De que precisamos?

J. V. Stálin

24 de outubro de 1917


Primeira publicação: “Rabótchi Put” (“O Caminho Operário”), n.° 44. 24 de outubro de 1917, Editorial
Fonte: J. V. Stálin, Obras. Editorial Vitória, Rio de Janeiro, 1953, págs. 378-381.
Tradução: Editorial Vitória, da edição italiana G. V. Stálin - "Opere Complete", vol. 3 - Edizione Rinascita, Roma, 1951.
HTML: Fernando Araújo.
Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

No mês de fevereiro os soldados e os operários derrubaram o tzar. Mas após haverem derrubado o tzar, não quiseram tomar o poder em suas mãos. Guiados por maus pastores, pelos social-revolucionários e mencheviques, os operários e os soldados cederam voluntariamente o poder aos representantes dos latifundiários e dos capitalistas: aos Miliukov, aos Lvov, aos Gutchkov e aos Konoválov.

Esse foi o erro fatal dos vencedores. Os soldados expiam agora esse erro na frente, os operários e os camponeses no interior.

Derrubando o tzar, os operários pensavam obter pão e trabalho. Mas “obtiveram” em vez disso carestia da vida e fome, “lockouts” e desemprego.

Por quê? Porque no governo estão os representantes dos capitalistas e dos especuladores, que desejam tornar dóceis os trabalhadores pela fome.

Derrubando o tzar, os camponeses pensavam obter a terra. Mas “obtiveram” ao invés a prisão de seus deputados e expedições punitivas.

Por quê?

Porque no governo estão os representantes dos latifundiários, que de nenhum modo cederão a terra aos camponeses.

Derrubando o tzar, os soldados pensavam obter a paz. Mas “obtiveram” ao invés uma guerra que se arrasta, que se deseja fazer durar ainda até ao próximo outono.

Por quê?

Porque no governo estão os representantes dos banqueiros anglo-franceses, para os quais é desvantajoso um “rápido” fim da guerra, os quais enriquecem com as bandidescas rapinas de guerra.

Derrubando o tzar, o povo pensava que depois de dois ou três meses seria convocada a Assembleia Constituinte. Entretanto a convocação da Assembleia Constituinte já foi adiada, uma vez e agora os inimigos preparam-se abertamente para torpedeá-la para sempre.

Por quê?

Porque no governo estão os inimigos do povo, para os quais é desvantajosa uma tempestiva convocação da Assembleia Constituinte.

Após a vitória da revolução de fevereiro o poder permaneceu nas mãos dos latifundiários e dos capitalistas, dos banqueiros e dos especuladores, dos atravessadores e dos açambarcadores: eis em que consiste o erro fatal dos operários e dos soldados, eis onde está a causa dos males atuais no interior e na frente.

É preciso corrigir imediatamente esse erro; chegou o momento em que um retardamento ulterior ameaçaria de ruína toda a causa da revolução.

É preciso que se substitua o atual governo dos latifundiários e dos capitalistas por um novo governo de operários e de camponeses.

É preciso substituir o governo atual, que se nomeou por si próprio, que não foi eleito pelo povo e não é responsável perante o povo, por um governo reconhecido pelo povo, eleito pelos representantes dos operários, dos soldados e dos camponeses e responsável perante esses representantes.

É preciso substituir o governo de KíchkinKonoválov pelo governo dos Soviets dos Deputados Operários, Soldados e Camponeses.

O que não foi feito em fevereiro, deve ser feito hoje.

Assim, e só assim, se pode conquistar a paz, o pão a terra e a liberdade.

Operários, camponeses, soldados, cossacos, trabalhadores todos!

Quereis que ao invés do atual governo dos latifundiários e dos capitalistas esteja no poder um novo governo de operários e camponeses?

Quereis que o novo governo da Rússia declare, de acordo com as reivindicações dos camponeses, a abolição dos direitos dos latifundiários sobre a terra e transfira sem resgate todas as terras dos latifundiários aos comitês camponeses?

Quereis que o novo governo da Rússia torne público os tratados secretos do tzar, considere-os não obrigatórios e ofereça a todos os povos em guerra uma paz justa?

Quereis que o novo governo da Rússia reprima completamente os que recorrem aos “lockouts” e os especuladores que agravam deliberadamente a fome e o desemprego, o esfacelamento e a carestia da vida?

Se quiserdes isso, reuni todas as vossas forças, levantai-vos todos juntos, como um só homem, e organizai assembleias, elegei delegações, exponde vossas reivindicações por intermédio delas ao Congresso dos Soviets, que se instalará amanhã no Instituto Smólny.

Se agirdes todos unânimes e com decisão, ninguém ousará opor-se à vontade do povo. O velho governo cederá o lugar ao novo, tanto mais pacificamente quanto mais fortemente, de maneira organizada e poderosa, agirdes. E todo o país marchará então galharda e decididamente para a conquista da paz para os povos, da terra para os camponeses, do pão e do trabalho para os que têm fome.

O poder deve passar para as mãos dos Soviets dos Deputados Operários, Soldados e Camponeses.

No poder deve haver um novo governo, eleito pelos soviets, revogável pelos soviets, responsável perante os soviets.

Só esse governo pode garantir a oportuna convocação da Assembleia Constituinte.


Inclusão: 18/02/2024