Um Documento Antimarxista

Alguns comentários preliminares sobre o editorial do jornal “Renmin Ribao” sobre a teoria dos “três mundos”

Enver Hoxha

31 de outubro de 1977


Fonte para a tradução: Ditar për Çeshtje Nderkombëtare (1977), volume 9, páginas 761-767; Casa de Publicações “8 Nëntori”, Tirana, junho de 1984.
Tradução: Thales Caramante – Jornal A Verdade.
HTML: Lucas Schweppenstette.

SEGUNDA-FEIRA,
31 de OUTUBRO de 1977

Esse longo artigo, supostamente teórico, é pseudo-marxista do início ao fim. Voltarei a falar mais detalhadamente sobre seu conteúdo e objetivo, mas hoje quero salientar antecipadamente que esse artigo foi escrito para se opor às teses e ideias principais de nosso 7º Congresso e ao desenvolvimento dessas ideias nos diferentes artigos que publicamos.

Acho que os chineses publicaram esse artigo depois de um longo atraso, porque primeiro tiveram que testar o pulso da opinião comunista internacional e da opinião mundial, em geral, sobre as teses de nosso congresso e o desenvolvimento delas nos artigos que publicamos posteriormente. Eles viram que houve uma grande reação mundial a favor das teses de nosso partido. O mundo entendeu que estávamos atacando as teses pseudo-marxistas da teoria dos “três mundos” de Mao Zedong e a tendência da China para uma amizade e aliança com o imperialismo americano.

No início, a tática dos revisionistas chineses era reunir todos os partidos pseudo-marxista-leninistas que os seguiam, como os partidos “comunistas” (marxista-leninistas) da França, Bélgica, Holanda, etc., e incitá-los a nos atacar. Essa tática que eles praticaram não produziu nenhum resultado porque ninguém tomou conhecimento das ações dos chineses e de seus lacaios.

Por isso, a China foi obrigada a publicar esse artigo, cujo principal objetivo é provar que, supostamente, o Partido do Trabalho da Albânia (PTA) não faz uma análise marxista-leninista justa da situação internacional, que é incapaz de fazer uma verdadeira interpretação marxista-leninista dos acontecimentos. Portanto, com esse artigo, os chineses querem, em primeiro lugar, “provar” a teoria dos “três mundos” de Mao Zedong, para apresentá-la como se fosse totalmente baseada na teoria de Marx, Engels, Lênin e Stálin. Esse é o objetivo do uso de um grande número de citações distorcidas e abreviadas dos clássicos do marxismo-leninismo. Com essas citações, os chineses tentam “provar” que o principal perigo na situação atual é o revisionismo soviético e que, portanto, supostamente surgiu a necessidade de conseguir uma aliança do “terceiro mundo” com o “segundo mundo” e com os Estados Unidos da América para destruir o social-imperialismo soviético.

Nesse artigo, os chineses tentam “argumentar” sobre a necessidade de o proletariado e os povos oprimidos se unirem e formarem alianças com seus opressores! Eles tentam demonstrar que, com base na teoria de Marx, Engels, Lênin e Stálin, os albaneses, supostamente não entenderam a atual conjuntura, as alianças necessárias, onde reside o principal perigo, e que, finalmente, não entendemos o papel que deve ser desempenhado pelos estados do “terceiro mundo”, que, segundo eles, constituem a principal força da revolução!

Um dos objetivos dos chineses com esse artigo é que em todos os países, especialmente os do “terceiro mundo”, apague a impressão das teses do 7º Congresso do nosso partido sobre a situação internacional e o grande eco do artigo Zëri i Popullit, A Teoria e a Prática da Revolução. A teoria dos “três mundos” é o principal problema para a China, que, tendo se colocado no chamado terceiro mundo, está tentando justificar ideologicamente sua hegemonia. A estratégia antimarxista chinesa dos “três mundos”, vestida com trajes marxistas, tem como objetivo garantir a ajuda econômica, militar e política dos Estados Unidos da América, espalhar sua própria ideologia antimarxista nos países do “terceiro mundo”, preparar cuidadosa e continuamente seus próprios mercados nesse mundo e, ao mesmo tempo, impedir que o revisionismo soviético conquiste novos mercados. Dessa forma, a China quer matar vários coelhos com uma cajadada só.

