Nota da Redação do "Sotsial-Demokrat" Sobre o Manifesto do CC do POSDR Acerca da Guerra
Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa

V. I. Lénine

Agosto de 1915

Link Avante

Escrito: em Agosto de 1915.
Primeira edição: Em Agosto de 1915 na brochura O Socialismo e a Guerra, editada em Genebra pela redação do Jornal Sotsial-Demokrat.
Fonte: Obras Escolhidas em Três Tomos, 1977, Edições Avante! - Lisboa, Edições Progresso - Moscovo

Tradução: Edições "Avante!" com base nas Obras Completas de V. I. Lénine, 5.ª ed. em russo, t. 26, p. 356.

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006

Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1977.


capa

A reivindicação dos Estados Unidos da Europa, tal como foi apresentada pelo manifesto do CC — que a fez acompanhar do apelo ao derrubamento das monarquias da Rússia, da Áustria e da Alemanha — distingue-se da interpretação pacifista desta palavra de ordem por Kautsky e outros.

No número 44 do Sotsial-Demokrat, Órgão Central do nosso partido, foi publicado um artigo da redacção no qual se demonstra o carácter incorrecto da palavra de ordem «Estados Unidos da Europa»[1*] do ponto de vista económico. Ou é uma reivindicação irrealizável no capitalismo, que pressupõe o estabelecimento da planificação da economia mundial com a partilha das colónias, esferas de influência, etc, entre os diferentes países. Ou é uma palavra de ordem reaccionária porque significa a aliança temporária das grandes potências da Europa para oprimir com maior êxito as colónias e saquear o Japão e a América, que se desenvolvem mais rapidamente.


Notas:

[1*] Trata-se do artigo "Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa" (retornar ao texto)