A contrarrevolução mobiliza-se: preparai-vos para rechaçá-la

J. V. Stálin

10 de outubro de 1917


Primeira publicação: “Rabótchi Put” (“O Caminho Operário”), n. 10 de outubro de 1917. Editorial.
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 354-356.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

A revolução vive. Após haver esmagado a “revolta” de Kornílov e posto em movimento a frente, após haver percorrido as cidades e reanimado as regiões industriais, a revolução passa agora para o campo, varrendo os fundamentos do odiado poder dos latifundiários.

Esboroa-se o último sustentáculo dos conciliadores. A luta contra a camarilha de Kornílov fez esvaírem-se as ilusões conciliatórias dos operários e dos soldados, agrupando estes últimos em torno do nosso Partido. A luta contra os latifundiários fará esvaírem-se as ilusões conciliatórias dos camponeses, reunindo-os em torno dos operários e dos soldados.

Na luta contra os defensistas, e apesar deles, forma-se a frente revolucionária dos operários, dos soldados e dos camponeses. Na luta contra os conciliadores, e apesar deles, essa frente estende-se e reforça-se.

A revolução mobiliza suas forças, expelindo do seu seio os mencheviques e social-revolucionários conciliadores.

Mas simultaneamente também a contrarrevolução mobiliza suas forças.

O partido cadete, ninho e foco da contrarrevolução, é o primeiro a abrir a luta promovendo a agitação em favor de Kornílov. Após tomar o poder em suas mãos e atiçar os cães de Suvórin, mascarando-se com o Antiparlamento dos social-revolucionários, dos mencheviques kornilovistas e tendo assegurado para si o apoio dos generais contrarrevolucionários, o partido cadete prepara uma nova aventura kornilovista, ameaçando esmagar a revolução.

A “associação das personalidades públicas” de Moscou, união dos que recorrem aos “lockouts” e à “mão descarnada” da fome, a mesma associação que ajudou Kornílov a oprimir os soldados e os operários, a dispersar os soviets no interior e os comitês na frente, convocou para depois de amanhã a segunda Conferência de Moscou”, convidando urgentemente a participarem dessa conferência os representantes da “união das tropas cossacas”.

Na frente, sobretudo no sul e no oeste, uma liga secreta de generais kornilovistas organiza febrilmente um novo ataque contra a revolução, reunindo em torno de si todas as forças aptas para esse sujo “trabalho” reacionário …

E o governo de Kerenski, o mesmo que juntamente com Kornílov organizou o complô contra a revolução, prepara-se a fim de fugir para Moscou no sentido de organizar — após haver cedido Petrogrado aos alemães — juntamente com os Riabuchinski e os Buríchkin, juntamente com os Kalédin e os Alexéev, um novo, mais ameaçador complô contra a revolução.

Nenhuma dúvida é possível. Em contraposição com a frente revolucionária, forma-se e consolida-se a frente contrarrevolucionária, a frente dos capitalistas e dos latifundiários, do governo de Kerenski e do Antiparlamento. A contrarrevolução prepara uma nova aventura kornilovista.

O primeiro complô dos kornilovistas foi debelado. Mas a contrarrevolução não foi destruída. Recuou somente, escondeu-se atrás das costas do governo de Kerenski e consolidou-se em novas posições.

O segundo complô dos kornilovistas que está se preparando deve ser aniquilado para que a revolução seja preservada por muito tempo desse perigo.

A primeira ação contrarrevolucionária foi quebrada pelas forças dos operários e dos soldados, pelas forças dos soviets no interior dos comitês na frente.

Os soviets e os comitês devem tomar todas as medidas a fim de que a segunda ação contrarrevolucionária seja varrida com toda a força de uma grande revolução.

Saibam os operários e os soldados, saibam os camponeses e os marinheiros que a luta se trava pela paz e pelo pão, pela terra e pela liberdade, contra os capitalistas e os latifundiários, os especuladores e os açambarcadores, contra os traidores de todos os naipes, contra todos os que não querem acabar de uma vez por todas com a camarilha kornilovista que está se organizando.

A camarilha kornilovista mobiliza-se: preparai-vos para rechaçá-la!


Inclusão: 18/02/2024