Do Partido Comunista da Grécia

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Em nome do Partido Comunista da Grécia e do povo democrático e amante da paz da Grécia, enviamos uma calorosa saudação fraternal ao IV Congresso do vosso Partido.

O Partido Comunista da Grécia e o povo democrático da Grécia seguem com atenção a dura luta em que está empenhado o povo brasileiro, sob a liderança da classe operária de seu país. A luta do povo brasileiro pela paz, pela democracia e pela independência nacional, sob a direção do Partido Comunista do Brasil, fará fracassar os planos dos imperialistas norte-americanos e destruirá o poder dos latifundiários e grandes capitalistas e seu instrumento — a ditadura de Café Filho.

Vivendo nas condições difíceis da ocupação norte-americana e do sangrento terror do governo de Pagagos — lacaio norte-amerieano — que converte nosso país numa base estratégica para as aventuras de guerra e que o ameaça exterminar com a bomba atómica, o povo grego segue lutando pela elevação do bem-estar dos trabalhadores, pela paz, pela democracia e pela independência nacional.

Em sua luta contra as sinistras forças reacionárias imperialistas, os povos do Brasil e da Grécia encontram a energia e a confiança na vitória, na luta do poderoso campo da paz e do socialismo que marcha de vitória em vitória, encabeçado pela União Soviética.

Desejamos ao IV Congresso e ao Partido Comunista do Brasil novos êxitos na luta pela paz, pela democracia e pela independência nacional.

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Viva a amizade entre os povos do Brasil e da Grécia

Viva a grande União Soviética e o Partido Comunista da União Soviética - Baluartes da paz em todo o mundo!

O Comitê Central do Partido Comunista da Grécia


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006