Do Partido Comunista Português

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


É com a mais profunda emoção que o Comitê Central do Partido Comunista Português envia a sua calorosa e fraternal saudação ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil. Uma saudação do fundo do coração enviam os comunistas portugueses ao dirigente amado do proletariado e do povo brasileiros e grande amigo do povo português, Luiz Carlos Prestes.

Queremos aproveitar este momento histórico na vida do Partido Comunista do Brasil para, por intermédio dos delegados ao seu IV Congresso, saudar a valente classe operária do Brasil, todos os trabalhadores, todo o povo laborioso do grande país irmão, que tão abnegadamente vem lutando pela paz, pela democracia e pela independência nacional. Queremos aproveitar ainda a realização da mais alta reunião dos comunistas brasileiros para, em nome dos comunistas, da classe operária e de todos os trabalhadores de Portugal, vos dizer que temos na mais alta consideração a grande ajuda que o Partido Comunista do Brasil e o povo brasileiro lhes têm prestado na luta difícil que travam contra a camarilha fascista de Salazar, pela paz, pela democracia e pela independência nacional e, em particular, no que se refere a luta pela libertação do seu querido dirigente, Álvaro Cunhal, cuja vida continua a correr perigo na tenebrosa penitenciária de Lisboa.

Nós, comunistas portugueses, que nos últimos 28 longos anos temos lutado em defesa dos interesses sagrados do povo e da pátria portugueses nas condições da mais feroz ilegalidade fascista, apreciamos na devida conta a audácia política, sim, audácia política, do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil ao tomar a decisão de realizar o IV Congresso do sen Partido sob as condições da mais estreita clandestinidade.

Os comunistas portugueses, todos os verdadeiros democratas e patriotas de Portugal, seguem com a mais viva admiração e respeito a luta que o Partido Comunista da pátria irmã conduz à frente do povo brasileiro pela paz, pela defesa da soberania e independência nacionais, pelo progresso e bem-estar do povo do Brasil.

A acção dirigente do Partido Comunista do Brasil pela defesa da paz, por uma verdadeira democracia, pela libertação do Brasil do jugo dos imperialistas norte-americanos, é uma garantia segura da realizção vitoriosa do seu IV Congresso. Para bem do povo brasileiro e da paz assim sucederá.

Os problemas que o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil vai debater revelam a maturidade política, orgânica e ideológica do Partido. A discussão sobre o Programa e a modificação dos Estatutos do Partido é de uma enorme importância para o desenvolvimento futuro da unidade das forças democráticas e patrióticas do Brasil na sua luta pela paz, pela independência nacional e pela instauração de um governo verdadeiramente democrático no Brasil. O Programa do Partido Comunista do Brasil será um faro! a indicar ao povo brasileiro o caminho seguro para a sua plena libertação.

Sob a direção do glorioso Partido Comunista do Brasil, a classe operária e o povo brasileiros lutam com sucesso pelos seus interesses vitais, pelas liberdades democráticas, contra a escravização do seu país pelos bandidos imperialistas norte-americanos. Sob a direção do Partido Comunista do Brasil, a classe operária e o povo brasileiros acabarão, mais cedo ou mais tarde, por expulsar da sua pátria os imperialistas ianques e por conquistar a verdadeira democracia.

As camarilhas governantes de Poríugal e do Brasil, agindo ambas servilmente sob o comando direto dos imperialistas norte-americanos, desenvolvem uma intensa atividade contra os nossos dois povos e a paz mundial. A criação da chamada Comunidade Luso-Brasileira não é mais do que um tratado de guerra integrado na rede de tratados agressivos fomentados e impostos pelos círculos governantes dos Estados Unidos, e, por isso mesmo, representa mais um perigo para a paz.

Na luta comum contra o imperialismo norte-americano, inimigo principal da independência dos nossos países e da causa sagrada da paz, devem estreitar-se cada vez mais os laços de solidariedade dos trabalhadores brasileiros e portugueses.

Para bem dos povos brasileiro e português pensamos, queridos camaradas, que os Partidos Comunistas do Brasil e de Portugal devem estreitar cada vez mais as suas relaçõas, trocar periodicamente as suas experiências para assim melhor poderem dirigir a luta naqueles aspectos em que ela é comum e contra um inimigo comum. Pensamos que não devemos poupar forças para realizar na prática esta tarefa.

No Brasil vivem e trabalham muitas centenas de milhar de portugueses. Entre esses portugueses os agentes do governo fascista de Salazar, com o apoio franco e aberto dos círculos governantes do Brasil, levam a cabo uma intensa propaganda chauvinista e guerreira e, portanto, contrária aos interesses dos povos do Brasil e de Portugal e da paz mundial. A acção provocadora coordenada dos agentes salazaristas e de certos círculos governantes brasileiros em relação com os acontecimentos das colônias portuguesas na Índia, são disso uma flagrante comprovação.

Para bem dos povos do Brasil e de Portugal e da paz mundial, pensamos, queridos camaradas, ser necessário fazermos tudo quanto em nossas forças caiba para contrabater a ação nefasta das camarilhas reacionárias governantes dos nossos países entre as centenas de milhar de portugueses que vivem e trabalham na grande pátria irmã.

Queridos camaradas brasileiros, o Comitê Central do Partido Comunista Português deseja-vos novos e maiores sucessos na luta pela defesa da independência nacional e dos interesses sagrados das massas trabalhadoras, na organização da unidade de acção da classe operaria e da união de todas as forças democráticas e patrióticas do Brasil.

O Comitê Central do Partido Comunista Português deseja ao Partido Comunista do Brasil novos e maiores sucessos no seu trabalho pelo reforçamento das suas fileiras, pela elevação constante do nível político e teórico dos seus membros, e na luta pela paz, pela democracia e o socialismo. Continuando a empunhar com mãos firmes a gloriosa bandeira de Marx, Engels, Lênin e Stálin o Partido Comunista do Brasil marchará avante para novas vitórias.

Viva o Partido Comunista do Brasil, destacamento de vanguarda da classe operária brasileira e de todos os trabalhadores do Brasil!

Viva a amisade entre os povos do Brasil e de Portugal!

Viva o dirigente amado do povo brasileiro e grande amigo do povo português, Luiz Carlos Prestes!

O Comitê Central do Partido Comunista Português


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006