Discurso sobre os Processos de Moscou

Leon Trotsky


Primeira Edição: Material não escrito/não emitido – data incerta ou desconhecida, provavelmente 1937 ou 1938. Gravado no México.

Fonte: Acervo da British Pathé de clipes históricos disponível em: <https://www.britishpathe.com/video/trotsky-in-mexico-talks-on-moscow-trials>.

Tradução: Vinícius Azevedo.

Observação: Discurso em vídeo (legendado em português): <https://youtu.be/CUH8VtEPt7c>.

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


Parece – oh, sim, que vocês irão facilmente me entender se eu começar meu breve recado no meu muito imperfeito inglês dirigindo meus agradecimentos ao povo mexicano e ao apelo que os consome, que é mérito e coragem do presidente Cárdenas. Quando monstruosas e absurdas acusações foram lançadas contra mim e à minha família, na ocasião em que minha esposa e eu ficamos presos pelo governo sem poder nos defender, o governo mexicano abriu as portas desse magnífico país e nos disse: “aqui vocês podem livremente defender seu direito e sua honra”. Naturalmente, não é uma afinidade por mim, e pelas minhas ideias que motivaram o presidente Cárdenas, mas uma fidelidade às suas próprias ideias, aos seus méritos, no que é esse ato de hospitalidade democrática raro nesses dias.

O processo de Stalin contra mim baseia-se em falsas confissões, extorquidas pelos modernos métodos inquisitoriais, servindo aos interesses da elite dominante. Não há na história crimes mais terríveis em propósito ou ato que os julgamentos de Moscou contra Zinoviev-Kamenev e Piatakov-Radek. Esses processos não são elaborados a partir do comunismo, nem do socialismo, mas pelo stalinismo, isto é, pelo despotismo irresponsável da burocracia sobre o povo!

Qual é agora minha principal tarefa? Revelar a verdade! Apresentar e demonstrar que os verdadeiros criminosos se ocultam sob o manto de acusadores. Qual será o próximo passo nessa direção? A criação de uma comissão de inquérito americana, europeia e, posteriormente, uma comissão internacional de inquérito, composta por aqueles que incontestadamente gozam de autoridade e estima pública respeitável. Comprometo-me a apresentar a essa comissão todos os meus arquivos, expor milhares de cartas pessoais nas quais o desenvolvimento do meu pensamento e das minhas ações se reflete dia após dia, sem nenhuma lacuna. Não tenho nada a esconder! Dezenas de testemunhas que estão no exterior possuem fatos e documentos valiosos que esclarecerão as armações de Moscou. O trabalho da comissão de inquérito deve terminar em um grande contra processo. Um contra processo é necessário para depurar a atmosfera dos germes da fraude, da calúnia, da falsificação e da trapaça, cuja fonte é a polícia de Stalin, a GPU, que se rebaixou ao nível da nazista Gestapo.

Parece-me que o público tem diversas atitudes em relação as minhas ideias em minha atividade política há 40 anos, mas uma investigação imparcial confirmará que não há sequer uma nódoa pessoal e política em minha honra que firmemente convença que o certo está do meu lado! Saúdo sinceramente os cidadãos do novo mundo!


Inclusão: 13/06/2020