Do Partido Socialista Unificado da Alemanha

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Camaradas:

O Comitê Central do Partido Socialista Unificado da Alemanha transmite ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil sua saudação fraternal e combativa.

Há 32 anos vosso Partido se encontra à frente da luta do povo brasileiro contra o governo de latifundiários e grandes capitalistas, contra a exploração imperialista, o terror fascista, o atraso, a fome e a miséria, pela paz, pe'a democracia e pela independência nacional. Por isso foi submetido às perseguições mais cruéis. Mas vosso Partido não se deixou quebrantar e conseguiu unir sob sua bandeira, novas massas populares.

Atualmente, vosso Partido sustenta a luta pela salvação do Brasil, cuja existência é ameaçada pela preparação gradual de guerra, realizada pelo imperialismo norte-americano.

As forças patrióticas da Alemanha acompanham com profunda simpatia esta luta do povo brasileiro contra sua escravização ao imperialismo norte-americano, que encontrou expressão mais clara na assinatura do revoltante acordo militar, concertado entre os Estados Unidos e o governo brasileiro. Da mesma maneira que os alemães, amantes de sua pátria, lutam e lutarão contra os tratados belicistas de Bonn até que estes sejam liquidados e se restabeleça a unidade da Alemanha, também lutam todas as forças patrióticas do Brasil, sob a direção do vosso Partido, contra o acordo militar americano, pela criação de um governo democrático de libertação nacional.

Assim como os imperialistas norte-americanos querem converter a Alemanha Ocidental em praça de armas contra a União Soviética e os paises de Democracia Popular, querem também sacrificar o Brasil e suas riquezas naturais em proveito de seus delirantes planos de domínio mundial. Não obstante, o povo brasileiro só pode encontrar sua felicidade e conseguir seu florescimento em condições de paz e amizade com todos os povos e, em primeiro lugar, com o grande campo da paz dirigido pela União Soviética.

A luta pela independência nacional do Brasil, sob a direção do vosso Partido, abarca cada vez mais vastas camadas do povo brasileiro.

Admiramos vossa abnegada luta pelo direito de vosso Partido à legalidade e contra o terror do regime de latifundiários e grandes capitalistas.

Desejamos novos grandes êxitos em vossa luta. Que conquisteis mais rapidamente para o Brasil sua independência nacional, criando seu governo democrático e ingressando com isso no caminho do progresso e do bem-estar, no caminho que conduza a um futuro de paz e felicidade.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva o camarada Luiz Carlos Prestes!

Viva a liberdade e a independência do Brasil!

O Comitê Central do Partido Socialista Unificado da Alemanha


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006