O Camarada Stálin, Continuador da Grande Obra de Lênin

N. Shvernik

21 de Dezembro de 1949


Primeira Edição: ......
Fonte: Problemas - Revista Mensal de Cultura Política nº 31- Nov-Dez de 1950.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

foto

Josef Vissarionóvitch Stálin — o grande dirigente e pensador, o homem de gênio, o ardente patriota e lutador infatigável, o mestre e amigo do povo trabalhador — completa hoje setenta anos.

Desde os primeiros anos de sua juventude, o camarada Stálin dedicou toda sua vida extraordinária e suas atividades revolucionárias uma luta infatigável contra a autocracia tzarista, a uma luta abnegada para libertar os trabalhadores e camponeses do jugo do capital e dar alegria e felicidade ao povo trabalhador.

Desde o início de sua luta revolucionária, o camarada Stálin estava imbuído de fé ilimitada no gênio de Lênin, e seguiu o caminho de Lênin como seu mais fiel discípulo e companheiro de armas.

Juntamente com Lênin, o camarada Stálin lançou os fundamentos de um combativo partido dos trabalhadores, de um partido de novo tipo, armou esse Partido com a teoria do marxismo-leninismo, e educou-o e forjou-o na luta revolucionária pela instauração da ditadura do proletariado. Esse Partido combativo, forte por sua coesão e unidade de vontade e imbuído da teoria marxista-leninista, é o grande Partido Comunista dos Bolcheviques.

Depois da derrubada do tsarismo, o Partido Bolchevique, guiado por Lênin e Stálin, preparou e conduziu a classe operária ao assalto ao capitalismo. Como resultado da vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro na Rússia, foi destruído o poder da burguesia e instaurou-se a ditadura do proletariado.

O camarada Stálin, que dirigiu a insurreição armada em Petrogrado por decisão do Partido, era o principal apoio de Lênin na luta pela instauração do sistema soviético, pela criação do Estado Socialista Soviético, na organização da defesa do país e na destruição ideológica e orgânica do oportunismo nas fileiras do Partido Bolchevique.

Juntamente com Lênin, o camarada Stálin, como seu melhor companheiro de armas, trabalhou incansavelmente por consolidar o poder soviético, guiou o Partido Bolchevique e dirigiu o Estado Soviético. Lênin e Stálin são os fundadores e dirigentes do Partido Bolchevique, os fundadores e dirigentes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

No túmulo de Lênin, o camarada Stálin fez, em nome do Partido Bolchevique, o juramento sagrado de manter bem alto e conservar a pureza do grande titulo de membro do Partido; conservar a unidade de nosso Partido como a menina de nossos olhos; defender e reforçar a ditadura do proletariado; consolidar por todos os meios a aliança dos operários e camponeses; fortalecer a cooperação fraternal das nações de nosso país; consolidar e estender a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; reforçar nosso Exército e nossa Marinha Soviéticas; reforçar e ampliar a união dos trabalhadores de todo o mundo.

Continuando a grande obra de Lênin, o camarada Stálin consolidou mais ainda as fileiras do Partido Bolchevique e o conduziu pelo caminho indicado por Lênin.

Na áspera luta contra os trotsquistaszinovievistas, bukarinistas e outros degenerados, contra todos esses inimigos jurados da Revolução Socialista, contra os agentes do imperialismo internacional, o Camarada Stálin elevou o leninismo, desenvolveu-o, enriqueceu o tesouro do marxismo-leninismo, fundamentando firmemente a teoria da possibilidade da vitória do socialismo num só país e elaborou o plano de construção da sociedade socialista. O camarada Stálin elaborou o plano para a industrialização socialista do pais, para unir em kolkozes as explorações camponesas disseminadas, para liquidar os kulaks como classe e o Partido sob sua liderança realizou esse plano. Os kolkozes receberam maquinaria moderna. As idéias de Stálin sobre a transformação socialista do país revelaram-se nos planos quinquenais de desenvolvimento da economia nacional, planos que garantiram a vitória do socialismo em nosso país.

★ ★ ★

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tornou-se uma grande potência sob a direção do camarada Stálin. No mais curto lapso de tempo, o povo soviético transformou técnica e economicamente a Rússia atrasada num avançado país industrial, capaz de produzir todos os tipos de máquinas e em qualquer quantidade, num país com uma agricultura socialista altamente desenvolvida e equipada com maquinaria moderna, numa agricultura que aumenta sua colheita de ano para ano.

