Dicionário político

James S. Allen

Retrato James S. Allen

(1906–1986): Historiador marxista americano, jornalista, editor, ativista e funcionário do Partido Comunista dos EUA. Allen é melhor lembrado como autor e editor de mais de duas dúzias de livros e panfletos e como um dos principais especialistas do partido em história afro-americana.

Estudou filosofia na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia. Em 1927 viajou para a União Soviética, como integrante da primeira delegação estudantil americana. Em 1928 foi expulso da faculdade por atividades radicais. Entrou para o Partido Comunista e começou a escrever para o jornal do partido, The Daily Worker.

A pedido da Internacional Comunista, foi enviado a Manila, a capital das Filipinas, então um protetorado americano, em duas missões na tentativa de alcançar a unidade entre o Partido Comunista das Filipinas e o Partido Socialista das Filipinas. De acordo com a estratégia de frente popular, a Internacional Comunista procurou então construir amplas alianças contra a maré crescente do fascismo e estava, portanto, interessada em minimizar o conflito entre comunistas e socialistas.

Tornou-se editor do Sunday Worker, um jornal semanal que havia sido lançado em janeiro de 1936, para tentar alcançar um público mais amplo do que o do Daily Worker.

A partir dos anos 40, tornou-se um autor respeitado no bloco soviético, com publicações, principalmente, sobre o imperialismo americano, a crise econômica, a economia internacional e as relações políticas internacionais. Até 1960, foi editado em russo, húngaro, chinês, alemão, polonês, estoniano e romeno.