A frente revolucionária

J. V. Stálin

19 de setembro de 1917


Primeira publicação: “Rabótchi Put” (“O Caminho Operário”), n.° 14. 19 de setembro de 1917. Editorial.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 294.300.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Os social-revolucionários do Diélo Naroda estão descontentes com os bolcheviques. Dirigem-lhes censuras, insultos e enfim ameaças. Por quê? Porque os bolcheviques dão prova de “desenfreada demagogia”, de “sectarismo fracionista”, de “divisionismo”, de falta de “disciplina revolucionária”. Em suma, porque os bolcheviques são contrários à unidade com os social-revolucionários do Diélo Naroda.

Unidade com os social-revolucionários do Diélo Naroda... Julgai vós mesmos se é possível agora essa unidade.

Enquanto a Conferência Democrática de Petrogrado perde-se em tagarelices e os promotores da Conferência elaboram com urgência as fórmulas da “salvação” da revolução, enquanto o governo de Kerenski, encorajado por Buchanan e por Miliukov, continua pelo “seu” caminho, tia Rússia desenrola-se o processo decisivo de desenvolvimento de um novo poder efetivamente popular, efetivamente revolucionário, que move uma luta encarniçada pela sua existência. De um lado os soviets, que estão à Crente da revolução, à frente da luta no sentido de esmagar a contrarrevolução, que ainda não está vencida, mas somente recuou escondendo-se prudentemente atrás das costas do governo. Do outro lado o governo de Kerenski, que acoberta os contrarrevolucionários, que se põe de acordo com os kornilovistas (cadetes!), que declarou guerra aos soviets, esforçando-se por destruí-los para não ser por sua vez destruído.

Quem vencerá nessa luta? Esse e agora o ponto essencial.

Ou o poder dos soviets, e portanto a vitória da revolução e uma paz justa.

Ou o poder do governo de Kerenski, e portanto a vitória da contrarrevolução e a “guerra até à completa”... exaustão da Rússia.

Uma vez que a Conferência não resolve a questão, ela se limita a refletir essa luta e certamente com grande atraso.

Portanto, a questão fundamental agora não é a elaboração da fórmula geral da “salvação” da revolução, mas o apoio direto aos soviets na sua luta contra o governo de Kerenski.

Quereis uma frente única revolucionária? Apoiai os soviets, rompei com o governo de Kerenski e a unidade virá por si só. A unidade da frente não se forma com as discussões, mas no curso da luta.

Os soviets reivindicam a destituição dos comissários cadetes e o governo de Kerenski impõe-lhes comissários malquistos, ameaçando recorrer à força...

Por quem sois vós, cidadãos do Diélo Naroda, pelos soviets ou pelos comissários de Kerenski?

Em Tachkent o Soviet, composto em sua maioria de social-revolucionários, tomou o poder destituindo os velhos funcionários. Mas o governo de Kerenski envia para o local uma expedição punitiva, exigindo a restauração do regime anterior, a “punição” do Soviet, etc....

De que lado estais, cidadãos do Diélo Naroda, ao, lado do Soviet de Tachkent ou da expedição punitiva de Kerenski?

Nenhuma resposta. Não conhecemos de fato nenhum ato de protesto, nenhum ato de luta dos sequazes do Diélo Naroda contra essas práticas contrarrevolucionárias do senhor Kerenski.

É inverossímil, mas é fato. O social-revolucionário de Petrogrado, Kerenski, que está no diretório, armado de ‘‘metralhadoras”, desfecha um ataque contra os social-revolucionários que estão no Soviet de Tachkent, e o Diélo Naroda, órgão central do partido social-revolucionário, cala-se, ensimesmado, como se a coisa não lhe dissesse respeito! O social-revolucionário Kerenski prepara-se para uma luta encarniçada contra os social-revolucionários de Tachkent, e o Diélo Naroda, publicando a “ordem” de pogrom baixada por Kerenski, julga possível não fazer comentários, observando, evidentemente, a “neutralidade”!

Porém que espécie de partido vem a ser esse, cujos membros chegam até a uma luta encarniçada entre si, sendo que isso é tolerado, como se vê claramente, pelo seu órgão central?

Falam-nos em unidade da frente revolucionária. Mas unidade com quem?

Com o partido social-revolucionário, que não tem opinião, uma vez que se cala?

Com o grupo de Kerenski, que se prepara a fim de destruir os soviets?

Ou com o grupo dos social-revolucionários de Tachkent, que cria um novo poder em nome da revolução e das suas conquistas?

Estamos dispostos a apoiar o Soviet de Tachkent, lutaremos ao lado dos social-revolucionários efetivamente revolucionários, realizaremos uma frente única com eles.

Mas os cidadãos do Diélo Naroda compreenderão um belo dia que não se pode apoiar ao mesmo tempo os social-revolucionários de Tachkent e Kerenski, porque quem apoia os social-revolucionários de Tachkent rompe com Kerenski?

Compreenderão um belo dia que se não romperem com o governo de Kerenski e se mantiverem “neutros” traem por isso mesmo a causa pela qual se batem seus companheiros de Tachkent?

Compreenderão um belo dia que antes de reivindicar a unidade da frente com os bolcheviques é preciso realizar essa unidade na própria casa, no próprio partido, rompendo decididamente ou com Kerenski, ou com os social-revolucionários de esquerda?

Quereis a unidade da frente com os bolcheviques? Rompei com o governo de Kerenski, apoiai os soviets em sua luta pelo poder e haverá unidade.

Por que foi tão fácil e simples realizar a unidade durante as jornadas da revolta de Kornílov?

Porque a unidade nascera então no curso da luta travada contra a contrarrevolução e não como resultado de intermináveis discussões.

A contrarrevolução ainda não está vencida: recuou somente, escondendo-se atrás das costas do governo de Kerenski. A revolução deve expugnar também essa segunda linha das trincheiras da contrarrevolução, se quiser vencer. O êxito da luta dos soviets pelo poder é justamente o cumprimento dessa vitória. Quem não quiser acabar “do outro lado da barricada”, quem não quiser acabar debaixo dos golpes dos soviets, quem quiser a vitória da revolução deve romper com o governo de Kerenski, deve apoiar a luta dos soviets.

Quereis a unidade da frente revolucionária?

Apoiai os soviets contra o diretório, apoiai decididamente e até ao fim a luta com a contrarrevolução e então a unidade formar-se-á por si só, simples e naturalmente, como aconteceu no tempo da revolta de Kornílov.

Com os soviets ou contra eles? Escolhei, cidadãos do Diélo Naroda!


Inclusão: 18/02/2024