Sob a direção do camarada Stálin realizou-se na União Soviética uma verdadeira revolução cultural: êxitos notáveis foram obtidos no desenvolvimento da educação pública, na preparação de especialistas altamente qualificados para a indústria e a agricultura, no progresso feito pela ciência e pela técnica, no florescimento da arte.

O problema nacional — um dos mais importantes da revolução — foi resolvido em nosso país sob a direção do camarada Stálin. Na base da união voluntária dos povos soviéticos num Estado federado, desenvolveu-se rapidamente nas repúblicas não-russas a cultura dos povos da URSS, uma cultura nacional na forma e socialista no conteúdo. A vida política, econômica e cultural dos povos da União Soviética floresceu brilhantemente, a amizade dos povos tornou-se uma força vitalizadora, inspirando o povo da sociedade soviética a lutar pela ulterior consolidação e desenvolvimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Os ensinamentos do camarada Stálin sobre a questão nacional, elaborados em sua obra clássica — «O Marxismo e o Problema Nacional» — armaram o Partido Bolchevique com a teoria revolucionária ao resolver o problema da auto-determinação dos povos e nações, a questão de trazê-los para a luta comum do proletariado pelo socialismo; esses ensinamentos constituíram uma notável afirmação programática do bolchevismo sobre a questão nacional, no campo internacional.

A vitória do socialismo na URSS refutou as misantrópicas teorias raciais. O povo soviético de todas as nacionalidades mostrou na prática que o socialismo não separa os povos, mas os congrega e une para a luta comum pela vitória do comunismo.

No trabalho intitulado «A Questão Nacional e o Leninismo», o camarada Stálin fez uma profunda análise teórica da origem e desenvolvimento das nações, do futuro das nações e das línguas nacionais e definiu a essência das nações burguesas e socialistas.

O sistema soviético deu ao mundo o modelo sem precedente de uma união livre e igual de nacionalidades num Estado Federado Socialista, onde foi completamente resolvido o problema nacional e o problema da cooperação das nações.

Como uma estrela-guia, o gênio de Stálin mostrou-nos o caminho do socialismo. Guiado pelo camarada Stálin, nosso Partido pôs em movimento grandes massas do povo, garantiu a aplicação de medidas em escala sem paralelo, e acelerou o desenvolvimento das forças produtivas de nosso país na base de um avanço contínuo da ciência e da técnica, na base da organização socialista do trabalho.

A vitória do socialismo na URSS, conquistada sob a direção do Partido Bolchevique, está assegurada legislativamente na Constituição da URSS, como resultado do caminho percorrido e das conquistas da revolução proletária. Em homenagem ao seu arquiteto, nosso povo apelidou a Constituição da URSS de Constituição Stalinista.

A Constituição Stalinista consolidou o Estado Socialista Soviético, garantiu os amplos direitos democráticos do cidadão soviético, o direito do povo trabalhador da URSS ao trabalho, ao repouso e às férias à educação, à segurança material na velhice e em caso de doença ou incapacidade.

Sob a direção do Partido Bolchevique o povo soviético aboliu para sempre a exploração do homem pelo homem, criou o sistema socialista de sociedade que não conhece, nem crises nem desemprego, um sistema que assegura a melhoria constante do padrão material e cultural de vida do povo trabalhador.

A Constituição da URSS deu aos povos de nosso país amplas oportunidades de desenvolver ulteriormente e reforçar os fundamentos econômicos e sociais do socialismo. Ao mesmo tempo, infundiu no povo trabalhador dos países capitalistas a certeza de que o que foi realizado na União Soviética pode ser obtido também em outros países.

Nutrindo-se na experiência da Revolução Socialista na URSS, desenvolvendo a teoria leninista sobre a possibilidade de vitória do socialismo num só país, o camarada Stálin chegou à conclusão de que o comunismo podia ser construído na URSS, mesmo nas condições do cerco capitalista. Esta conclusão de um homem de gênio deu ao Partido Bolchevique uma clara perspectiva na luta por conseguir em nosso país a transição gradual do socialismo ao comunismo.

O sistema socialista soviético, com suas fontes ilimitadas de força e vitalidade, engendrou o patriotismo soviético, a amizade fraternal dos povos, o moral invencível e a unidade política de nossa sociedade. O sistema soviético demonstrou sua força e estabilidade invencíveis, particularmente, na guerra contra a Alemanha fascista, que nos atacara traiçoeiramente, e contra o Japão imperialista.

