Do Partido do Povo do Panamá

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


O Partido do Povo, partido da classe operária panamenha, dirige esta entusiástica saudação ao IV Congresso do glorioso Partido Comunista do Brasil.

Como acontece com o Partido Comunista do Brasil, nosso Partido está na ilegalidade, e seus mais conhecidos dirigentes e militantes são com frequência encarcerados. Agora mesmo se acham na prisão camaradas de direção e de base. Também em nome deles saudamos a vanguarda do povo brasileiro.

Em seu empenho por evitar que as massas populares se organizem contra a fome, a tirania e a opressão imperialista, os latifundiários e agentes dos imperialistas desencadearam uma violenta repressão que afeta não só aos comunistas panamenhos, como também a todos os homens e mulheres que levantem os problemas nacionais com sinceridade e energia. Essas classes reacionárias assestaram duros golpes à democracia panamenha.

Contudo, esta conspiração antidemocrática da reação nacional e do imperialismo não conseguiu esmagar a decisão de luta dos trabalhadores panamenhos, e cada vez se produzem mais ações de nosso povo contra os latifundiários panamenhos e contra o imperialismo ianque. Nosso Partido, fiel aos princípios de Marx, Engels, Lênin e Stálin, e utilizando a experiência alcançada em sua luta, está se preparando para pôr-se à frente das próximas lutas populares.

É para nós de singular importância que o Partido irmão do Brasil celebre seu IV Congresso, já que desse acontecimento sairão grandes experiências, próprias de um partido provado, que não só devem servir para fortalecer as lutas pela democracia e pela libertação nacional do povo brasileiro, como para enriquecer a capacidade de direção e de ação dos demais partidos da América Latina, inclusive o nosso, na causa comum pela Paz, a Democracia e a Independência Nacional.

O Partido do Povo do Panamá


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006