Nós denunciamos esses objetivos, essas práticas e estratégias contrarrevolucionárias da China, e devemos continuar a denunciá-las no futuro. Esse novo artigo do Renmin Ribao não fala sobre a revolução porque, para os chineses, as teses de Lênin, que dizem que o imperialismo é a fase final do capitalismo e a véspera da revolução proletária, estão ultrapassadas. A revolução proletária foi eliminada do plano chinês porque, para eles, sua aliança com a burguesia, o capitalismo internacional, o imperialismo americano, foi colocado em primeiro lugar. Além do fato de essa variante chinesa do revisionismo moderno ter se colocado a serviço do imperialismo americano, ela também demonstra a tendência de atrair para si todas as outras facções revisionistas que têm o poder do Estado em suas mãos, desde os titoístas até os revisionistas poloneses.

Outro objetivo dos chineses é que os grupos revisionistas dos países do Leste Europeu se separem da União Soviética e formem alianças com a China e o imperialismo americano, na estrutura dos chamados terceiro mundo e segundo mundo. A China está tentando criar uma unidade de vários revisionistas no mundo que, juntos, serão capazes de quebrar a “batuta do maestro”, o revisionismo soviético, que ainda tem influência no mundo ao se apresentar como sucessor de Lênin e que, no momento, mantém os países do Leste Europeu em cativeiro. Portanto, o revisionismo chinês é a variante do revisionismo moderno que tem como objetivo unir as várias formas de revisionismo em todo o mundo e estabelecer sua própria hegemonia. O revisionismo chinês está conciliando com o imperialismo para que o socialismo triunfe pela “via pacífica”, por meio de formas “democráticas” e “parlamentares”, sem revolução violenta, sem a hegemonia do proletariado, portanto, por meio de uma revolução social liderada por muitos partidos, por meio do pluralismo. Como disse Santiago Carrillo, Secretário-Geral do Partido Comunista da Espanha (PCE), a questão que se apresenta é que o atual estado capitalista deve ser transformado de forma “democrática” e “parlamentar”, e não esmagado até os alicerces. Nesse Estado, a lá Carrillo, até mesmo os partidos burgueses devem participar. Carrillo defende que essa transformação “socialista” não deve ser feita por meio de uma revolução, mas de forma silenciosa, suave e gradual.

Naturalmente, nem os imperialistas americanos nem os países desenvolvidos do Ocidente seguirão o caminho defendido pela China ou por Carrillo, mas, sem dar ouvidos a eles, lutarão por seus próprios interesses, pela hegemonia. Atualmente, os imperialistas e capitalistas estão interessados em obter grandes lucros com os investimentos que fizeram, que estão fazendo na União Soviética e nos antigos países de democracia popular, e também estão interessados em fazer investimentos na China. Os imperialistas americanos e os outros imperialistas jamais esquecerão seus objetivos, porque sua realização fortalece não apenas suas posições econômicas, mas também suas posições políticas e militares, dessa forma, coloca todos esses países em algum tipo de dependência deles. A União Soviética e a China não podem deixar de ver essa situação; no entanto, nenhuma delas está interessada em fazer uma tempestade em um copo d'água.

A União Soviética, em particular, não está interessada em declarar uma guerra na Europa, porque isso terá graves consequências para ela. Se a guerra for declarada pela União Soviética, ela dará esse passo em direção ao elo mais fraco do capitalismo e, no momento, é a China, que está apenas se desenvolvendo como tal e também tem grandes ativos que podem ser explorados. Como qualquer outro imperialismo, o imperialismo soviético atacará onde puder obter os maiores ganhos e não onde não houver chance de ganho, como, por exemplo, na Europa. O que ele poderia ganhar nessa zona é a criação de sua hegemonia completa, mas isso é impossível, porque mesmo que o social-imperialismo soviético conseguisse engolir a Europa militarmente, ele se veria diante de um obstáculo colossal dos povos europeus, que ele não teria a possibilidade de explorar e manter em escravidão por muito tempo.