★ ★ ★

Durante a Grande Guerra Patriótica, o Partido Bolchevique confiou ao camarada Stálin o trabalho titânico de organizar a defesa do país. Além de dirigir o Estado, o camarada Stálin assumiu também o comando do Exército e da Marinha soviéticas. Uniu todo o povo soviético na luta em defesa da Pátria, organizou e assegurou a retaguarda. Todo o país, todo povo soviético realizou um esforço heróico para a frente, pela vitória. O gênio militar do camarada Stálin, que criou e desenvolveu a ciência militar soviética como nenhum outro, sua vontade inquebrantável que inspirou o povo na luta pela expulsão dos invasores do solo soviético, pelo esmagamento do exército fascista alemão e do exército japonês, garantiu ao nosso país sua vitória que marcou uma época.

O sistema soviético. suportou a prova de fogo da Grande Guerra patriótica e demonstrou sua vitalidade. Devido à superioridade do sistema socialista, à coragem do povo soviético no campo de batalha e a seu trabalho dedicado na retaguarda, graças ao gênio militar e organizativo do camarada Stálin, a URSS emergiu da guerra com uma auréola de glória e de grandeza. Todas as pessoas honestas do mundo vêm no camarada Stálin quem salvou a civilização mundial das garras dos fascistas realizadores de pogroms.

O nome do camarada Stálin inspira o povo soviético para novos feitos no trabalho, inspira milhões de operários, de camponeses kolkozianos e de intelectuais a lutar por novos êxitos na economia nacional, faz surgir novos Heróis do Trabalho Socialista na indústria e na agricultura.

No período do após-guerra, o camarada Stálin esboçou um programa para o desenvolvimento ulterior da economia nacional, cujo cumprimento elevará consideravelmente o nível da produção industrial. Para realizar o plano stalinista, o Partido Bolchevique organizou o esforço criador das massas, dirigiu a iniciativa de trabalho dos operários camponeses kolkozianos e da intelectualidade para superar rapidamente as consequências da guerra, para aumentar a produção de ferro gusa e de aço, de carvão e de petróleo, para aumentar o rendimento das plantações dos sovkozes e kolkozes, para desenvolver a pecuária e suprir abundantemente o pais de produtos agrícolas.

Os enormes êxitos da União Soviética no período do após-guerra demonstram, com grande força, a superioridade do sistema socialista soviético sobre o velho e moribundo sistema capitalista.

Nos quatro anos do plano quinquenal stalinista do após-guerra, o povo soviético não se limitou a atingir o nível de pré-guerra da produção industrial, mas ultrapassou-o e conseguiu uma produção agrícola superior ao nível de 1940. O equipamento técnico da agricultura progride rapidamente, eliminando com êxito o atraso da pecuária, aumentando os rebanhos dos sovkozes e kolkozes. Estão sendo postas em prática as diretivas do camarada Stálin sobre a transformação da natureza.

Graças à solicitude revelada pelo Partido, pelo Governo, e pessoalmente pelo camarada Stálin, eleva-se continuamente o bem-estar material do povo trabalhador. A redução dos preços dos bens de consumo, o aumento da construção de casas, do número de escolas, hospitais e estabelecimentos infantis pré-escolares — todas essas medidas governamentais elevam o padrão de vida de nosso povo.

Desenvolvendo em grande escala a emulação socialista, o povo soviético está travando uma luta tenaz pela superação do plano quinquenal, para realizar os planos grandiosos de maior desenvolvimento da economia nacional. Cada dia de trabalho abnegado é coroado por novas vitórias, reforça a sociedade socialista e aproxima o triunfo do comunismo.

Não há nenhuma esfera de atividade política, econômica e cultural em nosso país de que o camarada Stálin não participe direta, ativa e energicamente. Todo empreendimento importante na vida econômica e política da sociedade soviética está associada a seu nome. A visão de gênio do camarada Stálin, sua sabedoria e posição de princípios ao resolver os mais complexos problemas da Revolução Socialista aumentam nossa força e inspiram os patriotas soviéticos no trabalho heróico pela vitória do comunismo.

Com seus êxitos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas mostra aos trabalhadores dos países capitalistas como alcançar o grande objetivo do povo trabalhador — a vitória do socialismo. Sob a direção do camarada Stálin, a União Soviética libertou o povo trabalhador de diversos países dos escravizadores fascistas e criou as condições decisivas para estabelecer um poder popular nos países da Europa Central e Sul-oriental, um poder baseado na aliança dos trabalhadores das cidades e do campo. Como resultado da vitória histórica mundial da União Soviética na Grande Guerra Patriótica, os trabalhadores da Polônia, Hungria, Rumania, Tchecoslováquia, Bulgária e Albânia instauraram o poder de democracia popular em seus países, realizaram transformações socialistas em benefício da maioria do povo trabalhador.

