Decreto do Conselho dos Comissários do Povo, sobre o Serviço Militar Obrigatório dos Homens que têm Servido como Suboficiais no Exército

Leon Trotsky

2 de Agosto de 1918


Primeira Edição: em 1923, Tomo I e II, Livro 1, de Kak Vooruzhala Revolyutsiya.
Fonte: https://www.marxists.org/espanol/trotsky/em/16.htm
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Moscou, 2 de agosto de 1918

A criação de um exército eficiente e pronto para defender a população trabalhadora contra os agressores do exterior e do interior encontra grandes dificuldades em razão da ausência quase total de quadros ligados de uma maneira indissolúvel à classe operária e aos camponeses pobres.

No antigo exército as funções de comando pertenciam quase exclusivamente aos representantes das classes proprietárias. Como resultado, a maioria do antigo corpo de oficiais tem se comportado com hostilidade frente ao poder dos trabalhadores e camponeses. O novo exército tem necessidade de um novo corpo de oficiais, que pode ser criado rapidamente se se chama às funções de comando os filhos do povo honestos e valente, que existem entre os antigos suboficiais.

Baseado em tais considerações, o Conselho de Comissários do Povo, completando o decreto sobre convocatória dos trabalhadores nascidos em 1896-1897 nas províncias de Moscou, Petrogrado, Vladimir, Nizhni-Nóvgorod, Perm e Viatka, decidiu chamar, ao mesmo tempo, e sobre as bases fixadas pelo decreto, aos trabalhadores nascidos em 1893, 1894 e 1895 nas seis províncias mencionadas e que serviram no exército como suboficiais, a fim de criar no prazo mais breve possível os quadros militares do Exército Vermelho de operários e camponeses.


Inclusão