Pierre Broué

Foto do autor
1926-2005
Obras disponíveis

“... o historiador não é nem um censor nem um juiz, simplesmente trata de devolver um hálito de vida ao passado humano e não de reconstruir mecanismos desumanos. Mutilará a vida todo aquele que, em suas páginas, não deixe arder a paixão, que consumiu outros homens, florescer a esperança ou chorar a decepção, todo aquele que não continue crendo como o velho bolchevique Preobrazhensky, há muito assassinado pelos seus, que pouco importa que pereça o semeador contanto que algum dia a colheita amadureça.” (O Partido Bolchevique, 1960)

Historiador francês, participou da resistência contra os nazistas e foi membro da IV Internacional e professor da Universidade de Grenoble. Nos últimos 25 anos de sua vida dedicou-se à criação do Instituto Leon Trotsky e à publicação dos Cahiers Leon Trotsky, que publicaram numerosos trabalhos sobre a história do movimento trotskista em todo o mundo. Junto ao inglês Alex Callinicos e o argentino Osvaldo Coggiola, era um dos historiadores marxistas mais respeitados na intelectualidade de esquerda.

Obras disponíveis
1960 O Partido Bolchevique
1964 Alemanha, 1921: A Ação de Março
1972 Espartaquismo, bolchevismo e ultra-esquerdismo diante dos problemas da Revolução Proletária na Alemanha (1918–1923)
1986 - ago Prefácio à Na Contracorrente da História. Documentos da Liga Comunista Internacionalista 1930–1933
1989 - ago União Soviética - Impressões de Viagem
  A Greve na França segundo a Imprensa
  A não Intervenção da URSS na Espanha (jul.-set. 1936)
  O Espectro da Fênix: Liberação e Reconstrução no fim da Guerra
Textos em espanhol
Seção em espanhol do MIA

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 19/08/2006
Última atualização: 22/12/2023