IV Congresso do Partido Comunista do Brasil - PCB

Ao Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro de 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML de: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License
.

Ao Camarada N. S. Khruchtchev.

Os comunistas do Brasil, reunidos em seu IV Congresso, acolheram com profundo entusiasmo a honrosa saudação do sábio Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, em cujas palavras encontram um novo e poderoso estímulo para a luta que sustentam pela paz, pelas liberdades e pela independência nacional.

O IV Congresso do Partido Comunista do Brasil, certo de que traduz os sentimentos da classe operária e do povo brasileiros, envia ao glorioso Partido de Lênin e Stálin e ao provado Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, sua ardente saudação de combate, a expressão de sua confiança e profunda admiração e afeto.

Os patriotas brasileiros não esquecerão jamais que devem aos povos e às gloriosas forças armadas soviéticos a vitória histórica que libertou o mundo das hordas sanguinárias do nazismo. O povo brasileiro acompanha com entusiasmo, carinho e confiança o avanço dos novos soviéticos no caminho da construção pacífica, da realização dos grandiosos planos do comunismo que anunciam um mundo de felicidade e bem-estar para toda a humanidade. O povo brasileiro aplaude com calor a sábia política de paz do governo soviético, em que vê a mais sólida garantia contra o desencadeamento de uma nova guerra mundial. Para o nosso povo o País do Socialismo é a segurança e a vida.

Milhões e milhões de brasileiros apoiam, por isso, com entusiasmo e convicção crescentes a palavra-de-ordem levantada pelo Partido Comunista do Brasil: «O povo brasileiro jamais participará de uma guerra contra a União Soviética!».

O IV Congresso do Partido Comunista do Brasil aprovou unanimemente o Programa do Partido, programa de salvação nacional que permitirá a rápida unificação das mais amplas forças democráticas, populares e progressistas, da maioria esmagadora da nação, para a luta vitoriosa em defesa da paz, pelas liberdades e a independência nacional, pela conquista de um regime democrático popular.

Sabemos e proclamamos que a elaboração de um documento da envergadura do Programa que acabamos de aprovar só nos foi possível porque o nosso Partido sempre se manteve ilimitadamente fiel à imortal doutrina de Marx, Engels, Lênin e Stálin, ao movimento comunista internacional e ao seu insoirador e guia, o glorioso Partido Comunista da União Soviética. Beneficiamo-nos, assim, do riquíssimo tesouro da experiência e da sabedoria marxista-leninista.

É com emoção que os comunistas brasileiros agradecem os ensinamentos do Partido Comunista da União Soviética e de seu sábio Comitê Central.

Armados com o Programa do Partido, lutamos e lutaremos por unir a classe operária, por assegurar a estreita aliança entre operários e camponeses, por unificar todas as forças antiimperialistas e antifeudais, todas as forças democráticas e progressistas do Brasil em ampla frente democrática de libertação nacional, a fim de libertar nosso povo do jugo opressor do imperialismo norte-americano e do regime de latifundiários e grandes capitalistas, a fim de dar uma contribuição cada vez maior à luta mundial pela paz, a fim de abrir para o povo brasileiro o caminho da vitória da democracia e do socialismo.

Como nos ensina a história do Partido Comunista da União Soviética, não esqueceremos jamais que a primeira condição de sucesso está no reforçamento e no desenvolvimento do Partido. O IV Congresso do Partido Comunista do Brasil acaba de aprovar os novos Estatutos do Partido, moldados nos princípios leninistas de organização e na rica experiência generalizada pelo XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e pelos seus novos Estatutos. Neste IV Congresso assumimos o compromisso de honra de não poupar esforços para a bolchevizaçao de nosso Partido, para forjá-lo à imagem e semelhança do Partido de Lênin e Stálin.

Exprimindo o sentimento unânime de todos os comunistas do Brasil, o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil reitera ao Partido Comunista da União Soviética e ao seu Comitê Central os agradecimentos pela amizade fraternal com que sempre foram distinguidos e a segurança de sua fidelidade inabalável e de sua dedicação sem limites.

Viva a amizade entre os povos do Brasil e da União Soviética!

Viva a gloriosa União Soviética!

Viva o Partido Comunista da União Soviética e seu Comitê Central!

O IV Congresso do Partido Comunista do Brasil- PCB


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006