Palmiro Togliatti

Foto do autor
1893-1964
Obras disponíveis

A experiência internacional nos diz, que, nas condições atuais da luta de classe no mundo inteiro, a classe operária e as massas trabalhadoras de vanguarda podem encontrar, para chegar ao socialismo, — isto é, para chegar a desenvolver a democracia até o limite extremo, que é precisamente o socialismo, — novas estradas, diversas daquelas, por exemplo, que foram seguidas pela classe operária e pelos trabalhadores da União Soviética. (Informe ao Congresso do Partido Comunista Italiano)

Membro do Partido Socialista italiano, fez parte do grupo "Ordine Nuovo" e foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália. Em 1921 foi eleito para o Comitê Central do Partido e, em 1924, entrou para o Comitê Executivo da Internacional Comunista, da qual foi Secretário entre 1937 e 1939 na Espanha durante a Guerra Civil. Retornou à Itália em 1944 e foi eleito Secretário Geral do Partido Comunista Italiano (em 1944 o partido trocou o nome de Partido Comunista da Itália para Partido Comunista Italiano). Foi o primeiro a tirar conclusões européias do Relatório de Khrushchev, em 1956 e, por essa razão foi considerado como o fundador do "Euro-Comunismo".

Obras disponíveis
1926 - jan A situação da Itália e as tarefas do Partido Comunista Italiano (PCI): Teses de Lyon
1945 - mai Um Partido de Tipo Novo
1947 - abr Antônio Gramsci
1956 - jun Sobre o Estalinismo
1964 O Testamento de Ialta
  Figuras do Movimento Operário: Engels
  Antônio Gramsci, Chefe da Classe Operária Italiana
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 19/05/2008
Ultima atualização: 22/12/2023