Seguiremos em frente, jamais nos renderemos(1)

Enver Hoxha

3 de Julho de 1962


Fonte: Shënime për Kinën, volume I, 1979, edições inglesa, pág. 24, e espanhola, pág. 27, Casa de Publicações “8 Nëntori”.
Tradução e HTML: Lucas Schweppenstette

TERÇA-FEIRA,
3 de JULHO de 1962

O processo de unificação do revisionismo moderno e de reconciliação total entre Tito e Khrushchov está avançando a passos largos. Não há nada que o segure. O movimento comunista internacional está em silêncio absoluto.

Trocam-se inúmeras delegações entre a Iugoslávia e a União Soviética. Os iugoslavos e os soviéticos declaram abertamente que suas diferenças ideológicas são insignificantes e estão sendo eliminadas. Com muita publicidade, a União Soviética se prepara para fazer empréstimos à Iugoslávia. Brezhnev está de viagem marcada para Iugoslávia. Assim por diante. Tudo que havíamos previsto está se cumprindo à risca. O revisionismo só cresce, ao passo em que estamos em minoria, mas nós seguiremos em frente, jamais nos renderemos. Nós estamos com a razão, o marxismo-leninismo está do nosso lado e portanto venceremos, certamente venceremos. Nossa luta é árdua, é desigual, mas é justa e gloriosa.


Nota da tradução:

(1) Entrada do diário político de Enver Hoxha, publicada pela primeira vez em 1979 no compilado “Reflexões sobre a China”. (retornar ao texto)

 

Inclusão: 18/02/2022