Do Partido Comunista da Grã-Bretanha

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Prezados Camaradas:

Em nome de todos os membros de nosso Partido, nosso Comitê Executivo envia as mais calorosas saudações fraternais e os votos de êxito ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil, a ser realizado este ano. Vosso Congresso terá lugar em um momento de crescente tensão no Brasil e em uma etapa crucial da luta mundial pela paz. Os grandes sucessos dos 300.000 grevistas de São Paulo, em abril do último ano, na luta por suas reivindicações de salário, e a greve vitoriosa dos 100.000 marujos e oficiais da marinba mercante, em junho do mesmo ano, expressam o crescente espírito de luta das massas trabalhadoras. Tomados juntamente com os levantes camponeses contra os grandes proprietários de terra, deixam claro que no Brasil o movimento de massas ganha força.

Tudo isto testemunha a crescente influência do Partido Comunista do Brasil. Apesar das violentas medidas de repressão tomadas pelo governo de latifundiários e grandes capitalistas, nada poderá romper a íntima ligação de vosso Partido com as massas. Estamos certos de que o IV Congresso estimulará ainda mais a heróica luta que travam os operários e os camponeses e fortalecerá o combate contra a dominação dos Estados Unidos, pela paz, pela democracia e pela independência nacional.

Vosso projeto de Programa, publicado em janeiro, atraiu a atenção de todo o mundo. O fato de ter êle sido objeto de discussão entre as grandes massas no Brasil, e de ter sido lido em diversas Câmaras Municipais e mesmo na Câmara dos Deputados demonstra sua grande importância. Ao destacar a luta pela paz e pela independência nacional e ao colocar em primeiro plano a necessidade de construir uma poderosa Frente Democrática de Libertação Nacional para libertar o povo brasileiro da dominação do imperialismo norte-americano, dos grandes proprietários de terra brasileiros e do reacionário governo de latifundiários e grandes capitalistas, vosso Programa indubitavelmente inspirará e guiara o povo de vosso país pelo caminho correto.

Enviamos nossas calorosas saudações a Luiz Carlos Prestes, grande herói nacional do Brasil. Embora ainda perseguido pelo regime de latifundiários e grandes capitalistas, nada poderá destruir o amor das massas trabalhadoras brasileiras pela heróica e firme direção que êle imprime à luta do povo brasileiro pela liberdade. Seu passado de lutas e seu trabalho abnegado lhe valeram também o respeito de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Que êle viva muitos anos para dirigir o Partido Comunista do Brasil.

Auguramos grande êxito ao vosso IV Congresso.

Juntos marchamos para alcançar a paz mundial e a independência nacional, e para avançar rumo ao Socialismo.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva Luiz Carlos Prestes, vosso grande dirigente!

Fraternalmente, George Matthews - Secretário

Pelo Comitê Executivo do Partido Comunista da Grã-Bretanha


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006