Tendo o imperialismo americano ao seu lado, os revisionistas chineses estão tentando, por meio de falsas palavras de ordens pseudo-marxistas, penetrar ideológica e economicamente nos países do “terceiro mundo”, para estabelecer sua hegemonia neles. Portanto, com o objetivo de se tornar uma superpotência, a China está trabalhando, primeiro, para preparar o terreno política e ideologicamente e, depois, para agir nesses países despejando seu próprio capital, quando conseguir criá-lo, e, mais tarde, para agir também com ameaças militares, como os Estados Unidos da América e a União Soviética estão fazendo hoje.

Agora, a direção do Partido Comunista da China (PCCh) acha que as contradições que surgiram em suas relações com o PTA, e que aumentarão constantemente, baseiam-se apenas nas respectivas visões dos problemas internacionais. É verdade que uma das principais contradições entre nós é justamente a avaliação desses problemas, mas a fonte de nossas contradições é mais profunda do que isso. Ao estudar a plataforma internacional do PCCh, o PTA, como um partido marxista-leninista, é capaz de demonstrar a raiz e a origem das opiniões antimarxistas desse partido nesse campo. Em geral, nossas contradições com esse partido decorrem do fato de que o PCCh não é um partido marxista-leninista. Como não é um partido desse tipo, a ditadura do proletariado não pode existir na China e não há como construir o socialismo. Nosso partido tem clareza sobre as linhas gerais desse problema, mas, ainda assim, é seu dever aprofundar o debate.

O editorial do Renmin Ribao não diz nada sobre a hegemonia do proletariado mundial e sua luta. A explicação para esse silêncio sobre o papel hegemônico do proletariado é que o PCCh nunca considerou o proletariado a classe dirigente da revolução, e é exatamente por isso que o proletariado e sua ideologia não dirigiram a revolução chinesa. O campesinato estava na vanguarda dessa revolução. Essa situação continuou mesmo após a proclamação da República Popular da China. Essa é a explicação para as posições antimarxistas dos revisionistas chineses, não apenas internamente, mas também na plataforma internacional. Baseando-se na interpretação das contradições e alianças com diferentes forças de acordo com seus conceitos antimarxistas, eles não deixam de fazer comparações com as alianças que a China desenvolveu na época da revolução que realizou.

Devemos nos aprofundar ainda mais nessas últimas questões, não apenas porque elas constituem a base dos principais erros teóricos e práticos cometidos pela China em sua política interna e externa, mas também porque não foram formuladas com precisão, deixando o caminho aberto para que sejam compreendidas e interpretadas de várias maneiras. Isso ocorre precisamente porque a teoria de Mao Zedong é eclética e, como eu disse na 2ª Plenária do Comitê Central, é difícil de ser compreendida. Não temos documentos escritos sobre a implementação concreta na prática da linha do partido na China. E os documentos que existem não refletem a realidade da estrutura da sociedade chinesa, a realidade da estrutura do partido e as normas leninistas que ele deveria ter implementado, mas que o chamado Partido Comunista da China não implementou. Nos documentos oficiais que conhecemos, há problemas apresentados corretamente no plano teórico, mas sua aplicação prática não foi realizada da maneira marxista-leninista, a organização e a linha do partido não foram justas, e isso é evidente nas consequências catastróficas que estamos testemunhando agora.

Como enfatizei no início, voltarei a esse documento antimarxista do Partido Comunista da China para analisá-lo de forma mais completa e detalhada. Essa análise nos servirá para fortalecer ainda mais a convicção de nosso partido sobre o rumo errado da China. Trabalharemos também para explicar aos camaradas internacionalistas e comunistas de outros partidos e à opinião pública mundial essas formas de trabalho que estão sendo praticadas pelo PCCh, que partiu para o ataque contra a justa linha marxista-leninista de nosso partido.


Inclusão: 02/12/2023