Do Partido do Trabalho Comunista da Alemanha

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros camaradas:

A direção do Partido Comunista da Alemanha transmite ao Congresso de vosso Partido sua cordial saudação fraternal e combativa.

Sustentais uma luta tenaz contra os intentos do imperialismo dos Estados Unidos no sentido de privar vosso país da independência, de impor-lhe o sistema do macartismo e convertê-lo em colónia dos imperialistas norte-americanos. Observamos com muita simpatia a intrépida luta dos operários, camponeses e intelectuais dos países latino-americanos pela independência e manutenção da paz.

A população da Alemanha Ocidental também luta por seu direito à autodeterminação nacional, luta contra o mesmo inimigo — o agressivo imperialismo dos Estados Unidos. A política de escravização dos povos, por parte do imperialismo dos Estados Unidos, sofreu uma derrota em Genebra. As forças da paz e da cooperação internacional resultaram mais fortes e conseguiram uma vitória.

Inspirados neste mesmo espírito de luta comum pela paz e pela independência, desejamos ao vosso Congresso pleno êxito e o saudamos com sentimento de solidariedade fraternal.

Pela Direção do Partido Comunista da Alemanha

Rische


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006