Do Partido Comunista do Chile

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


O Partido Comunista do Chile envia uma calorosa e fraternal saudação ao Partido irmão do Brasil por motivo da realização de seu IV Congresso.

Nesta oportunidade, o Partido Comunista do Chile expressa o seu apreço e admiração ao Partido brasileiro por sua heróica luta em favor dos interesses de seu povo, da independência de sua nação, da democracia e da paz.

A luta em que está empenhado o Partido Comunista do Brasil, sob a direção do camarada Luiz Carlos Prestes, líder da independência da América Latina, interessa profundamente ao povo do Chile e demais povos latino-americanos, não só porque é dirigida contra um inimigo comum, o imperialismo norte-americano, como porque essa luta fortalece e estimula o movimento de libertação nacional em todos os nossos países.

Estamos certos de que o povo brasileiro alcançará a vitória sob a direção de sua gloriosa vanguarda.

Fazemos votos pelo êxito de vosso Congresso e vos expressamos o grande interesse que temos em conhecer vossas resoluções e o texto definitivo de vosso Programa.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva nossos dois povos irmãos!

Viva o internacionalismo proletário!

Pelo Comitê Central do Partido Comunista do Chile

Galo González
Secretário Geral


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006