Com sua rica experiência de construção socialista, a União Soviética mostra às democracias populares o caminho de seu próprio desenvolvimento. Nosso Partido Bolchevique, que armou os Partidos Comunistas irmãos com os grandes ensinamentos de Lênin e Stálin, dá o exemplo de direção da classe operária e de seu aliado — o campesinato — de como guiar o povo na luta pela construção da sociedade socialista.

★ ★ ★

A vitória do socialismo na URSS, a vitória da democracia popular em diversos países europeus, e a vitória da Grande Revolução Popular na China aproximaram mais ainda o dia em que será concretizada a esperança de libertação do povo trabalhador da opressão capitalista, uma esperança despertada pela Grande Revolução Socialista de Outubro.

O desenvolvimento vitorioso da Revolução Popular na China, o movimento de libertação nacional nos países coloniais, confirmam a previsão feita pelo gênio do camarada Stálin sobre as vias de desenvolvimento da revolução popular, congregando os povos oprimidos na luta contra o imperialismo, e pelo livre desenvolvimento político e nacional. As realizações da construção socialista nas democracias populares, a vitória da revolução na China confirmam as teses de Lênin e Stálin sobre a significação da ditadura do proletariado como a única forma política possível e necessária do poder de transição do capitalismo ao socialismo.

Multiplicam-se dia a dia as forças do socialismo e da democracia; no campo imperialista desmoronam uns após outros, os planos dos incendiários de guerra — os pretendentes anglo-norte-amencanos à dominação mundial e aumentam e tornam-se mais agudas as contradições antagônicas nos países capitalistas. Com a vitória da Revolução Popular na China, a política stalinista de paz, continua e persistentemente seguida pela União Soviética, é apoiada por países que, juntamente com a URSS, somam 800 milhões de habitantes.

A União Soviética e os países de democracia popular formam o poderoso campo antiimperialista que trava uma luta enérgica contra o campo imperialista encabeçado pelos círculos dirigentes dos Estados Unidos, cujo objetivo principal é estabelecer o domínio do mundo pelos Estados Unidos e a Grã Bretanha.

Sob a liderança do camarada Stálin a União Soviética, as democracias populares e os povos oprimidos do mundo travam uma luta tenaz e consequente pela paz entre os povos, pela verdadeira democracia popular, pelo socialismo.

A frente do socialismo é invencível porque na sua vanguarda está a União Soviética, criação da Grande Revolução Socialista de Outubro, o porta-estandarte da democracia e da paz no mundo inteiro.

A bandeira do comunismo é invencível porque está nas mãos firmes do camarada Stálin e do Partido Bolchevique. Está além das forças do inimigo diminuir a significação de âmbito mundial do leninismo. Os grandes ensinamentos de Marx, Engels, Lênin e Stálin, tornaram-se completamente vitoriosos na época em que o comunismo está sendo construído. Estes ensinamentos estão se desenvolvendo e enraizando-se cada vez mais, ganhando para o seu lado os trabalhadores e todas as pessoas honestas do mundo.

Stálin é o Lênin de hoje. Temos a grande felicidade de sermos inspirados em nosso trabalho, pelo grande Stálin, o dirigente do povo soviético e do povo trabalhador de todo o mundo, que nos guia na luta pelo ulterior reforçamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas — o baluarte da paz entre os povos e o campeão da democracia e do socialismo.

O povo soviético ama profundamente o camarada Stálin e tem uma grande devoção por ele, o dirigente e guia das massas da União Soviética no seu poderoso movimento pela vitória do Comunismo.

Do fundo de seu coração o povo soviético deseja ao camarada Stálin muitos anos de saúde e um trabalho fecundo pelo bem estar de nossa Pátria Socialista, pela felicidade e alegria do povo trabalhador da União Soviética e de todo o mundo.

Longa vida para o camarada Stálin, nosso dirigente, mestre e amigo!


"A importância mundial da Revolução de Outubro, consiste não somente em que constitui a grandiosa iniciativa de um país, em que abriu uma brecha no sistema do imperialismo, sendo o primeiro foco do socialismo em meio do oceano dos países imperialistas, mas também em que forma a primeira etapa da revolução mundial e uma base potente para seu desenvolvimento ulterior".
J. Stálin (1924)

logomarca problemas
Inclusão 21/12/2011