Do Partido Popular do Irã

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Em nome dos operários e de todos os trabalhadores iranianos, o Comitê Central do Partido Popular do Irã envia sua calorosa saudação fraternal ao IV Congresso do heróico Partido Comunista do Brasil e lhe deseja novos êxitos na luta contra o imperialismo norte-americano, pela derrota de seus agentes internos — os latifundiários e grandes capitalistas — pela verdadeira independência, pela paz e pela organização da frente única nacional.

A semelhança da luta de nossos Partidos, pela liberdade, pela paz e pela salvação dos trabalhadores, que se desenvolve em difíceis condições multiplica nossa solidariedade e profunda simpatia ao Partido Comunista do Brasil, que luta pela realização de seus objetivos. O feroz imperialismo norte-americano, tentando estabelecer seu domínio no Brasil e em outros países da América Latina, trata de liquidar nesses países os restos de liberdade e independência, com as mãos das camarilhas dirigentes e traidoras, assim como estabelecer também seu domínio nos países do Oriente Próximo e Médio, especialmente no Irã que tem cerca de 2,5 mil quilômetros de fronteiras com a União Soviética. O imperialismo norte-americano quer ameaçar a segurança da U.R.S.S. e dos países de democracia popular, obrigar o Irã a participar do bloco agressivo e saquear as riquezas naturais do Irã, sobretudo seu petróleo.

Para realizar seus objetivos colonialistas, o imperialismo norte-americano organizou o golpe fascista contra Chac-Zajedi, do mesmo modo que há pouco repetiu estas cenas sangrentas, de maneira algo modificada, na Guatemala; e com a ajuda dos agentes traidores do povo iraniano, trata de apoderar-se do petróleo do Irâ.

Os objetivos de nossos Partidos são comuns: a libertação completa de nossos povos dos imperialistas norte-americanos, a garantia da liberdade e da paz, o estabelecimento de um governo verdadeiramente democrático.

Nossos Partidos lutam pela realização destes objetivos.

Viva o glorioso Partido Comunista do Brasil, vanguarda da luta dos trabalhadores brasileiros!

Viva a paz e a democracia!

Viva o poderoso campo da pas e da democracia, liderado pela União Soviética!

Abaixo os incendiários de uma nova guerra — os imperialistas norte-americanos!

Desejamos êxitos ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil!

O Comitê Central do Partido Popular do Irã


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006