ministros da URSS e o Presidium do Soviet Supremo da URSS têm o profundo pesar de informar ao Partido Comunista e a todos os trabalhadores da União Soviética que, em 5 de março, às 21 horas e 50 minutos, após uma penosa enfermidade, faleceu o presidente do Conselho de Ministros da URSS e secretário do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética Iosif Vissarionovitch STÁLIN.

O coração do companheiro de armas e continuador genial da obra de Lênin, sábio educador e guia do Partido Comunista e do povo soviético, Iosif Vissarionovitch STÁLIN, deixou de pulsar.

O nome de STÁLIN é infinitamente querido a nosso Partido, ao povo soviético e aos trabalhadores do mundo inteiro. Com Lênin o camarada Stálin criou o poderoso Partido dos comunistas, que educou e forjou junto com Lênin. O camarada Stálin, com Lênin, foi o inspirador e chefe da Grande Revolução Socialista de Outubro, fundador do primeiro Estado Socialista do mundo.

Continuando a obra imortal de Lênin, o camarada STÁLIN conduziu o povo soviético à vitória, de importância histórico-mundial, do socialismo em nosso país.

O camarada STÁLIN conduziu nosso país à vitória sobre o fascismo na segunda guerra mundial, o que modificou, radicalmente, toda a situação internacional.

O camarada STÁLIN armou o Partido e todo o povo com um programa grandioso e claro da edificação do comunismo na URSS.

A morte do camarada STÁLIN, que consagrou, sem reservas, toda a sua vida à grande causa do comunismo, é uma duríssima perda para o Partido, para os trabalhadores do mundo inteiro.

A notícia do falecimento do camarada STÁLIN repercutirá dolorosamente no coração dos operários, dos kolkhosianos, dos intelectuais, de todos os trabalhadores de nossa pátria, no coração dos combatentes de nosso valoroso Exército e de nossa valorosa Marinha de Guerra, no coração dos milhões de trabalhadores de todos os países do mundo.

Nestes dias lutuosos, todos os povos de nosso país estreitam ainda mais seus laços, numa grande família fraternal, sob a provada direção do Partido Comunista, criado e educado por Lênin e Stálin.

O povo soviético manifesta ilimitada confiança e amor ardente ao seu querido Partido Comunista, pois sabe que a lei suprema de toda a atividade do Partido é servir aos interesses do povo. Os operários, os kolkhosianos, os intelectuais soviéticos, todos os trabalhadores de nosso país seguem sem vacilação a política elaborada por nosso Partido, política que corresponde aos interesses vitais dos trabalhadores e tende ao fortalecimento constante do poderio de nossa Pátria socialista.

A justeza da política do Partido Comunista está provada por dezenas de anos de lutas, e conduziu os trabalhadores do país soviético às históricas vitórias do socialismo.

Inspirados por essa política, os povos da União Soviética, sob a direção do Partido, marcham, com segurança, para a frente, para novos êxitos na construção comunista em nosso país.

Os trabalhadores de nosso país sabem que a melhoria contínua do bem-estar material de todas as camadas da população, dos operários, dos kolkhosianos, dos intelectuais, a máxima satisfação das necessidades materiais e culturais sempre crescentes de toda a sociedade, sempre foram e continuarão a ser o centro de especial solicitude do Partido Comunista e do Governo Soviético.

O povo soviético sabe que a capacidade defensiva e o poderio do Estado Soviético crescem e se fortalecem, que o Partido consolida, por todos os meios, o Exército Soviético, a Marinha de Guerra e os órgãos de informação, a fim de estarmos cada vez mais preparados para dar uma réplica fulminante a qualquer agressor.

A política exterior do Partido Comunista e do Governo da União Soviética tem sido e será sempre uma invariável política de manutenção e consolidação da paz, de luta contra a preparação e desencadeamento de uma nova guerra, uma política de cooperação internacional e de fomento de relações comerciais com todos os países.

Os povos da URSS, fiéis à bandeira do internacionalismo proletário, fortalecem a amizade fraternal com o grande povo chinês, com os trabalhadores de todos os países de Democracia Popular, os laços de amizade com todos os trabalhadores dos países capitalistas e coloniais que lutam pela paz, pela democracia e pelo socialismo.

Queridos camaradas e amigos, nosso Partido Comunista é a grande força orientadora e dirigente do povo soviético na luta pela construção do comunismo. A unidade de aço e a coesão monolítica das fileiras do Partido constituem a principal condição de sua força e de seu poderio. A nossa tarefa consiste em velar pela unidade do Partido como pela pupila de nossos olhos, educar os comunistas como combatentes políticos ativos, que lutam pela aplicação da política e das resoluções do Partido, fortalecer ainda mais os laços do Partido com todos os trabalhadores, com os operários, com os kolkhosianos e intelectuais, pois, nessa indissolúvel ligação com o povo residem a força e a invencibilidade de nosso Partido. O Partido considera uma de suas tarefas mais importantes educar os comunistas e todos os trabalhadores no espírito de uma elevada vigilância política, no espírito de intransigência e de firmeza na luta contra os inimigos internos e externos.

O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, o Conselho de Ministros da URSS e o Presidium do Soviet Supremo da URSS, ao se dirigirem, nestes dias lutuosos, ao Partido e ao povo, expressam a firme convicção de que o Partido e todos os trabalhadores de nossa Pátria se agruparão mais estreitamente ainda em torno do Comitê Central e do Governo Soviético, mobilizarão todas as suas forças e suas energias criadoras para a grande obra da construção do comunismo em nosso país.

O nome imortal de STÁLIN viverá sempre no coração do povo soviético e de toda a humanidade progressista.

Viva a grande e triunfante doutrina de Marx, Engels, Lênin e Stálin!

Viva a nossa poderosa Pátria Socialista!

Viva o nosso heróico povo soviético!

Viva o grande Partido Comunista da União Soviética!

O COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA.

O CONSELHO DE MINISTROS DA URSS

O PRESIDIUM DO SOVIET SUPREMO DA URSS

5 de Março de 1953.


logomarca problemas
Inclusão 05/03/2009