Do Partido Socialista Popular de Cuba

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Queridos Companheiros:

O Partido Socialista Popular, em seu próprio nome e no da classe operária e do povo de Cuba, saúda calorosamente O IV Congresso do Partido Comunista do Brasil e lhe deseja completo êxito em suas transcendentais tarefas.

Conhecemos e apreciamos a longa história de lutas heróicas do Partido Comunista do Brasil pela independência e a plena libertação nacional de seu grande país, pelos interesses básicos dos operários, dos camponeses e de todo o povo, pelo avanço da democracia e pela paz internacional.

Bem sabemos que para nosso país, como para todos e cada um dos povos da América Latina, que enfrentam os ferozes imperialistas e procuram sacudir seu jugo insuportável, tem uma grande importância qualquer progresso do movimento de libertação nacional do Brasil, que o Partido Comunista do Brasil encabeça, orienta e dirige, como representante do proletariado.

Nunca foi tão estreitamente relacionado o destino dos países da América Latina. Nunca foi tão necessário a estreita solidariedade de seus povos e de seus trabalhadores. Cada povo da América Latina necessita, hoje como jamais, da solidariedade dos povos irmãos e dos povos e trabalhadores do mundo inteiro, para deter a onda de terror, de reação e de perseguição feroz, que impõem em nossos países, e nos próprios Estados Unidos, o imperialismo norte-amerícano e seus lacaios, contra todos os patriotas, democratas, militantes sindicais honestos e partidários da paz, sejam ou não comunistas. Cada povo da América Latina necessita dessa solidariedade para a luta pela soberania nacional, pela dignidade nacional, pela independência e a libertação nacionais.

Eis porque, considerando tudo isto, desejamos de todo o coração que o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil tenha completo êxito em seu transcendental propósito de fazer avançar a causa da completa libertação nacional do Brasil do jugo dos opressores imperialistas norte-americanos, dando progresso e esplendor ao país e bem-estar e liberdade a seu povo.

Viva o Partido Comunista do Brasil, seu IV Congresso e seus fiéis dirigentes!

Viva a causa da independência nacional, da democracia e do progresso!

Viva a solidariedade dos povos e dos trabalhadores contra os imperialistas norte-americanos!

Viva a solidariedade dos povos da América Latina contra o terror e as perseguições e pela libertação nacional!

Viva a causa da paz mundial!

O Comitê Nacional do Partido Socialista Popular


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006