Do Partido Comunista Portorriquenho

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Camaradas:

Ao ensejo da realização de vosso IV Congresso, saudamos calorosamente o Partido Comunista do Brasil e o povo brasileiro.

É no momento em que o imperialismo norte-americano recrudece suas tentativas de esmagar a luta dos povos pela independência nacional, procura deflagrar uma nova guerra mundial e intensifica a exploração do povo trabalhador que se reúne o vosso Congresso.

É precisamente agora que se torna necessário conseguir a unificação de todas as forças democráticas e patrióticas do povo brasileiro, como coloca vossa convocação do Congresso.

Não temos dúvida — e assim o desejamos — que o IV Congresso constituirá um grande êxito para a causa da paz, a democracia e a independência nacional.

O revigoramento das forças democráticas do povo brasileiro estimula e continuará estimulando a luta que o povo portorriquenho vem desenvolvendo pela independência de nosso país, para que não nos seja imposto o serviço militar obrigatório pelas autoridades norte-americanas, para conseguir a luta unida de nosso povo e pelo estabelecimento de laços de amizade com o povo norte-americano, cujos governantes nos oprimem, e com todos os povos que aspiram a construir, ou que já constróem, um mundo melhor, de paz, bem-estar e liberdade.

Êxito ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil!

Fraternalmente,

Pelo Comitê Central do Partido Comunista Portorriquenho

Juan Santos Rivera
Presidente


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006