Do Partido Comunista da Venezuela

Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

Novembro de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


É com profunda e sincera cordialidade revolucionária que, em nome do Partido Comunista da Venezuela, da classe operária e do povo de nosso país, saudamos o IV Congresso do Partido Comunista do Brasil, seus provados e combativos quadros dirigentes e seu grande líder, camarada Luiz Carlos Prestes, o legendário Cavaleiro da Esperança.

Em meio às imensas dificuldades de nossa luta, dentro da mais dura clandestinidade, acompanhamos com grande interesse a marcha dos cuidadosos trabalhos preparatórios que antecederam este transcendental acontecimento, nos quais realizastes meritórios esforços para aplicar os ensinamentos do leninismo stalinismo à justa estruturação e fortalecimento da vanguarda libertadora de vossa grande nação. Haveis feito esforços para a educação do Partido no sentido de uma acertada aplicação do método revolucionário da crítica e da autocrítica, cuja honestidade, audácia e amplitude, ao analisar o Programa Manifesto de 1950, constituem segura indicação de fecundos resultados para as futuras lutas da classe operária e do povo brasileiro; esforços dirigidos a indicar o inimigo principal — o imperialismo ianque — isolá-lo e concentrar contra ele o fogo conjunto dos possíveis aliados, os permanentes e os circunstanciais; esforços que são — ninguém deve duvidar — um ensinamento precioso e útil que haverá de alcançar evidente repercussão continental.

Para o Partido Comunista da Venezuela, o vosso IV Congresso — de acordo com os materiais que temos lido e estudado cuidadosamente — tem uma vasta significação doutrinária e prática. Apesar de nossa vizinhança geográfica, lamentávamos, no passado, a falta de comunicação e o distanciamento entre nossos povos e nossas organizações có-irmãs. Entretanto, na atualidade, embora em pequena escala, vimos superando essa situação, e esperamos que o histórico IV Congresso de vosso Partido seja um ponto de partida para uma mais estreita aproximação.

O fato de lutar em meio a uma furiosa perseguição e de enfrentar o mesmo inimigo — que na Venezuela é mais absorvente e agressivo — o imperialismo ianque, colonizador de nossos países, nos impõe o dever de uma mais estreita ligação nos esforços libertadores de ambos os povos.

Desejamos ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil os maiores êxitos em suas deliberações, convencidos de que suas resoluções terão uma influência decisiva na união das forças democráticas e patrióticas do povo brasileiro, à cuja frente se encontra a classe operária, e contribuirão para fortalecer a luta pela libertação do Brasil do jugo dos imperialistas norte-americanos, fomentadores de guerra e inimigos da paz, da cultura e do progresso da humanidade.

Pelo Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela
Santos Yormes — Secretário


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006
Inclusão 12/11/2006