Rumo às pastas ministeriais

J. V. Stálin

17 de março de 1917.


Primeira publicação: “Pravda” (“A Verdade”), n.º 11. 17 de março de 1917. Artigo não assinado.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 19-20.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Recentemente a imprensa publicou a resolução do grupo Edinstvo (1) sobre o governo provisório, sobre a guerra e sobre a unificação.

Trata-se do grupo “defensista” Plekhánov--Burianov.

Para se ter uma ideia precisa desse grupo basta saber que segundo ele:

  1. — “o indispensável controle democrático sobre a atividade do governo provisório se realiza da melhor maneira através da participação da democracia operária no governo provisório;
  2. — “o proletariado é obrigado a continuar a guerra”', entre outras coisas, “para libertar a Europa da ameaça da reação austro-alemã.”

Em resumo: senhores operários, dai reféns ao governo provisório de Gutchov e de Miliukov e continuai, também, a guerra... pela conquista de Constantinopla!

Essa é a palavra de ordem do grupo Plekhánov--Burianov.

E depois disso tudo esse grupo ainda ousa convidar o Partido Operário Social-Democrata da Rússia a unir-se a ele!

O egrégio grupo Edinstvo se esquece de que o Partido Operário Social-Democrata da Rússia adota as decisões de Zimmerwald--Kiental, que repudiam seja o defensismo seja a participação no governo atual, ainda que provisório (não confundir com o governo provisório revolucionário!).

Esse grupo não percebe que Zimmerwald e Kiental condenaram Guesde e Sembat e que, por outro lado, a união com Gutchkov e com Miliukov exclui a união com o Partido Operário Social-Democrata da Rússia...

Esse grupo desprezou o fato de que há tempos Liebknecht e Scheidemann não vivem nem podem viver num mesmo partido...

Não, senhores! Trocastes o endereço ao lançar vosso apelo à unidade!

Podeis certamente tratar de obter pastas ministeriais, podeis unir-vos aos Miliukov e aos Gutchkov para,.. “continuar a guerra”, etc.: é questão de gosto; mas, que têm que ver com isso o Partido Social-Democrata da Rússia e a unificação com ele?

Não, senhores, passai de largo.


Notas de fim de tomo:

(1) O grupo Edinstvo (Unidade) constituiu-se em março de 1917, reunindo em si todos os mencheviques defensistas de extrema direita. Teve como dirigentes Plekhánov e os ex-liquidacionistas Burianov e Iordanski. O grupo apoiou sem reservas o governo provisório, exigindo a continuação da guerra imperialista, e, ao lado das centúrias negras, tomou parte nas perseguições contra os bolcheviques. Após a Revolução de Outubro os membros desse grupo passaram a fazer parte do contrarrevolucionário “Comitê para a Salvação da Pátria e da Revolução”. (retornar ao texto)

Inclusão: 18/02/2024