O Sentido do 1.º de Maio

Neno Vasco

1 de Maio de 1914


Primeira Edição: A Aurora do Porto, 1 de Maio de 1914.

Fonte: https://ultimabarricada.wordpress.com/neno-vasco/obras-de-neno-vasco/o-sentido-do-1-o-de-maio/

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


Que nos diz o Primeio de Maio?

Essa manifestação do proletariado universal lembra-nos a grande agitação operária de 1884 a 1886, na América do Norte, para a conquista das 8 horas.

Lembra-nos que o operariado recorreu à ação diteta — vasta, pertinaz, enérgica —, depois de ter solicitado e aguardado em vão a benevolência dos legisladores, desesperado das providências legais, perdido toda a paciência; que ele colocou a ação no seu terreno próprio, no da luta de classes, com os objetivos e meios adequados.

Recorda-nos o sacrifício — não místico e desejado, mas resultado da luta necessária — de oito militantes anarquistas, que era a alma do movimento.

Recorda-nos como, apesar de imbuído de ideias revolucionárias e anarquistas naquele momento, o movimento operário norte-americano pôde degenerar no que é hoje, enveredando pelo reformismo legalitário e pela colaboração de classes, pelo corporativismo estreito e pelo funcionalismo.

Lembra-nos como o próprio 1.º de Maio, desviado e falsificado pelos parlamentaristas e pelos políticos, pôde esquecer-se muitas vezes e em muitos lugares da sua origem e do seu significado, deturpado com cortejos e petições ao parlamento.

Eis a lição que ele nos dá.

Ele diz-nos a eficácia esclusiva da ação ditera, da luta de classes. Diz-nos que é neste terreno que deve assentar o movimento operário, fugindo do atoleiro da colaboração de classes, da confiança na lei, das reformas de tributos e de fomento.

Diz-nos que os operários anarquistas, suscitando a união dos trabalhadores fora dos partidos, para defesa dos seus interesses de classe, devem manter dentro da organização económica do proletariado a mais ardente atividade e o mais vivo espírito de iniciativa, reivindicando ali para as suas ideias a mais ampla tolerância e liberdade — alma duma união sincera e duradoura.

Ele aconselha-nos a luta, a propaganda, a atividade, a confiança no esforço próprio — não apenas durante o dia de hoje, mas sempre, a todas as horas e em todas as ocasiões.


Inclusão: 24/06/2021