Ordem do Dia nº 56

Leon Trotsky

03 de Novembro de 1918


Primeira Edição: em 1923, Tomo I e II, Livro 1, de Kak Vooruzhala Revolyutsiya.
Fonte: https://www.marxists.org/espanol/trotsky/em/19.htm
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Do Presidente do Conselho Militar Revolucionário da República e do Comissariado do Povo para a Guerra e para a Marinha do Exército Vermelho e da Frota Vermelha

Tsaristsin, 03 de novembro de 1918.

Entre as tropas contrarrevolucionárias que lutam contra nós há unidades da Checoslováquia. Elas consistem principalmente de checos trabalhadores e camponeses enganados que esperavam que os imperialistas britânicos e franceses garantissem a independência da Boêmia, sua pátria. Hoje, graças à revolução que ocorre na Áustria, a própria Áustria declarada a independência da Boêmia.

Através de Comissariado do Povo para os Negócios Estrangeiros propus assegurar a todos os tchecos que assim o desejem regressar à sua terra natal, que agora vive um período de ascenso revolucionário. O Comissariado do Povo para os Negócios Estrangeiros tem informado ao governo da Checoslováquia que, apesar dos sucessos dos nossos exércitos do Volga e dos Urais, o governo soviético não quer mais do que o fim da guerra, e que está disposto a permitir aos tchecos desarmados, garantindo total segurança, trânsito através da Rússia para sua pátria liberta.

Ordeno aos conselhos militares revolucionários de todos os exércitos do front oriental tomar medidas para informar aos checoslovacos nossos esforços, bem como as principais alterações que ocorrem agora na Áustria-Hungria. Ordeno severamente tratar com respeito os tchecos prisioneiros. Os homens culpados de ter fuzilado prisioneiros checoslovacos suportarão pesadas responsabilidades.

É o momento em que os tchecos enganados e vendidos aos imperialistas britânicos, franceses e russos podem compreender que o seu bem-estar está na união com o poder soviético russo, o único que pode facilitar o regresso ao seu país.


Inclusão 21/03/2015